GUARAPUAVA-PR: Jam Session de Artes Visuais, Música e Artes do Movimento (30/05/2014)

INF. OBTIDA NO EVENTO DO FACEBOOK.

Evento organizado através de um projeto de extensão 'poéticas do corpo e da dança', ministrado pela profª Ana Alonso, do Departamento de Arte e Educação da UNICENTRO. Espaço de experimentação, improvisação, exploração colaborativa de som, movimento e traço/luz/cor.
Aberto a todos os interessados em artes e improvisação!

Organização: Departamento de Arte e Educação da UNICENTRO

P.S. Esse projeto foi realizado de março de 2013 a fevereiro de 2015.

jam guarapuava

CURITIBA: Abertura de Processo Criativo em Dança do artista Ryan Lebrão (30/05/2014)

DIVULGAÇÃO RECEBIDA VIA E-MAIL. YIUKI DOI

Olá.
Gostaria de convida-los a participar da 2ª abertura do processo de criação do Projeto Sujeito Estendido.
O projeto foi contemplado no edital 114/13 de pesquisa em dança, na modalidade Estruturação de pesquisa em dança.

Ryan Lebrão, Artista da Dança.

  • Horário: 16:30
  • DAta: 30/05/2014
  • Local: Casa Hoffman
    Rua Claudino dos Santos, 58 - Largo da Ordem, Curitiba – Brasil
“PROJETO REALIZADO COM O APOIO DO PROGRAMA DE APOIO E INCENTIVO À CULTURA - FUNDAÇÃO CULTURAL DE CURITIBA E DA PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA”

PMC_FCC_LEI_2013

INPUT é o novo trabalho da desCompanhia de dança!

DE 05 A 29 DE JUNHO, no TEATRO ANTONIO CARLOS KRAIDE (Portão Cultural) em Curitiba


Em cena,  quatro bailarinos jogam o jogo da  memória: enquanto jogam, criam uma coreografia que deve ser memorizada e replicada. As cartas e a coreografia a  serem memorizadas impulsionam a construção de uma dramaturgia dançada, que se constrói em tempo real, a cada espetáculo. Como questão, além da construção do jogo (em pedaços), a construção da memória de cada um  (artista e receptor).
Durante o trabalho, a atualizacão constante  da memória revela novas camadas  sensoriais que se resignificam a cada espetáculo: no percurso da ação, realidade e ficcão, universalidade e particularidade se misturam sutilmente no palco; são reelaborados e colocados no mundo novamente.
A concepção e dramaturgia do espetáculo ficou a cargo do artista mineiro, Tuca Pinheiro. Segundo a diretora artística do espetáculo, Cintia Napoli, “Tuca veio para sinalizar um modo novo de criar”. Em cena os bailarinos criadores: Juliana Adur, Peter Abudi, Yiuki Doi e Mariana Mello.
No espetáculo, o impalpável e o que se revela: o que é aerado, o que escapa, a memória atualizada, a cada dia, a cada minuto.
INPUT é sobre  entradas. E saídas. E sobre lembrar-se: afinal, somos o que somos porque somos memória. 

INPUT
desCompanhia de dança
Direção: CINTIA NAPOLI
Dramaturgia e Concepção: TUCA PINHEIRO
Criação e Performance: JULIANA ADUR / MARIANA MELLO / PETER ABUDI / YIUKI DOI

DE 05 A 29 DE JUNHO DE 2014 – QUINTA A SÁBADO ÀS 20HS
DOMINGO ÀS 18H
ENTRADA FRANCA


TEATRO ANTONIO CARLOS KRAIDE
Avenida República Argentina, 3430 - Água Verde
INFO: 41 3229-4458 / 3233-8034 / 9601-8553
descompanhia@gmail.com

Input

CURITIBA/DANÇA: Oficina da Lela Queroz voltado para Improvisação e Performance neste sábado 31/05/2014 das 14:30 às 17:30. OFICINA GRATUITA.

BMC & performance Com Lela Queiroz (PPGDança-UFBA)

Essa oficina de sábado vai focar nas pessoas que trabalham performance, improvisadores e espaço externo. Se puderem divulgar, por favor. beijos. Rosemeri Rocha.

SÁBADO 31/5 das 14:30 às 17:30 NO TELAB
CONTATO: MOSTRADANCA2014@GMAIL.COM
88471256
Esta oficina faz parte da X Mostra de Dança da FAP 2014 (28 de maio a 01 de junho 2014). Veja a programação toda nesse link.

"Lela Queiroz propoe Ações de compartilhamento de pesquisa com participantes e performers convidados de contato – improvisação.“Corpulações” investiga príncipios evolutivos de movimentos funcionais/criativos do Bodymindcentering (Cohen) e como eles se tramam como procedimentos de criação artística em Dança/performance. Uma vez que faz da improvisação o seu contexto investigativo, tem como objetivo testar experimentações e laboratórios se valendo dos princípios evolutivos de BMC em sua ressignificação improvisacional artística.
{lider do grupo de pesquisa DC-3 PPGDANÇA-CNPQ tendo realizado resultados parciais com "Pano Preto" no III Seminário PPGDANÇA em 2012.2, "Oual Medic" na III Mostra de Performance Galeria Canizares 2013.1 e "Recantos: corpos nas árvores" 2013.2 Semana de Arquitetura UFBA, X Feira Ecosolidária Parque da cidade e 23º Painel Performático em fev 2014. conta com núcleo atual "Peixe fora dágua" e a concepção da performance em colaboração "Reinfestação" participa da IV Mostra de Performance Galeria Canizares EBA-SSA em maio 2014.}

1ª Conferência Extraordinária de Cultura começa nesta quinta, 29 de Maio de 2014.

FONTE: Site da FCC

Com a participação de 239 delegados, representantes da comunidade, do poder público e dos diversos segmentos artísticos e culturais de Curitiba, será realizada a partir desta quinta-feira (29) a 1ª Conferência Municipal Extraordinária de Cultura. Os trabalhos, sob a coordenação da Fundação Cultural de Curitiba, têm início as 19 horas, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Paraná, e encerram no domingo (1º), a partir das 9 horas, com a sessão plenária final.

A conferência extraordinária vai debater os marcos regulatórios do Sistema Municipal de Cultura. O encontro foi precedido por 27 pré-conferências setoriais e regionais, realizadas entre 17 de abril e 26 de maio, quando foram eleitos os delegados com direito a voz e voto, representantes de todo os bairros de Curitiba e das diferentes linguagens culturais – música, teatro, circo, literatura, artes visuais, patrimônio cultural, dança, audiovisual, arquitetura, design, moda, etnias, cultura afro-brasileira e cultura indígena. As pré-conferências tiveram um total de 2.200 participantes.

De acordo com Elton Barz, coordenador da Conferência Extraordinária, o Sistema Municipal de Cultura, que será debatido neste encontro, deve ser implementado como condição para Curitiba aderir ao Sistema Nacional de Cultura. “Temos um calendário definido até 2015, quando concluiremos nosso Plano Municipal de Cultura, que se constitui num documento de metas e diretrizes para as políticas públicas de cultura para um período de 10 anos”, diz Barz. Com a realização da Conferência Municipal Extraordinária, a intenção da Fundação Cultural de Curitiba é encaminhar, no segundo semestre, para a Câmara Municipal, a Lei do Sistema Municipal de Cultura.

1ª Conferência Extraordinária de Cultura
Local: Auditório da OAB Paraná – Rua Brasilino Moura, 253 - Ahú.

 


Programação:

29 de maio (quinta-feira) – 19h
Sessão plenária inicial.
Abertura.
Painel expositivo “Por uma política pública de Estado de cultura para Curitiba”.

30 de maio (sexta-feira) – 19h
Aprovação do regimento.
Grupos de discussão para eleger coordenadores e escolher a metodologia de trabalho.

31 de maio (sábado)
9h às 12h e das 14h às 15h - Debates nos grupos.
15h às 19h – Consolidação do texto final.
19h às 21h – Redação das resoluções.

1º de junho (domingo) – 9h
Plenária final e ratificação das decisões de cada grupo por eixo.

CURITIBA: X Mostra de Dança da FAP 2014 (28 de maio a 01 de junho 2014)

convite

Mostra 01

Mostra 02

Oi queridos artistas

É com alegria que comunicamos que nossa Mostra de Dança está chegando. Ela acontece de 28 de maio a 01 de junho (quarta a domingo).

Nesse ano teremos 3 oficinas: Escritas e Movimento (com Joubert Arrais), Composição de imagens poéticas (com Carolina De Nadai) e A incerteza como condição de existência (com Elke Siedler). (vide release e maiores informações abaixo).

Visto que as vagas são limitadas, aproveitamos para divulgar e explicar o processo de inscrição para tais oficinas:

AS INSCRIÇÕES SERÃO REALIZADAS VIA O EMAIL mostradanca2014@gmail.com, do dia 18/05 a 25/05.

Cada participante deve escrever no título do email – inscrição para oficina da Mostra de Dança – nome do participante.

No corpo do email, o participante deve se identificar com Nome completo, número do documento de RG e indicando o nome da oficina e do proponente da oficina, que pretende se inscrever. Se o participante for se inscrever em mais de uma oficina, coloque em ordem de prioridade.

Vide exemplo

Título do email - Inscrição para oficina da Mostra de Dança: Milena Lemos

Corpo do email

Eu, Milena Lemos, RG 504242127:

- Escritas e movimento – com Joubert Arrais

- A incerteza como condição de existência com Elke Siedler

Muito abrigada. Aguardo a confirmação.

Bjo Milena Lemos

OBSERVAÇÃO: A PRIORIDADE DAS VAGAS ESTÁ VINCULADA À ORDEM DE CHEGADA DAS INSCRIÇÕES VIA EMAIL.

Nome da oficina: Escritas e Movimento - Propostas de movimento do corpo humano na ação de produzir escritas à mão.

Proponente: Joubert Arrais

Quarta-feira – dia 28/05 – 11h30min às 13h, no barracão - FAP

Proposta: Escritas e Movimento - Propostas de movimento do corpo humano na ação de produzir escritas à mão. Nosso ponto de partida será a produção de manuscritos como experiências de corpo e movimento, buscando, assim, estimular o hábito da escrita com a dança e experimentar suas possibilidades/configurações críticas. A ideia é construirmos, juntos, na convivência das singularidades de cada participante, alguns parâmetros de observação e relação.

Número máximo de participantes: 15

Pré-requisito ao participante: os artistas participantes devem trazer o seguinte material - 10 cadernos brochura (caderno escolar pequenos 48 folhas, aqueles grampeados no meio e de fácil manuseio e 10 canetas esferográficas

cor azul ou preta

Breve Currículo de Joubert Arrais

Joubert Arrais é artista-pesquisador e professor universitário de dança, atuando como dançarino e performer em trabalhos autorais solos, com formação e estágio artísticos pelo Centro Em Movimento – c.e.m – Lisboa/ Portugal. É mestre em Dança pela UFBA, atuando também como crítico de dança. <enquantodancas.net>.

Nome da oficina: Composição de imagens poéticas

Proponente: Carolina De Nadai

Quinta-feira, dia 29/05, das 14h30min às 17h30min, no barracão - FAP

Proposta: a oficina Composição de imagens poéticas lida com aspectos do Modo Operativo AND e com os procedimentos que a performer/pesquisadora Carolina De Nadai vem desenvolvendo em sua pesquisa de doutorado. Num jogo de construção de paisagens coletivas, os participantes terão 3 horas de contato com o trabalho de composição com foco na criação de 3 imagens que são na verdade o desdobramento de uma primeira. O jogo lida com a ideia de se reparar um primeiro evento (imagem 1), enuncia-lo em um texto poético (imagem 2), e por fim executar o enunciado (imagem 3).

Número máximo de participantes: mínimo 6 e máximo 24

Obs: a oficina se destina aos interessados em composição e pessoas que não atuam com dança também podem se inscrever.

Breve currículo de Carolina De Nadai: é bailarina, pesquisadora e produtora em dança, atua com dança contemporânea, performance e criação de propostas articuladas entre ambientes acadêmicos e artísticos. Atualmente desenvolve sua pesquisa de doutorado (PPGAC-USP), ainda de título provisório: ‘GAMBIARRA E CORPORALIDADE: Possíveis affordances’ qual interage diretamente com o método de Composição em Tempo Real | Modo Operativo AND (criado por João Fiadeiro / Fernanda Eugénio). Ainda sobre este método é investigadora associada ao AND_Lab – Centro de Investigação Artística e Criatividade Científica localizado em Lisboa-PT e coordena um grupo de artistas e pesquisadores que se interessam em criar a partir do Método na cidade de São Paulo. É integrante do Grupo de pesquisa LADCOR – Laboratório de Dramaturgias do Corpo na USP, orientado pela Prof.ª Dr.ª Helena Bastos. Possui mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Dança da UFBA (2011 / Salvador - BA) e graduação em Dança pela FAP (2008 / Curitiba-PR). Realizou aperfeiçoamento em Coordenação Motora, método de consciência corporal e organização postural desenvolvido pela Madame Béziers (2013). Atua na Sala Crisantempo/SP nas aulas de Movimento Consciente como assistente da professora e bailarina Mônica Monteiro. Tem experiência na área de Artes como performer e educadora com ênfase em dança, principalmente em pesquisas que relacionem os seguintes temas: dança, corpo, design, performance, composição, procedimentos criativos e modos operativos.

Nome da oficina: A incerteza como condição de existência

Proponente: Elke Siedler

Sábado - 31/05 – 9h30mi às 12h30min

Proposta: compartilhamento da pesquisa teórico-prática desenvolvida por Elke Siedler no que concerne a incerteza como elemento constitutivo da cena. A incerteza, presente nas ações do corpo, é compreendida como potencializadora de soluções criativas (produção de novidade) que complexificam a coerência da dança durante sua execução. A partir deste entendimento, Siedler propõe situações que contribuem para a produção de autonomia do dançarino na composição/execução de pequenas configurações de dança.

Número máximo de participantes: 16 pessoas

Pré-requisito ao participante: é necessário que os artistas participantes leiam a introdução e o segundo capítulo da dissertação do mestrado em Dança de Elke Siedler.

Breve currículo de Elke Siedler: A florianopolitana Elke Siedler é graduada em Bacharelado e Licenciatura em História (2007), pela UFSC; Especialista em Estudos Contemporâneos em Dança (2009) Mestre em Dança (2011), pela UFBA, e atualmente é doutoranda em Comunicação e Semiótica, pela PUC/SP. É dançarina/compositora da Siedler Cia. de Dança , desde 2003; é professora colaboradora da graduação de Teatro, da UDESC, desde 2013; é sócio-proprietária da Célula Cultural Mané Paulo, desde 2012.

Fpolis SC: Enraizar para Voar - Vivências em Técnicas de Educação Somática com Débora Bolsanello (20 de Julho e 16 de Agosto de 2014)

FONTE/AUTORIA: OberDan Piantino no blog do projeto Cardumes em rede em 21/05/2014.

banner_debora_bolsanello

(( Enraizar para Voar ))

vivências em Técnicas de Educação Somática

com Débora Bolsanello

- TEMA
    Enraizar para voar. Propriocepção. O uso de bolas e tubos para facilitar o desenvolvimento da consciência corporal. O despertar da sensação dos ossos; a conscientização da direção do movimento e a autoregulação do tônus muscular.

- CONTEÚDO DAS VIVÊNCIAS 
    Cada vivência consiste dos exercícios de Educação Somática tal qual ensinados no Centre d’Étude et Recherche en Autorééducation Neuromusculaire (CERA), sediado em Montreal, Canadá. O CERA é o representante canadense do Método de Cadeias Musculares e Articulares G.D.S.
   Os ensinamentos do CERA dão continuidade à linhagem de Sylvie Boë, fisioterapeuta francesa que trabalhou com Françoise Mézières, Thérèse Bertherat, Suzanne Piret e Marie Madeleine Béziers.
   Nesta proposta vivencial em Educação Somática, a teoria emerge nas discussões em grupo.


- LEITURA PARA AMPLIAR A CONVERSA EM AULA

cv_debora_bolsanello

-> 1ª  VIVÊNCIA
(( A cintura pélvica na globalidade corporal, 2h ))
CONTEÚDO: Reconhecer os ossos. Perceber as conexões pé-isquios-coxo-femoral-lombar.

    DATA: Domingo, 20 / julho
    HORÁRIO: 17h às 19h
    LOCAL: Água Viva Estúdio Multiarte.

       * após, haverá uma Sessão de Contato Improvisação (( Jam )) até 21h

      -> 2ª  VIVÊNCIA
      (( A cintura escapular na globalidade corporal, 2h ))
      CONTEÚDO: Reconhecer os ossos. Perceber as conexões esterno-clavícula-escápula- cervicais-crânio. Associação e dissociação das cinturas pélvica e escapular.
          DATA: Sábado, 16 / agosto
          HORÁRIO: 10h às 12h
          LOCAL: Essência Espaço Multiarte.
          * após, Ana Alonso irá facilitar um momento de (( Reverberações na Dança )) até 13h

      "Educação Somática em Danças" - conheça a abordagem de Débora Bolsanello

      em seu canal no youtube/deborabolsanello/videos

      - INVESTIMENTO
      As 2 vivências

      • com DESCONTO para inscrição antecipada até 30 de junho = R$ 110,00
      • em 2 vezes: R$ 60,00 até 30 de junho + R$ 60,00 na 1ª vivência = R$ 120,00
      • no dia da 1ª vivência = R$ 130,00

      Apenas 1 vivência
      • com DESCONTO para inscrição antecipada até 30 de junho = R$ 60,00
      • no dia da vivência escolhida = R$ 70,00


          * Os momentos de (( Jam )) e de (( Reverberações na Dança )) estão incluídos no evento, estando abertos para todos sentirem suas danças após as vivências.

      - INSCRIÇÕES ABERTAS - vagas limitadas


      - INFORMAÇÕES - OberDan / (48) 9929.6684 TIM  e  (48) 8485.1702 OI

       


      .: Organização: projeto Cardumes em Rede

      .: Comunicação e design: OberDan Piantino

      .: Apoiadores: comunidade Contato Improvisação Floripa e projeto Entrando em Contato

      CURITIBA/DANÇA: Improviso Dança e Música no 1º Domingo de Junho (01/06/2014)

      1º domingo de junho haverá Improviso Dança e Música na Casa Hoffmann. Atenção com o horário, esse mês de Junho será das 14h às 16h. Abraços.

      UM – Núcleo de Pesquisa Artística em Dança da FAP e SummuS Contato Improvisação

      JAM 140601 - Hoffmann

      IMPROVISO DANÇA E MÚSICA: É um evento que faz parte do Projeto de Extensão do UM – Núcleo de Pesquisa Artística em Dança da FAP em parceria com a SummuS Contato Improvisação. O objetivo do encontro é apresentar à comunidade curitibana proposições artísticas em diferentes modos de configurações, sobretudo, proporcionar aos artistas e a comunidade em geral um ambiente de criação e investigação pela via da improvisação, nas relações entre as Artes Perfomativas (a Dança, a Música, o Teatro, as Artes Visuais e a Poesia). Dessa maneira, o Improviso Dança e Música é um ambiente coletivo que integra criação e livre expressão, agregando valores sociais, culturais e artísticos.

      • Data: 01 de Junho de 2014 (domingo)
      • Horário: 14h às 16h
      • Entrada: GRATUITA
      • Público: Comunidade em geral.
      • Local: Casa Hoffmann - Centro de Estudo do Movimento (R. Claudino dos Santos, 58 - Largo da Ordem – Curitiba - Brasil) 
      • Informações: yiuki.doi@gmail.com

      Apoio: Fundação Cultural de Curitiba
      Realização: UM - Núcleo de Pesquisa Artística em Dança da FAP e SummuS Contato Improvisação.

      UM - NÚCLEO DE PESQUISA ARTÍSTICA EM DANÇA DA FACULDADE DE ARTES DO PARANÁ: Surge em 1987, a partir de uma parceria realizada com a Fundação Teatro Guaíra, nominado Grupo de Dança e atualmente chamado “UM – Núcleo de Pesquisa Artística em Dança”. Desde 1994, foi enraizado na Faculdade de Artes do Paraná – FAP, onde passa a ser dirigido pela professora/pesquisadora Rosemeri Rocha no ano de 2000. Possui como proposta artístico/científica, focalizar o corpo-biotipo dos criadores-intérpretes como ponto de partida para criação, segue o viés dos processos perceptivos/cognitivos, atualiza, formula e corporaliza questões artísticas individuais e em grupo. Um referencial do Grupo de Dança da FAP é a participação e colaboração de músicos para desenvolver a Improvisação Dança e Música e a criação das trilhas sonoras. A partir de 2007 foi pensado e estabelecido um formato mais coerente para um grupo que ocupa um lugar dentro de um curso superior, com caráter de pesquisa e extensão, a criação de núcleos específicos de pesquisa em dança. Sobretudo, possibilita não apenas a formação de criadores-intérpretes, mas também artistas coreógrafos, dando mais visibilidade e crescimento para o UM, para dança em Curitiba-PR, como também do Brasil.

      SUMMUS CONTATO IMPROVISAÇÃO: Núcleo de pesquisa e difusão de Contato Improvisação que se interessa em proporcionar um ambiente de investigação, criação e vivências corporais dentro desta linguagem em Curitiba. Foi fundado em abril de 2010 por Yiuki Doi e Marina Scandolara e possui a sede no Vila Arte Espaço de Dança.

      CASA HOFFMANN – Centro de Estudos do Movimento: É a unidade da Fundação Cultural de Curitiba responsável pela promoção das estéticas do movimento. É um local de referência para artistas e outros profissionais com atuação nas áreas de dança, teatro, artes plásticas e educação. As atividades contam com a infraestrutura necessária ao desenvolvimento artístico, apoiadas em biblioteca, videoteca e cursos ministrados por artistas e coreógrafos. O imóvel, construído em 1890 e catalogado como unidade de interesse de preservação do município, foi totalmente restaurado e abriga o Centro de Estudos do Movimento desde 23 de março de 2003.

      RESPIRAÇÃO INTEGRADA - Vídeo da Débora Bolsanello

      Pessoal, divulgo esse vídeo da Débor Bolsanello sobre respiração que é incrível! Quem quiser encontrar outros vídeos sobre educação somática dela no youtube é somente realizar uma busca com as seguintes palavras chaves: CAPSULAS SOMATICAS DÉBORA BOLSANELLO. Abraços. Yiuki Doi

      https://www.youtube.com/watch?v=0GLoqtIlsnE

      CURITIBA / DANÇA: Big Bang Boom de Michelle Moura, 17 a 21 de Maio de 2014 nas Regionais de Curitiba.

      FONTE: Site da FCC

      Considerado um dos melhores espetáculos de dança contemporânea de 2012 pelo jornal O Globo - RJ, Big Bang Boom retrata a manifestação dos corpos que interagem entre si e influenciam uns aos outros.

      Fundação Cultural de Curitiba.


      APRESENTAÇÃO:

       

      REGIONAL SANTA FELICIDADE

      Dia 17 (SAB)

      • Escola Municipal Paranaguá
        11h
        Rua Ângelo Antônio Dallegrave 12 - Santo Inácio
      • Escola Municipal Anita Merhy Gaertner
        16h
        Rua Padre Estanislau 1037 - Cidade Industrial

      Dia 18 (DOM)

      • Escola Municipal Monsenhor Boleslau Falarz
        11h
        Rua Luiz Homann 290 - São Brás - Curitiba/PR

       

      REGIONAL BOA VISTA

      Dia 20 e 21 (3ªF e 4ªF)

      • Escola Municipal Anísio Teixeira
        10h e 15h
        João Batista Scucato 80 Cjto Habitacional N Esperança - Atuba

       


      OFICINA:

      • REGIONAL BOA VISTA
        • Dia 20 (3ªF)
          • Escola Municipal Anísio Teixeira
            16h
            João Batista Scucato 80 Cjto Habitacional N Esperança – Atuba
          • Ingresso: gratuito
          • Data(s): 17/05/2014 a 21/05/2014 - 3ª e 4ª feira, sábado e domingo
          • Horário(s): Consultar programação acima.
          • Público Dirigido: não


      CONTATOS:

      Audiência do Colegiado Setorial da Dança do Conselho Nacional de Política Cultural, com a Ministra da cultura Marta Suplicy (29/04/2014)

      Nossa querida Marila Velloso nos representando!!!

      Audiência do Colegiado Setorial da Dança do Conselho Nacional de Política Cultural, com a Ministra da cultura Marta Suplicy. Esperanças renovadas e avanços na construção de políticas públicas. Viva a Dança brasileira!

      Fotos: Hipolito Lucena.

      Marila Velloso 2Marila Velloso 3Marila Velloso 4

      Ministra comemora o Dia Internacional da Dança em reunião com o colegiado setorial

      FONTE/AUTORIA: http://www.balaiodefatos.com/2014/04/ministra-comemora-o-dia-internacional.html

      No Dia Internacional da Dança, a ministra da Cultura, Marta Suplicy, recebeu em seu gabinete, em Brasília, representantes do Colegiado Setorial de Dança para comemorar as ações já desenvolvidas e ouvir as demandas do setor. O fortalecimento dos editais e ações de valorização da linguagem artística estavam na pauta do encontro, que foi acompanhado também pelo presidente da Funarte, Guti Fraga.

      "No dia Internacional da Dança estou aqui cercada por vocês, que trouxeram ideias e reivindicações para o nosso trabalho. Vocês podem ter certeza que temos grande consideração pela dança. Parabéns a todos!", declarou a ministra em mensagem aos bailarinos, dançarinos e coreógrafos e demais profissionais dessa linguagem artística.

      Em um dia de comemorações, Marila Velloso lembrou que a produção na dança tem sido muito potente e as demandas vêm crescendo significativamente nos últimos 15 anos. "Queríamos trazer essas informações para a ministra de forma a dar continuidade às ações com o apoio do MinC", declarou a dançarina e professora de dança de Curitiba ao sugerir que o edital Klauss Vianna se desdobre para atender a especificidades de grupo com maior tempo de experiência. O Prêmio de Dança Klauss Vianna é um dos mais importantes editais da Funarte e selecionou 82 projetos na edição de 2013, com investimentos totais de R$ 6 milhões e premiações entre R$ 44 mil e R$ 100 mil.

      A ministra salientou a importância do edital e apresentou a ideia de trazer para o próximo ano a possibilidade de duas premiações, uma específica para atender ao critério temporal dos grupos e companhias de dança. 

      Outro ponto apresentado pelos representantes é a falta de espaços para as apresentações. A ministra explicou que o MinC observou esta demanda já no encontro com os jovens durante o Curto-Circuito da Juventude. "Estamos pensando em estratégias para que os atores culturais tenham seus palcos. Na Funarte do Rio de Janeiro, o presidente Guti abriu o palco para apresentações a cada 15 dias", contou a ministra. A primeira apresentação acontece em 27 de maio.

      Outro espaço para os dançarinos são os CEUs. Marta Suplicy explicou que "pode-se adequar as salas dos CEUs para a vocação de cada localidade. Para a dança é possível ver com os prefeitos para a adequação da sala com o piso, barras e demais equipamentos necessários".

      Confira aqui fotos no Flickr do MinC.

      MARINGA-PR: Intensivo de Contato Improvisação com Ricardo Neves e Maricruz Leon (9, 10 e 11 de Maio de 2014)

      FONTE OBTIDA NO FACEBOOK. Yiuki Doi

      Ricardo Neves e Maricruz Leon

      ProjecT.aTo anuncia seu próximo Evento com a maior satisfação:
      -INTENSIVO de Contato Improvisação com RICARDO NEVES, e MARICRUZ LEON, nos dias 09, 10 e 11 de MAIO de 2014...
      ProjecT.aTo incluindo mais uma vertente no seu programa, conhecendo e investigando a técnica do CONTATO IMPROVISAÇÃO, para os interessados na Cidade de Maringá, com MARAVILHOSOS maestros desse lindo Movimento, Ricardo Neves(SP) e Maricruz Leon(ARG).
      Serão 2 intensivos com cada Professor, + JAMS, + Demonstrações Técnicas no Espaço e pela cidade de Maringá!!!

      EVENTO NO FACEBOOK: CLICAR AQUI!


      ************CRONOGRAMA DE AULAS e JAM's**************


      Sexta feira (09/05) -
      *19:00 as 22:00 -RODA INICIAL+ Demonstração Técnica + JAM


      Sábado (10/05)
      *10hrs às 13hrs - intensivo Ricardo Neves
      *13hrs às 15hrs - almoço
      *15hrs às 17hrs - intensivo Ricardo Neves
      *18hrs às 21hrs – JAM


      Domingo (11/05)
      *10hrs às 13hrs - intensivo Maricruz Leon
      *13hrs às 15hrs - almoço
      *15hrs às 17hrs - intensivo Maricruz Leon
      *18hrs às 20hrs – JAM

      ..::ALIMENTAÇÃO::.. (dias 10 e 11, sáb e dom)
      No local *NÃO* haverá almoço, mas terá café da Manha( Chá, Café, Suco, Frutas) e café da tarde (frutas, bolos e pães integrais, chá e café) incentivando o convívio do grupo... R$ 10 reais por dia.

      ..::VALORES::..
      ..::Intensivo COMPLETO - R$40,00 até 06/05(terça-feira), após essa data o intensivo completo terá um acréscimo de R$15,00... Tornando o valor da Inscrição R$55,00::..

      ..::JAM's avulsas: GRATUITAS, a Jam é aberta, e qualquer um pode participar - artista, dançante, pensante, interessado, MÚSICOS e afins!!!

      ..::INSCRIÇÕES: Para se inscrever mande um e mail com nome, telefone, carta de intenção, e forma de pagamento para: projectato@hotmail.com
      *Para receber o numero da Cc para depósito...

      LOCAL: Academia Daisa Poltronieri
      Rua São Marcelino Champagnat, 130 - Colégio Marista - Maringá/PR

      PARA CONHECER MAIS DO PROJECT.ATO ACESSE E CURTA COM AMOR: https://www.facebook.com/project.ato?ref=ts&fref=ts

      CONHECENDO, INCENTIVANDO e MULTIPLICANDO!!!

      Bora Dançar e aproveitar mais e mais essas iniciativas do ProjecT.aTo!!!
      O EVENTO ESTÁ CONTANDO COM APOIO da Divinità Presentes, e Lojas Genko Maravilhosos Parceiros......

      ESCAMBO CINÉTICO: Yiuki Doi e Ralf Jaroschisnki

      FONTE/INSCRIÇÃO: Sympla O Centro Cultural Teatro Guaíra através do Balé Teatro Guaí ra, em parceria com a ABABTG, lança a terceira oficina ...