Curitiba/Dança: ESPETÁCULO CRÍTICA GENÉTICA (31/08 a 02/09/2012) / oficina gratuita no dia 01/09

 

caixa cultural

Cia das Danças explora a história do corpo e exibe o processo artístico de construção de uma obra

A CAIXA Cultural Curitiba apresenta, de 31 de agosto a 2 de setembro (sexta-feira a domingo), o espetáculo de dança “Crítica Genética”, baseado na teoria da crítica genética, área que trata dos registros que um artista faz ao longo do percurso de construção de sua obra. A direção é da coreógrafa Claudia de Souza, que encontrou inspiração para uma reflexão sobre o corpo como um documento que congrega, em si, uma história genética e cultural.

Para a diretora, as histórias e experiências, que estão no corpo, são fator de influência para o comportamento do ser humano e suas relações. “No meu trabalho como coreógrafa e diretora, tanto a história pessoal de cada intérprete, quanto o olhar dele para o que apresento em processos e pesquisas, é material para pesquisa e improvisação”, explica Claudia. “Acredito que não dá para descolar da atuação as suas histórias e vivências/experiências, então uso isso para potencializar a criação”, completa. O espetáculo é, justamente, um mergulho nessas escolhas, caminhos, atalhos e recuos, que constroem o corpo do artista, além de promover uma reflexão sobre o processo criativo da coreógrafa e do corpo heterogêneo que é a companhia de dança.

Para ter acesso à história inscrita no corpo, a coreógrafa não se restringe à observação e análise das biografias dos intérpretes. Passa a buscar um contato por intermédio de abordagens que resgatam a sua sensibilidade, como laboratórios de sensibilização e de documentação do processo criativo, atentando para os processos físicos, mentais e sociais, que foram determinantes para construção e instrumentalização do corpo para a dança e para a vida.

A inspiração da diretora surgiu a partir de um trabalho de mestrado de um amigo que tinha como princípio a “crítica genética”, base da sua pesquisa. “Na época ele recolheu todo tipo de registro e vestígios que faziam parte do processo desse trabalho e tivemos algumas conversas. Me surpreendi com o nível de informação que continha o trabalho, que ia além da obra e falava de mim como artista, com uma legitimidade que eu mesma desconhecia. E era assim que eu lidava com o meu trabalho e com os artistas com quem trabalhava. Eu os observava também como material para criação. Resolvi então propor algo além, propor que eles doassem as suas sensações, sentimentos e histórias para o processo, e que realizássemos um mergulho em nós mesmos para criar esse espetáculo”, conta Cláudia.

O espetáculo é a reflexão, não apenas sobre as escolhas no processo criativo de construção do corpo do bailarino, mas também uma reflexão sobre o processo criativo da própria coreógrafa e da companhia de dança como um todo. “Foi denso e corajoso, por parte de todos que participaram do processo de criação. O público deve experimentar estar ali durante 60 minutos e depois ver o que acontece”, instiga a diretora.

Ficha técnica:

Direção: Claudia de Souza

Elenco: Claudia de Souza, Cristiana de Souza, Ítalo Ramos, Júnior Domingos, Kleber Santos, Rafael Abreu, Rafael Valentim e Yeda Peres

Acompanhamento teórico: Cecília Salles

Edição de trilha sonora: Celso Nascimento

Iluminação: Décio Filho

Serviço:

Dança: “Crítica Genética”

Local: CAIXA Cultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR)

Data: de 31 de agosto a 02 de setembro de 2012 (sexta-feira a domingo)

Hora: sexta e sábado, às 20h – domingo, às 19h

Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia – conforme legislação e correntista CAIXA)

Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sexta-feira das 12h às 20h, sábado das 16h às 20h e domingo das 16h às 19h)

Classificação etária: Livre para todos os públicos

Lotação máxima: 125 lugares (2 para cadeirantes)

Leia mais em Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESCAMBO CINÉTICO: Yiuki Doi e Ralf Jaroschisnki

FONTE/INSCRIÇÃO: Sympla O Centro Cultural Teatro Guaíra através do Balé Teatro Guaí ra, em parceria com a ABABTG, lança a terceira oficina ...