CURITIBA: OFICINA MOVIMENTO EXPANSIVO - para dançar, investigar - Ruth Pezet (Argentina) - 22 a 25/07/2014

Oficina Ruth Pezet online

CURITIBA: OFICINA MOVIMENTO EXPANSIVO - para dançar, investigar - Ruth Pezet (Argentina) - 22 a 25/07/2014

Dançar e habitar o corpo, submersos na busca do próprio pulso... investigar para romper estruturas, recompor estruturas, caminhar no caos, em direção ao novo... na expansão do meu ser infinito em seu processo de movimentação.

Proposta da oficina / Desenvolvimento conceitual

A proposta da oficina é compartilhar um espaço de busca, improvisação, movimento. Lançar preguntas como veículos para ativar a própria musculatura física e imaginária e entrar no processo criativo. Todos convocados a dançar e desenvolver esse imaginário poético particular. Improvisar motivados pela experiência conjunta. Dançar no espaço com a intensidade de evocar aquela paisagem impossível, que condenada ao fracasso, oferece aquilo que o homem não tem, embora precisa. Agora é o corpo que reza, como antes a palavra.

Joseph Beuys diz: “Se eu produzo algo, eu trasmito uma mensagem a mais alguém. A origem do fluxo de informação não vem do tema, mas do eu, da ideia.”

O eixo central do trabalho é a conexão com o corpo e tudo que nele se aloja. Respiração, flexibilidade, equilíbrio, concentração, desgaste e recuperação, assim como a calma, percepção, relaxamento. A técnica utilizada apenas como meio para indagar sobre novos horizontes, que nos entreguem ferramentas de expansão. O Butoh possui a possibilidade da transformação. Tem o poder de mostrar aquilo que não se vê a primeira vista, aquilo que cada corpo guarda, atravessar a experiência sendo permeáveis, descobrirnos polifacetados, à escuta da memória que nos habita.

Min Tanaka diz: “Meu corpo dança a dança que meu corpo recorda”.

Butoh é aqui e agora, frente a uma multiplicidade de forças, tensões que se colocam no jogo como o marco ideal para uma experiência física e sensível. Traçar uma trajetória única, não absoluta, de transformação, devir, descobrimento. Indagar, questionar, provocar, fazer valiosa nossa existência do aqui e agora, no corpo universal.

“Há uma energia indeterminada que recai sobre o momento da mudança para a obtenção de uma forma diferente, isso é um processo”  (Joseph Beuys)

Ruth Pezet é atriz, bailarina, performer. Seu trabalho explora, investiga e se traduz dentro das linguagens e disciplinas que constróem o território cênico, motivado pelo interesse no interdisciplinário como ferramenta técnica e expressiva, olhando a cena como un campo de infinitas possibilidades criativas.

Sua formação na linguagem do Butoh passa por diversos mestres da Argentina e do mundo, entre eles: Quio Binetti, Reah Volij, Ko Murobushi, Yuko Ota (Festival de Butoh, Barcelona, Espanha), Minako Seki (treinamento e composição), Yuko Kaseki (Berlim) e Maura Baiocchi (Taanteatro, Brasil).

http://cooperativadisentida.wordpress.com/
http://ruthpezet.blogspot.com.br/
http://danzaenespacios.blogspot.com.ar/

SERVIÇO

OFICINA MOVIMENTO EXPANSIVO - para dançar, investigar
Ministrante – Ruth Pezet (Argentina)
22 a 25/07/2014
9h às 12h (total 12 horas)
Casa Hoffmann (Rua Claudino dos Santos, 58 - Largo da Ordem)
Valor - R$ 120,00
Inscrições e informações – matavericultural@gmail.com / 41 9685 4999
Daniel Valenzuela

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESCAMBO CINÉTICO: Yiuki Doi e Ralf Jaroschisnki

FONTE/INSCRIÇÃO: Sympla O Centro Cultural Teatro Guaíra através do Balé Teatro Guaí ra, em parceria com a ABABTG, lança a terceira oficina ...