A Certas Produções Artísticas, em parceria com o AND_Lab | Investigação Artística e Criatividade Científica, traz para Curitiba a oficina Etnografia como Performance Situada, ministrada por Fernanda Eugénio.
Sobre a oficina:
Nesta oficina a proposta é experimentar alguns dos exercícios e protocolos de criação da Etnografia como Performance Situada, caixa de ferramentas para a operacionalização de proposições artísticas site-specific que sendo desenvolvida pela antropóloga e artista Fernanda Eugénio desde 2005.
Trata-se de uma pesquisa que desloca a sensibilidade e o fazer etnográficos para um plano de uso comum e coletivo, abordando-os como instrumentos para o jogo de com-posição relacional em escala humana e para a performance ao vivo do encontro. Através desta prática, é da própria materialidade do cotidiano que passam a ser extraídos os nexos relacionais, as questões e as interfaces a serem manuseados na criação in situ e na construção de performances do/no lugar. Os exercícios permitem, assim, investigar e gerar estados de alerta às condições de (in)visibilidade e aos diferentes regimes de atenção aplicados aos ambientes comuns e intervalares da cidade, de modo a trabalhar com o que já lá está. Mapeando os funcionamentos urbanos emergentes das relações entre geografia, arquitetura, uso e habitação, torna-se possível inventariar, enquanto fatores de situação contingentes, os encaixes e brechas propiciados (ou não) pelas gradações público-privado e próximo-distante, e pelas variadas relações-tensão entre o coexistir e o conviver.
Para este encontro, focalizaremos em especial o dispositivo do Re-Programa, protocolo de criação cuja execução ao mesmo tempo produz e dá a ver (com graus de visibilidade variados) uma “obra-operação” que, uma vez programada – ou seja, organizada como território para que algo se passe ou não se passe – permite trabalhar recursivamente com suas próprias consequências, numa série de reprogramações.
Sobre a ministrante:
Fernanda Eugénio é antropóloga e artista. É pós-doutora pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, doutora e mestre em
Antropologia Social pelo Museu Nacional UFRJ e formada em Dança pela Escola Angel Vianna. É pesquisadora associada do Cesap/Iuperj (Rio de Janeiro) e investigadora residente do Atelier Real (Lisboa), onde coordena o projeto AND_Lab | Investigação Artística e Criatividade Científica junto com o coreógrafo português João Fiadeiro. Desenvolve as pesquisas Etnografia como Performance Situada – no âmbito da qual trabalha com a proposição de deambulações, performances invisíveis e site-specific – e Modo Operativo AND, prática ético-estética dedicada à criação colectiva de paisagens de convivência, na correlação entre a Antropologia e a Dança. Colabora ainda com o grupo Baldio – Estudos de Performance, com o coletivo Observatório das Transformações XXXX da Cidade de Lisboa e com o coreógrafo brasileiro Gustavo Ciríaco. Junto com Ciríaco, tem experimentado os cruzamentos entre a Etnografia como Performance Situada e a arte contextual, em laboratórios volantes de práticas site-specific já realizados em cidades como Rio de Janeiro, São Paulo, Fortaleza, Salvador, Lisboa e Ponta Delgada.
Público-alvo
O workshop aborda questões transversais aos habitantes/usuários das cidades e a artistas e outros profissionais que trabalham com a materialidade urbana. São, portanto, bem-vindas pessoas de quaisquer áreas de atuação disponíveis a experimentar a criação de proposições site-specific, com ou sem experiência anterior.
SERVIÇO
- Oficina Etnografia como Performance Situada
- 08 a 12 de setembro (segunda à sexta-feira)
- Horário: 13:00 às 19h
- Carga Horária: 30h
- Local: Vila Arte Espaço de Dança (Rua Saldanha Marinho, 76, sala 03, Centro - Curitiba/PR)
- Informações e inscrições pelo e-mail certasproducoes@gmail.com
- Investimento: R$ 300,00
Condições de pagamento: 10% de desconto para pagamento à vista até dia 01.09 ou dividido em duas parcelas, 50% no ato da inscrição e 50% no primeiro dia de oficina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário