2011: CORPOS EM MOVIMENTO - preparação corporal para atores e bailarinos – Curitiba – Paraná – Brasil

O objetivo deste curso é istrumentalizar o corpo do artista para a cena. É voltado para atores e bailarinos que possuem o interesse em aprimorar seu conhecimento e consciência corporal, bem como potencializar sua presença cênica. Realizaremos exercícios de preparação e prontidão do corpo para a criação, exercícios de dança contemporânea para a ampliação do repertório de movimento de cada participante e exercício de improvisação que permitirão ao grupo o desenvolvimento espontâneo da criatividade e da expressividade do gesto cênico.
- Ver em abaixo o cronograma de trabalho para 2011


Professora:
Juliana Adur

Juliana Adur é formada em Educação Física pela UFPR é pós-graduada em arte contemporânea pela Universidade Tuiuti do Paraná. É assistente de direção e bailarina-criadora da desCompanhia de dança e atriz da Súbita Companhia de Teatro. Ministra aulas de dança contemporânea e orienta um núcleo de pesquisa em dança intitulado Investigação do Movimento Particular no Vila Arte Espaço de Dança. Foi bolsista do Programa de Pesquisa em Dança da Casa Hoffmann - Centro de Estudos do Movimento e concluiu a Formação Intensiva Acompanhada do c.e.m - centro em movimento (Lisboa/PT).

Início: 14 de março de 2011
Segundas-feiras, das 16:30 às 18:30
Local: Pé no Palco Atividades Artísticas
Rua Conselheiro Dantas, 20 - esquina com a Rua João Negrão
Telefones para contato: 41 3029 6860 / 41 9992 5140

VAGAS LIMITADAS!
Juliana Adur
juliana.adur@hotmail.com / 9992 5140
www.movimentoparticular.blogspot.com

CORPOS EM MOVIMENTO - CRONOGRAMA

Professora: Juliana Adur

Data de Início: 14/03/2011

Horário: Segundas-feiras, das 16:30 às 18:30

Módulo 1: O Corpo

Duração: 4 encontros de 2 horas (Carga horária total: 08 horas)

Neste primeiro módulo trabalharemos o corpo voltado para as questões individuais de movimento de cada aluno. Será um momento de descobertas pessoais e de investigações a respeito de peso, respiração, forma, fluxo e estrutura de cada corpo. Realizaremos exercícios que estimulem uma melhor consciência e compreensão das partes do corpo com o todo. Pesquisaremos diferentes qualidades de movimento e ampliaremos o repertório expressivo de movimentação dos participantes.

Módulo 2: O Corpo e o Chão

Duração: 5 encontros de 2 horas (Carga horária total: 10 horas)

Neste momento haverá uma maior familiarização do corpo do aluno com o chão, que será utilizado como suporte essencial à pesquisa do movimento. Aprenderemos como sair e entrar no solo com o mínimo de impacto e gasto energético, trabalhando movimentos silenciosos e estados de prontidão. Serão realizados exercícios de deslocamento, adaptabilidade, transferência de peso, impulso e aterramento. Também serão ensinadas técnicas específicas da dança contemporânea, como deslocamentos, quedas e saltos, que auxiliarão o aluno a conquistar uma maior agilidade e confiança cênica.

Módulo 3: O Corpo e o Espaço

Duração: 5 encontros de 2 horas (Carga horária total: 10 horas)

No Módulo 3 temos como objetivo apresentar ao aluno o espaço e suas diferentes possibilidades relacionais. Vamos trabalhar o conceito de cinesfera – esfera que delimita o limite natural do espaço pessoal, no entorno do corpo que se move – em todas as suas camadas, internas e externas. Trabalharemos o espaço do corpo e o corpo pelo espaço. Aprenderemos a “carregar” e a manipular o espaço a favor da criação e da presença cênica a partir da consciência do espaço vivo. Realizaremos exercícios de Viewpoints para compreender os conceitos de arquitetura, topografia e resposta sinestésica.

Módulo 4: Preparação para Mostra Pública

Duração: 3 encontros de 2 horas (Carga horária total: 6 horas)

Período de preparação dos alunos para uma mostra pública das atividades trabalhadas no primeiro semestre.

MOSTRA PÚBLICA

Data: 11/07/2011

Duração: Aproximadamente 2 horas

Esta mostra será uma aula aberta comentada, onde os alunos apresentarão para o público convidado alguns exercícios realizados no primeiro semestre. Após a apresentação haverá um bate-papo onde os convidados poderão fazer perguntas para a orientadora e/ou para os participantes do grupo.

Módulo 5: O Corpo e o Outro

Duração: 6 encontros de 2 horas (Carga horária total: 12 horas)

Neste momento do curso, aprofundaremos as relações do corpo com o outro e, consequentemente, com o coletivo. Trabalharemos exercícios de contato improvisação durante quase todo o módulo, adquirindo saberes a respeito de peso, contrapeso, apoio, conexão, escuta e olhar periférico. O aluno fará descobertas sobre o seu modo de agir, mover e criar a partir do olhar do outro e do exercício de feedback. Vamos também expandir as possibilidades de expressão de cada participante através de uma observação generosa do que os outros podem oferecer. Momento de aprender com as diferenças e de perceber a importância da colaboração para o desenvolvimento individual.

Módulo 6: O Corpo e o Público

Duração: 6 encontros de 2 horas (Carga horária total: 12 horas)

No último módulo específico do curso, vamos estimular no aluno a expansão dos saberes adquiridos para o olhar específico do público. Trabalharemos exercícios de dilatação da presença, foco e postura com o objetivo de ampliar o alcance do corpo e da expressão do artista para o espectador. Pontuaremos também a importância da prontidão e da adaptação física ao novo e ao inusitado. É chegado o momento de compartilhar, de direcionar a atenção, de se colocar e de assumir particularidades em cena.

Módulo 7: Preparação para Apresentação Final

Duração: 7 encontros de 2 horas (Carga horária total: 14 horas)

Período de pesquisa e de processo de criação para a apresentação final do curso. Nesta apresentação final realizaremos um trabalho mais elaborado, contando inclusive com elementos técnicos para reforçar e dar suporte à pesquisa do grupo. Os alunos utilizarão os conhecimentos adquiridos ao longo de todo o ano de trabalho do curso para a construção de suas cenas e de suas partituras corporais.

APRESENTAÇÃO FINAL

Data: 12/12/2011

Duração: Aproximadamente 1 hora

Apresentação aberta ao público das criações elaboradas pelos participantes do curso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESCAMBO CINÉTICO: Yiuki Doi e Ralf Jaroschisnki

FONTE/INSCRIÇÃO: Sympla O Centro Cultural Teatro Guaíra através do Balé Teatro Guaí ra, em parceria com a ABABTG, lança a terceira oficina ...