Convidamos você para participar da IV Mostra UM's & Outros!
Este é um evento proposto pelo UM – Núcleo de Pesquisa Artística em Dança da FAP, realizado duas vezes ao ano com o objetivo de possibilitar diálogo, reflexão e interlocução entre as pesquisas desenvolvidas no UM com outros artistas/grupos/cias. Em 2013 convida o GIP (Grupo de Investigação e Pesquisa) de Campo Mourão (PR) e os projetos resultantes do Programa de Iniciação Artística Cultural do Edital 2012-2013.
Esta edição acontecerá dias 30 e 31.08 e 01.09 no Telab - Barracão da FAP Faculdade de Artes do Paraná. (Rua dos Funcionários, 1756. Cabral)
As inscrições para as oficinas deverão ser efetuadas no Protocolo da Fap até dia 29.08 de
Segunda à Sexta-feira - 8h às 22h / Sábado - 8h às 12h.
Contamos com sua participação!
Confira a programação abaixo:
Entrada gratuita
DIA 30.08
9H15
Oficina sobre o processo de criação da proposta artística CO-NEXO - Proposições Transitórias (local: Estúdio 5 TELAB)
11H20
Apresentação dos projetos de PIAC (2012/2013) mediado por Renata Roel
Proposições de:
Bruno Oliveira
Caroline Beltrame
Camila Boshini
Danilo Silveria
Juliano Ferreira
Ryan Lebrão
20H
Apresentações Artísticas:
- Á volta de: tudo acontece
Criação compartilhada resultante da tese de doutorado: rosemeri rocha e patrícia zarske.
Release: Obra oriunda do processo de doutorado. Memórias, anatomias e trajetórias corporalizadas instauram poéticas de um corpo propositor na dança.
Concepção e dramaturgia: Rosemeri Rocha
Criadora-intérprete: Patrícia Zarske
Trilha: Marcelo Zarske
Colaborador e projeção das imagens: Ryan lebrão
Intérprete-criadora: Isabela Schwab
Release: Vontade de potência, esforço para um agir dançante na tentativa de atingir ou não!? A possibilidade de auto-expansão.
proposições transitórias com MOVIMENTO CAMBIANTE*
Release: Parte de processos de investigações singulares organizando-se em um único processo. A partir de uma criação compartilhada, pontua a lógica da diversidade, da tentativa, da investigação, sobretudo, propõe a lógica da possibilidade, dos caminhos hipotéticos e da originalidade.
Ficha Técnica:
Concepção/Criação/Interpretação: Bruno Oliveira, Carolina Madsen Beltrame,Danilo Silveira e Patricia Zarske
Dramaturgista colaboradora: Rosemeri Rocha
Figurino: Cristine Conde
Trilha: Eliane Campelli(com música de Demian Garcia)
Iluminação: Erica Takahashi
*MOVIMENTO CAMBIANTE: Criado em 2013, é um subnúcleo de investigação e faz parte do UM – Núcleo de Pesquisa Artística em Dança da FAP. Nesse ano se propôs a desenvolver o projeto poético “Co-nexo: proposições transitórias”, oriundo de pesquisas individuais e em grupo que partiram do trabalho desenvolvido no UM, em 2012, o “Dança Performativa”.
Dia 31.08
10H
Oficina de Contato Improvisação com Ryan Lebrão
20H
Apresentações artísticas
com GIP**
Release: A obra vem pra discutir no corpo dançante fragmentos em movimento sobre a felicidade. Ela faz uma reflexão sobre a busca do corpo em elação a este estado/sentimento que é corpo e é constante em nossa vida/mundo.
Proponente: Isabela Schwab, Camila Gorri Rodrigues, Maryangela Dala Rosa e Samantha Andrade.
Criação de luz/iluminação: Maurícia Pozza
Figurino: Almerinda Teles Barreto
** GIP - Grupo Independente de Pesquisa, é um grupo de pesquisa que foi criado em 2004 com o intuito de produzir e difundir a pesquisa em dança em Campo Mourão/PR.
proposições transitórias com MOVIMENTO CAMBIANTE*
Dia 01.09
20H
- Á volta de: tudo acontece
Criação compartilhada resultante da tese de doutorado: Rosemeri Rocha e Patrícia Zarske.
Intérprete-criadora: Isabela Schwab
proposições transitórias com MOVIMENTO CAMBIANTE*
SOBRE O UM - NÚCLEO DE PESQUISA ARTÍSTICA EM DANÇA DA FAP Surge em 1987, a partir de uma parceria realizada com a Fundação Teatro Guaíra, nominado Grupo de Dança e atualmente chamado “UM – Núcleo de Pesquisa Artística em Dança”. Desde 1994, foi enraizado na Faculdade de Artes do Paraná – FAP, onde passa a ser dirigido pela professora/pesquisadora Rosemeri Rocha no ano de 2000. Possui como proposta artístico/científica, focalizar o corpo-biotipo dos criadores-intérpretes como ponto de partida para criação, segue o viés dos processos perceptivos/cognitivos, atualiza, formula e corporaliza questões artísticas individuais e em grupo. Um referencial do Grupo de Dança da FAP é a participação e colaboração de músicos para desenvolver a Improvisação Dança e Música e a criação das trilhas sonoras. A partir de 2007 foi pensado e estabelecido um formato mais coerente para um grupo que ocupa um lugar dentro de um curso superior, com caráter de pesquisa e extensão, a criação de núcleos específicos de pesquisa em dança. Sobretudo, possibilita não apenas a formação de criadores-intérpretes, mas também artistas coreógrafos, dando mais visibilidade e crescimento para o UM, para dança em Curitiba-PR, como também do Brasil.