Improviso de julho / 2018

Evento no Facebook: https://goo.gl/uVPoc4

O aulão “O corpo simbólico nas manifestações populares brasileiras” abrirá o Improviso Dança e Música de Julho!

Proposta de dança de Nara Cálipo com ambiente sonoro dos músicos Luam Clarindo Nunes, Lucas Lobo e Lucas Sequinel.

Venha somar com sua dança, música e instrumentos musicais!

Abraços,

* UM – Núcleo de Pesquisa Artística em Dança da FAP
* SummuS Contato Improvisação

Aulão Improviso Nara Cálipo_180701Y

PROPOSTA
Trabalharemos a partir da Estrutura Física e Anatomia Simbólica do Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI), onde se articulam matrizes de movimentos oriundas das manifestações populares brasileiras e seus sentidos. A busca se dará em acessar os sentidos no contato consigo e, posteriormente com o outro, como um disparador de outras dinâmicas de movimento.

NARA CÁLIPO
Doutora (2016) e mestra (2012) em Artes da Cena pelo Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena do Instituto de Artes da Unicamp, graduada em Dança (2009) pela mesma universidade. Atualmente é professora do curso de Graduação em Dança da FAP-Unespar. Possui pesquisa e formação como bailarina e diretora no método Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI), de Graziela Rodrigues, um método artístico de pesquisa e criação em dança, embasado em eixos específicos e desenvolvido a partir de ferramentas próprias, que favorece a potência latente na dança de cada intérprete em conexão com segmentos sociais singulares.

IMPROVISO DANÇA E MÚSICA
Encontro aberto de improvisação entre interessados/as em artes performativas: dança, música e poéticas da cena – sendo uma ação colaborativa e voluntária organizada pelo UM Núcleo e o SummuS C.I. É, principalmente, um ambiente coletivo que integra criação e livre expressão, agregando valores sociais, culturais e artísticos.

Acessível à comunidade em geral de forma gratuíta, acontece de março a dezembro no 1º domingo de cada mês, com o apoio da Fundação Cultural de Curitiba.

IMPORTANTE: não é necessária experiência ou inscrição prévia
Mais informações: facebook.com/improviso.curitiba


SERVIÇO
Ingresso: gratuito
Data: 01/06/2018
Horário(s): 12h às 14h
Público Dirigido: não
Espaço Cultural: Casa Hoffmann – Centro de Estudos do Movimento

ARTÍSTAS CONVIDADOS
* Aulão de dança: Nara Cálipo
* Música: Luam Clarindo Nunes, Lucas Lobo e Lucas Sequinel

ORGANIZAÇÃO
* UM – Núcleo de Pesquisa Artística em Dança da FAP
* SummuS Contato Improvisação

APOIO
* Fundação Cultural de Curitiba
* Cardumes em Rede
* Contacto Associação
* Projeto Netuno

+INFO
* Improviso: facebook.com/improviso.curitiba


UM - NÚCLEO DE DANÇA DA UNESPAR/FAP: projeto de pesquisa e extensão universitária cuja proposta artístico/científica foca o estudo do conceito do corpo propositor como ponto de partida nos processos perceptivos/investigativos/cognitivos para criação artística. Coordenado pela professora Rosemeri Rocha, tem possibilitado a formação de criadores-intérpretes e também artistas coreógrafos, além de contribuir para a difusão das artes performativas com foco na improvisação.
SUMMUS CONTATO IMPROVISAÇÃO: Fundado em 2010 em Curitiba, é um Núcleo de Pesquisa e Difusão da Dança Contato Improvisação com proposições de Yiuki Doi, Marina Scandolara, Oberdan Piantino e Diogo Rezende. Além de manter aulas regulares e participar de eventos culturais, o projeto produz jams, intervenções urbanas e oficinas de dança.
CARDUMES EM REDE: Articulações, comunicação e produção em danças e artes do movimento proposto por OberDan Piantino desde janeiro de 2014. Seu principal objetivo é o compartilhamento constante entre artistas, comunidade, professores em circuito, instituições e espaços privados para a sustentabilidade de estudos e práticas relacionadas ao contato improvisação, saberes corporais e artes performativas.
CONTACTO ASSOCIAÇÃO CULTURAL: Fundada em 2003 em Curitiba, é uma associação de caráter cultural e de assistência social, sem fins lucrativo. Visa promover a reflexão e capacidade crítica do indivíduo e a melhoria da qualidade de vida da população através da Arte e da Cultura.
PROJETO NETUNO: Duo de música experimental improvisada de Curitiba formado por Luam Clarindo e Alisson Santos que mistura sons acústicos e eletrônicos em tempo real criando ambiências sonoras, ritmos e ruídos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESCAMBO CINÉTICO: Yiuki Doi e Ralf Jaroschisnki

FONTE/INSCRIÇÃO: Sympla O Centro Cultural Teatro Guaíra através do Balé Teatro Guaí ra, em parceria com a ABABTG, lança a terceira oficina ...