Matéria retirado do site http://www.dancanomundo.com.br. No entanto a fonte original foi do http://www.emtempo.com.br
Contemplado pelo quarto ano consecutivo com patrocínio do programa “Caixa Cultural”, o Mova-se Festival de Dança: Solos, Duos e Trios, idealizado pelo bailarino João Fernandes dentro da série de ações realizadas pelo espaço cultural Casarão de Ideias, chega a sua quarta edição em 2013 com novidades: o número de 16 espetáculos, realizados este ano, sobe para 20, sendo que pela primeira vez o evento contará com uma apresentação internacional.
Além disso, o calendário de atividades de formação não se restringirá apenas à semana do festival, e deve se estender durante vários períodos do ano.
Foram mais de mil projetos nacionais inscritos no edital do programa “Caixa de Apoio a Festivais de Teatro e Dança”, sendo que apenas 19 foram selecionados, conforme resultado divulgado na manhã de ontem. Da Região Norte, constam dois eventos, o Festribal 2013, realizado no município paraense de Juruti, e o Mova-se, que tem início previsto para o mês de junho do próximo ano. “Esta é a quarta vez que concorremos e a quarta vez que ganhamos, o que comprova que estamos fazendo um bom trabalho, até porque eles vão apoiando projetos conforme vêem chances de progresso”, avalia João Fernandes. O bailarino, que também é professor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), afirma que com esta verba, a maior quantia paga ao projeto desde o início do evento, será possível ampliar as ações do festival, com mais espetáculos, por exemplo. “Essa contemplação reflete diretamente na organização do evento. O número de apresentações, que na última edição foi 16, deve chegar a 20 no próximo ano”, diz. “Apesar de existirem outros eventos locais, o Mova-se chega a ser o único de dança realizado no Amazonas que é também realizado em outros Estados. No ano passado, por exemplo, recebemos espetáculos de oito Estados brasileiros”, acrescenta, citando ainda a grande possibilidade de a próxima edição contar com uma companhia internacional.
Outra novidade fica por conta das atividades acadêmicas, que iniciam em março – quando serão abertas as inscrições para solos, duos e trios, no dia 1º – e devem acontecer durante todo o decorrer de 2013. “Esse calendário, que engloba oficinas, workshops e cursos, não serão só realizados durante a semana de espetáculos, como vem sendo feito, e passarão a acontecer em vários momentos do ano, com diferentes ações”, frisa, citando que o patrocínio da Caixa Cultural possibilita essa extensão de projetos, que por sua vez dá chance a mais pessoas participarem das atividades. Em média, 60 profissionais estão envolvidos nas edições do projeto.
Fonte: http://www.emtempo.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário