FLORIANÓPOLIS/OFICINA: Escrito com o corpo - Mariana Casares (Montevidéu - Uruguai) 28 a 30/11/2014

Escrito com o corpo

28 a 30/11/2014 - Mariana Casares (Montevidéu - Uruguai)

Escrita do corpo

Aproximar-se do movimento temperado de palavras.
Aproximar-se das palavras em um estado de atenção relaxada.
Vamos jogar especialmente com o que não se vê; o que não é dito, o que não é conhecido, mas se sabe existir.
Os princípios básicos do Contato Improvisação (rolar, para baixo, sustentar e levantar, inversões, energia, espiral, contato e toque) servirão como motivadores para desenvolver a percepção e gerar a desorientação necessária conceber a escrita como uma experiência, e escrita (como jogo, através de combinações) nos brindará com novos temperos para explorar contato com outros movimentos.


A dinâmica da oficina
A oficina será realizada em três encontros de quatro horas cada, em cada um dos encontros vamos dançar e escrever. Eles também terão a lição de casa baseado no livro "A maneira do artista", de Julia Cameron... (duas semanas antes do seminário que escrevemos por e-mail, então se prepare!).
"A arte nasce da atenção, sua parteira é detalhe. A arte pareceria surgir da dor, mas talvez seja assim porque a dor serve para concentrar a nossa atenção nos detalhes (...) a imagem singular é o que nos persegue e torna-se arte. (...) a linguagem da arte é a imagem, o símbolo. É uma linguagem sem palavras, mesmo que esta mesma arte consista em persegui-lo com palavras. "Julia Cameron.
É sobre estar vivo, alertas para o mundo ao nosso redor e as pessoas que contatamos, e também poder escrever a partir dessas imagens. Cada imagem, ou o que sugere, é uma pista para um relato, é uma janela para outro mundo que podemos habitar.


Quem pode participar?
São bem vindos todos os níveis de experiência ou nenhuma, uma vez que cada um contribuirá para o desenvolvimento do trabalho em grupo.
Bem vindas todas as pessoas que estão interessadas em manifestar-se e / ou comunicar-se de alguma forma.
Pode ser que você tenha um pouco de habilidade e se apóie nela para transitar pelas outras:
Se você teve pânico da folha em branco, ou do momento de começar a dançar em uma aula com outras pessoas... Esta é uma oportunidade para brincar com essas ferramentas.
Se você dança e quer aprender mais sobre o teu processo criativo.
Se você escreve e você tem curiosidade para saber como você o faria em outros estados.
Se você se dedica ao desenho, pintura ou você pensa em imagens e ao desenhá-las você quer ter mais ferramentas para encontrar se neste processo.
Se você canta ou toca um instrumento musical e deseja vincular a criação de música ou voz com o corpo que você habita.
Se você quiser encontrar outras formas de canalizar a sua criatividade.
Se você estiver buscando como reforçar o seu ser criativo.
Para chegar a este workshop não precisa ter escrito nada, nem mesmo boas cartas de amor, não é necessário ter praticado ginástica olímpica e nem saber jogar basquete ou ser patinador artístico!


Mariana Casares (Montevidéu - Uruguai) – Danço, leio, escrevo e cozinho desde a infância.
Seguindo minha curiosidade, tive aulas de linguagem corporal, dança contemporânea Cantra Danza, Contato Improvisação com Andrea Fernandez, Lisa Nelson, Martin Keogh, Nancy Stark Smith, Nita Little, Ray Chung, entre outros; de escrita com Mario e Gabriela Levrero Onetto; aikido com Miguel Pereyra e de clown e encenação com Maria Bonzanigo do Teatro Sunil atualmente companhia Finzi Pasca.
Fui organizadora do Festival Internacional de Contato Improvisação em Montevidéu.
Dei classes de expressão corporal para gestantes. Contato Improvisação com Ruth Ferrari e depois me dediquei a mesclar as disciplinas.
Há cinco anos, "Escrito com o corpo" permite-me a investigar a intersecção entre CI e escrita criativa. Com "Sobre gostos, não há nada escrito?", pesquiso a junção entre a cozinha e a escrita. "Corpo e Som" do cruzamento da voz com movimento (junto com Ale Barbot). "Lua e complexo lunar" cruzando astrologia com todos os corpos (junto a Ale Barbot e Ale Luna).
Atualmente faço parte de um grupo de pesquisa e criação composto por músicos e dançarinos, estou estudando Formação no Espaço de Desenvolvimento Harmônico dirigido por Graciela Figueroa oficinas. E fiz oficinas com ela e Maria Adela Palcos fundadora do Rio Abierto. Estudo Astrologia com Alejandro Barbot.
Minha primeira publicação foi "Capítulos dispersos", que ganhou uma menção em Fondos Concursales 2008; a segunda "Sex Shop não é pecado", que ganhou o segundo prêmio no Prêmio Anual de Literatura 2010. Eu publiquei o conto "Caderno de Culpas" em "22 mulheres". E, neste ano, no livro "O prazer e o papel", realizei a seleção de histórias, o prefacio e participei com a história "O sol entre dois invernos".


Programação
28/11/2014 (sexta-feira)
Jam 19h às 21h
29/11/2014 (sábado)
Oficina 9h às 13h e das 14h às 18h;
Jam 19h às 21h
30/11/2014 (domingo)
Oficina 9h às 13h
Total: 16h de oficina e Jams!
ATENÇÃO: é possível hospedar-se no salão R$15,00/dia. Precisa levar colchonete e tudo o mais.
Contatos: analonsok@gmail.com, entraemcontato@gmail.com, aguavivamultiarte@hotmail.com
Telefone 48 96439859 (Ana Alonso);
Realização: www.entrandoemcontato.blogspot.com
Local: Água Viva. Rua da Capela - Serv. Mª Cordeiro Fernandes - 150 – Campeche, Florianópolis, Brasil. http://aguavivamultiarte.blogspot.com.br/

Realização:
www.entrandoemcontato.blogspot.com

Mais detalhes em breve!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESCAMBO CINÉTICO: Yiuki Doi e Ralf Jaroschisnki

FONTE/INSCRIÇÃO: Sympla O Centro Cultural Teatro Guaíra através do Balé Teatro Guaí ra, em parceria com a ABABTG, lança a terceira oficina ...