IMPROVISO de abril: Filhas da Fruta abrem com Danças Performativas

O IMPROVISO vai para a praça!

Juntos com as Filhas da Fruta, convidamos os/as interessados/as em improvisação em Dança, Música, Performance, Poéticas da cena e Intervenções urbanas para um domingo de manhã de proposições espontâneas arte-vida-criativa na Praça João Cândido (ao lado das Ruínas de São Francisco).

Curta! compartilhe! convide! 

Realização:
• UM – Núcleo de Pesquisa Artística em Dança da FAP
• SummuS Contato Improvisação




IMPROVISO DANÇA E MÚSICA: Encontro aberto de improvisação entre todxs que se interessam por artes performativas: dança, música e poéticas da cena – sendo uma ação colaborativa e voluntária organizada pelo UM Núcleo e o SummuS C.I. É, principalmente, um ambiente coletivo que integra criação e livre expressão, agregando valores sociais, culturais e artísticos.

Aberto à comunidade em geral de forma gratuita, acontece de março a dezembro no 1º domingo de cada mês, com o apoio da Fundação Cultural de Curitiba.


DANÇAS PERFORMATIVAS
: Mostra de trabalhos artísticos que atualmente antecede o Improviso Dança e Música, e cuja curadoria está sob condução da professora dra. Rosemeri Rocha – coordenadora do projeto de Extensão UM Núcleo. Os objetivos da Mostra são:
• Apresentar à comunidade curitibana proposições artísticas em diferentes modos de configuração.
• Promover encontros entre artistas da cidade e visitantes com o objetivo de aproximar a dança dos espaços públicos direcionados à arte.

FILHAS DA FRUTA  "é um coletivo, ajuntamento, colméia, família, árvore, composto orgânico pelas artistas Ailime Huckembeck, Camila Jorge e Má Ribeiro. O arranjo começou em 2011 para afinar no final de 2013. Pelas artes que são tantas, experimentamos o  improviso cênico-musical no encontro com as pessoas e lugares 
– O que temos para hoje? Qual é o prato do dia? A fruta da época?
Por essas terras, há algum bom tempo batemos ponto aos sábados pela manhã na Feira de Orgânicos do Passeio Público e caminhamos com o projeto Às Voltas".

• Proposta - Danças Performativas com as Filhas da Fruta:  
no movimento) que se faz por conta canto corpo

ali no tempo grama cimento rua mulheres homens crianças de todas as idades

convidamos todoxyz domingo dia 03­/04 para feira de improvisos

proposição futífera para juntos sermos sumo com o espaço

numa possível batida samba ijexá na árvore coco samba­fado funk do silêncio

às 11 horas abrindo o buraco da minhoca

na pracinha atrás das ruínas



SERVIÇO:


DANÇAS PERFORMATIVAS com Filhas da Fruta
+ IMPROVISO DANÇA E MÚSICA
DATA: 3 de Abril de 2016 (domingo)
HORA: 11h00 às 13h30
EVENTO GRATUITO

LOCAL: Praça João Cândido  – ao lado das Ruínas do São Franscisco  e entre a Rua Kellers, e a Rua Des. Ermelino de Leão – Largo da Ordem, Curitiba / Paraná – Brasil


REALIZAÇÃO:
* UM – Núcleo de Pesquisa Artística em Dança da FAP
* SummuS Contato Improvisação

APOIO:
* Fundação Cultural de Curitiba
* Cardumes em Rede
* Contacto Associação

+INFO:
* Improviso: www.facebook.com/improviso.curitiba
* Filhas da Fruta: www.facebook.com/Filhas-da-Fruta


UM - NÚCLEO DE DANÇA DA FAP: projeto de pesquisa e extensão universitária cuja proposta artístico/científica pensa o corpo-biotipo dos criadores-intérpretes como ponto de partida para criação artística. Coordenado pela professora Rosemeri Rocha, tem possibilitado a formação de criadores-intérpretes e também artistas coreógrafos, além de contribuir para a difusão das artes performativas com foco na improvisação.
SUMMUS CONTATO IMPROVISAÇÃO: Fundado em 2010 em Curitiba, é um Núcleo de Pesquisa e Difusão da Dança Contato Improvisação com proposições de Yiuki Doi, Marina Scandolara e Oberdan Piantino. Além de manter aulas regulares e participar de eventos culturais, o projeto produz jams, intervenções urbanas e oficinas de dança.
CARDUMES EM REDE: Articulações, comunicação e produção em danças e artes do movimento proposto por OberDan Piantino desde janeiro de 2014. Seu principal objetivo é o compartilhamento constante entre artistas, comunidade, professores em circuito, instituições e espaços privados para a sustentabilidade de estudos e práticas relacionadas ao contato improvisação, saberes corporais e artes performativas.
CONTACTO ASSOCIAÇÃO CULTURAL: Fundada em 2003 em Curitiba, é uma associação de caráter cultural e de assistência social, sem fins lucrativo. Visa promover a reflexão e capacidade crítica do indivíduo e a melhoria da qualidade de vida da população através da Arte e da Cultura.

EIXO “DO ESTADO”

Temática que remete às atribuições do ESTADO enquanto estrutura administrativa pública constante e permanente de garantia de direitos, independente da gestão governamental (política de Estado diferente de política de governo).

É necessário que o Estado em primeiro lugar reconheça as diferentes manifestações culturais, para que então aja em prol de sua proteção e de sua promoção, estabelecendo normas concretas de competência da União, Estados e Municípios.

Conforme consta da Constituição Federal de 1988, é prerrogativa estatal (dever do Estado enquanto administração pública) financiar atividades culturais que garantam a preservação da diversidade das manifestações da cultura. Link dos Artigos na Constituição: Clicar aqui.

É dever do Estado, como direito fundamental e de personalidade, dispor de recursos financeiros no fomento e na implantação de políticas públicas (ações, programas) que venham a incrementar o acesso à criação e à fruição dos bens culturais e o direito à informação, fazendo da cultura o veículo mais eficaz na inclusão social e reforçando-a como um direito fundamental dos indivíduos.

Ou seja, o Estado deve se encarregar de regulamentar, estimular, fomentar e viabilizar políticas públicas para a área cultural, adotando ações para implementação efetiva das normas constitucionais de proteção dos direitos culturais.

Segundo ensinamentos de Marilena Chauí, cabe ao Estado, “assegurar o direito de acesso às obras culturais produzidas, particularmente o direito de fruí-las, o direito de criar as obras, isto é, produzi-las, e o direito de participar das decisões sobre políticas culturais”.

O Estado deve agir diretamente através de suas políticas culturais, mas em muitas situações o fomento vem de maneira indireta, como nas leis de incentivo fiscal, por exemplo. É importante, todavia, que o Estado não adote postura de mero fornecedor de produtos culturais, além de que deve se ter muita atenção para que não ocorram desvios de finalidade e clientelismo (famosa política de balcão).

Além de acontecerem dentro de um âmbito interdisciplinar na administração pública, pois dialogam com diversos outros eixos, as políticas culturais devem ser construídas em conjunto com a sociedade.

Hoje, o SISTEMA NACIONAL DE CULTURA é a política cultural base do Estado com relação à Cultura. Funciona de forma sistêmica, em que municípios, estados e união devem manter um Plano de Cultura, Fundo para Cultura e Conselhos de Cultura. É aqui que entra a nossa elaboração do Plano Setorial de Dança de Curitiba, integrante do Plano Municipal de Cultura. Link do Sistema Nacional de Cultura: http://www.cultura.gov.br/snc.

Alguns exemplos práticos da relação Estado Cultura: cargos públicos (reconhecimento e espaço na estrutura da Adm. Pub.), fomento/incentivo, programas de: formação, capacitação, qualificação, preservação de memória e patrimônio, pesquisa, inclusão nas leis de diretrizes orçamentárias, planos plurianuais, etc.

ESCAMBO CINÉTICO: Yiuki Doi e Ralf Jaroschisnki

FONTE/INSCRIÇÃO: Sympla O Centro Cultural Teatro Guaíra através do Balé Teatro Guaí ra, em parceria com a ABABTG, lança a terceira oficina ...