Oficina do Ralf Jaroschinski (Alemanha) em Anápolis / Goiás - 22 e 23 Novembro de 2014

Com prazer divulgamos a realização da oficina do Ralf Jaroschinski na cidade de Anápolis com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Anápolis. Abaixo todas as informações sobre o artista e a oficina. Abraços.

Ludmila Machado e Projeto Oficina

Oficina Ralf Anápolis 2014 Cartaz A3 141123Y

 

DESCRIÇÃO DA TÉCNICA

CONTATO IMPROVISAÇÃO é um estilo de dança que trabalha, a partir do contato com o outro e com espaço, a improvisação. É um diálogo corporal de duas ou mais pessoas por meio do vocabulário sensorial composto de toque, peso e pressão. É a aceitação do outro e de si na construção de uma dança única no presente. Inclui a integração da energia (KI), buscando um nível elevado de percepção da mente. Os movimentos que surgem da técnica lidam com a inércia, o momento, o desequilíbrio e o inesperado, podendo ir de um alto nível aeróbico a uma quietude física. Os princípios que guiam as aulas são a consciência corporal, expressão livre do movimento, técnicas de relaxamento, fluxo de energia e os princípios da física (peso, gravidade, condução, queda, rolamento, força centrífuga, etc.). A técnica nasceu nos EUA no início da década de 70, com Steve Paxton, e é associada ao movimento de contra-cultura por ser uma dança igualitária e democrática. Atualmente é praticada no mundo inteiro por ser uma excelente técnica de consciência corporal, sem barreiras físicas e culturais. A jam session, como os músicos de jazz chamam seus encontros, é um espaço aberto para a experimentação e o diálogo corporal. (Link do vídeo que explica sobre essa técnica no youtube: http://summus-ci.blogspot.com.br/search/label/03-O%20que%20%C3%A9%20contato%20improvisa%C3%A7%C3%A3o%3F

PROPOSTA DA OFICINA

SINERGIAS: OFICINA DE CONTATO IMPROVISAÇÃO - No início das aulas nos conectaremos com o nosso centro e aumentaremos nossa consciência e escuta corporal. Descobriremos mais e mais nossos impulsos internos e as expressões autênticas em nossos movimentos. Experimentaremos as texturas das conexões com nossos parceiros, focalizando nas sinergias das ações e reações dentro de nossas danças e deixando os movimentos se cultivarem ao invés de os inventarmos. Como nossos movimentos serão conectados com a fonte do nosso centro, naturalmente vão ser caracterizados pela generosidade e integração e, assim, não vamos nos cansar. Além disso, vamos desfrutar da grande liberdade deles e do delicioso suporte do espaço. A dinâmica de nossa dança vai ser forte, única e surpreendente. Entre os benefícios do Contato Improvisação estão:  melhoria dos reflexos, equilíbrio corporal e mental e, enfim, também a saúde.

PÚBLICO ALVO

Bailarinos, atores e interessados a partir de qualquer idade em dança, práticas corporais e Contato Improvisação.

LOCAL:

  • ESCOLA DE DANÇA DE ANÁPOLIS
    R. Barão do Rio Branco, nº 1229, Centro, Anápolis - GO
     

DATA & HORÁRIO:

  • 22 de Novembro (Sábado) – Horário: 19:30 às 22:30

  • 23 de Novembro (Domingo) – Horário: 19:30 às 22:30

 

INSCRIÇÃO

INVESTIMENTO:

  • R$50

PAGAMENTO DA OFICINA: 

Preferencialmente via Depósito Bancário na CC abaixo. Favor encaminhar o comprovante de depósito no e-mail ludludica@gmail.com ou levar o comprovante no dia da oficina.
TAMBÉM poderá efetuar o pagamento no dia da oficina.

LUDMILA MACHADO
Banco do Brasil: 001
Agencia: 3603-X
Conta Corrente: 33.110-4

INFORMAÇÕES:

SOBRE O PROFESSOR: Ralf Jaroschinski (www.ralfjaroschinski.de)

ralf

Natural da Alemanha do Sul, viveu no Rio de Janeiro na infância. Formou em ballet e dança moderna na Universidade de Música e Teatro de Hannover, Alemanha, e em várias técnicas da dança contemporânea em Nova Yorque (EUA) com uma bolsa do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico. Encontrou o Contato Improvisação em 1994. Seus professores mais importantes foram: Daniel Lepkoff, Alito Alessi, Martin Keogh, Brenton Cheng e Nancy Stark Smith. Foi diretor e coreógrafo da Companhia de Dança do Teatro da Cidade de Hildesheim, Alemanha, de 1998 até 2002, e foi coreógrafo convidado para os balés nacionais de Hannover, Karlsruhe e Munique em Alemanha entre outras companhias da Europa. Criou mais de 100 coreografias até hoje que foram apresentadas na América, na Europa e na Ásia.
Ministra aulas e oficinas de Contato Improvisação mais regularmente desde 2004 e ensinou muitas vezes em festivais como o "Encontro Internacional de Contato Improvisação São Paulo (EICI)", "Contact in Rio", Rio de Janeiro, "Festival Internacional de Contato Improvisação na Natureza, Florianópolis", "Sul em Contato", Porto Alegre, "Encuentro Internacional de Improvisación por Contacto" em Lima e "Festival Internacional de Ballet" em Trujillo, Perú, "West Coast Contact Improvisation Jam (wcciJAM)" em São Francisco-Berkeley, "Portland Regional Jam", "Santa Cruz Dance Festival" e "NCDC Summer Dance Camp" do Northern California Dance Collective nos Southern Sierras perto de Fresno, EUA, "Touch & Play" em Cardona, Espanha, "Internationales Tanzfestival Ingolstadt" e "Pfingst-Jam Potsdam", Alemanha, e "Israeli Contact Improvisation Festival (ICIF)" em Tel Aviv, Israel.
Ensinou Contato Improvisação em vários estúdios e escolas de dança na Argentina, na Colômbia, na Inglaterra, na Bélgica, na Dinamarca, na Polônia, na República Checa e em Israel e também na "Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)" em Porto Alegre, na "Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)" e na "Faculdade de Artes do Paraná (FAP)" em Curitiba, na "Universidade Federal de Uberlândia (UFU)" e na "Universidade Federal da Bahia (UFBA)" no Salvador, além disso na "Universidad de Lima", na "Escuela Nacional de Arte Dramático (ENSAD)" e na "Escuela Nacional Superior de Ballet (ENSB)" em Lima, Perú, na "Nova Southeastern University (NSU)" em Fort Lauderdale, na "Florida Atlantic University (FAU)" em Boca Raton e na "Arizona State University (ASU)" em Phoenix, EUA, na "Université de Nantes", França, na "Codarts hogeschool voor de kunsten" em Rotterdam, Países Baixos, na "Palucca Hochschule für Tanz Dresden" e na "Universität Tübingen", Alemanha, e na "Dans och Circushögskolan (DOCH)" em Estocolmo, Suécia. Colaborou com o "Centro Cultural Brasil Alemanha (CCBA)" em Recife, o "Centro Cultural de España en Lima", e o "Goethe-Institut Lima".
Apresentou-se com Nita Little, Ray Chung, Benno Voorham, Felix Ruckert, Mirva Mäkinen, Ingo Rosenkranz, Otto Akkanen, Lior Ophir, Fernanda Carvalho Leite, Ricardo Neves, Yiuki Doi e Anderson Hanzen entre muitos outros. Dançou em peças de Contato Improvisação projetadas por Scott Wells (São Francisco), Brandin Steffensen (Nova Yorque) e Barbara Pfundt (Hildesheim). Realizou varias obras de Contato Improvisação para "Terpsicore Proyectos" em Lima, "Danza Común" em Bogotá, Colombia, e "Dans och Circushögskolan (DOCH)" em Estocolmo.
Enfim, treinou os bailarinos do "Balé Teatro Guaíra (BTG)" em Curitiba, da "Compañía de Ballet de Trujillo", de "Danza Viva" e do "Ballet San Marcos" em Lima, de "Karen Peterson & Dancers" em Miami, EUA, da "GöteborgsOperans Danskompani" e do "Cullberg Baletten" em Estocolmo em Contato Improvisação.

REALIZAÇÃO:

    • Ludmila Machado

APOIO:

    • Secretaria Municipal de Cultura de Anápolis

    • Escola de Dança de Anápolis

    • Projeto Oficina


     

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESCAMBO CINÉTICO: Yiuki Doi e Ralf Jaroschisnki

FONTE/INSCRIÇÃO: Sympla O Centro Cultural Teatro Guaíra através do Balé Teatro Guaí ra, em parceria com a ABABTG, lança a terceira oficina ...