“CONTATOS EM TRÂNSITO”
Projeto contemplado com prêmio Klauss Vianna 2010
O prêmio Klauss Vianna, foi criado pela Funarte em 2006 e apóia a produção nacional em dança financiando montagens de espetáculos e investindo na manutenção de grupos ou companhias- como oficinas, projetos de pesquisa teórica de experimentação de linguagem. O prêmio beneficia iniciativas de todos os estados brasileiros.
O projeto “Contatos em trânsito” apresenta uma realização de intercâmbio entre agentes da dança em diversas cidades do país. Com o intuito de promover a construção de idéias e produtos e a formação de artistas cidadãos se delineando através da apresentação dos dois últimos espetáculos do grupo: “Mulheres de Francisco” e “Autêntico – estudos sobre autenticidade” nas regiões Centro-oeste, Sul e Sudeste, da realização de oficinas gratuitas que propiciam uma vivência do processo de criação do grupo, da residência entre grupos envolvidos no projeto, e de debates realizados após a apresentação dos espetáculos.
O espetáculo “Mulheres de Francisco” é baseado na obra do cantor e compositor Chico Buarque de Hollanda enfoca a mulher em vários de seus arquétipos. A montagem coreográfica desce a detalhes para mostrar a beleza das composições feitas por ele em tributo à mulher. O objetivo do grupo é traduzir as canções em movimentos e interpretação cênica, dotados de uma linguagem contemporânea da dança e dividido em cinco momentos. O espetáculo teve sua concepção no gosto pessoal da coreógrafa pelas canções do cantor e compositor Chico Buarque e principalmente, pela profundidade das narrativas femininas que retratavam a alma da mulher em suas obras. Em contato com toda a discografia do compositor, a coreógrafa procurou referências bibliográficas que tratavam da alma feminina do poeta e durante essa pesquisa inicial optou por um olhar psicanalítico e por determinadas canções e temáticas que definiram o roteiro do espetáculo. Em seguida essa pesquisa foi apresentada aos bailarinos que participaram dos estudos de movimentos e narrativas dançantes para as temáticas apresentadas.
O espetáculo Autêntico é parte viva dos estudos da coreógrafa sobre a teoria crítica da escola de Frankfurt, que apresenta um olhar para a cultura de massa gerada pela indústria cultural. Uma análise das artes mediante a essa realidade imposta pela indústria e principalmente da autenticidade das coisas, citada pelos autores da teoria como caminho possível para a libertação das amarras da indústria cultural. A partir da seguinte pergunta - Seria possível algo Autêntico nos dias de hoje? – a coreógrafa construiu dois momentos. O primeiro é altamente dominado por execuções de movimentos perfeitos e permeados de informações como falas, músicas e sons. No segundo momento, é deixada uma brecha para que os bailarinos procurem sua autenticidade no corpo-intérprete. Seria possível um trabalho artístico autêntico, já que o mesmo também é mantido pela indústria e se mostra como mercadoria que precisa ser aceita? Essa temática foi o ponto de partida da pesquisa coreográfica.
Autêntico é aquilo que não foi moldado. Uma personalidade impressa sem cordas, sem barreiras, sem olhares transviados. Não é feito pra agradar, não é feito pra encantar, é feito pra ser. Ser real, ser individual, ser coletivo. Ser espalhado ao vento como uma mensagem que diga a todos: “Eis o que eu quero dizer. Agora me diga: o que você quer entender?”.
FICHA TÉCNICA
Contato Grupo de Dança
Formado em 2005, o grupo dirigido pela professora Janaina Romão é uma das revelações da nova safra de artistas goianos Formado em 2005, o grupo de dança Contato é dirigido pela professora e coreógrafa Janaina Romão. Centrando seu foco de atenção na pesquisa do movimento, o grupo discute novas formas de relacionar a dança com outras linguagens diferentes. Em sua busca pela síntese do movimento e da dramaturgia do gesto, o grupo realiza pesquisas sobre as idéias que permeiam o corpo contemporâneo, buscando novos horizontes por meio da experimentação.
Criação, Coreografias e Direção: Janaina Romão
Professora, coreógrafa, diretora geral e artística do grupo de dança Contato, Janaina Romão é graduada em educação física pela Universidade Estadual de Goiás (UEG), trabalha no ensino da dança desde 1997. Iniciou seus estudos em Uberlândia; ao mudar-se para Goiânia, dançou sob a direção Ana Maria Veiga Consort (Sinhá), pioneira da dança em Goiás. Ao ingressar na faculdade de educação física, passou a ter uma nova visão de “corpo” que influenciou sua prática de ensino e seu conceito de dança. Essa nova mentalidade impulsionou um trabalho de pesquisa e experimentação em dança contemporânea.
Elenco: Carol Barros, Gabriel Côrtes, Fernanda Mendonça, Jéssica Canuto, Ludmilla Stival, Maria Célia de Brito, Paola Pignataro, Stéfanie Moreira e Vinícius Pereira.
Ensaiadora: Carol Barros
Iluminação: Wanderson Ferreira
Figurinos: Célia Romão
SERVIÇO
Dia 01/09
- Espetáculo: "Autêntico - Estudos sobre autenticidade"
Local: Teatro Guaira (Auditório Salvador de Ferrante)
Horário: 20h
Dia 02/09
- Espetáculo: "Mulheres de Francisco"
Local: Teatro Guaira (Auditório Salvador de Ferrante)
Horário: 20h
Dia 03/09
- Oficina: "Contatos em trânsito"
Local: Sala de dança do Balé Teatro Guaira
Horário: das 10h ao 12h
Oficina gratuita (Incrições via email: contatogrupodedanca@gmail.com)
Ingressos: R$14,00 Inteira
Informações: (41) 33047900
Janaina Romão: (62) 8121-5900
Acesse nossas redes sociais!
Site / Blog / Twitter / Flickr / Facebook / You Tube / Movimento