CICLO DE OFICINAS EM DANÇA CONTEMPORÂNEA
Ritmos Ancestrais / Corpo Brincante / Contato Improvisação
Começa dia 10 de abril no Pulsão Desenvolvimento Pessoal - Curitiba
Diferente do que se imagina, não são as forças da gravidade em direção à Terra que encurvam e despotencializam os corpos. Antes disso, o que nos leva para baixo é o hábito de ceder para uma única direção (vetor) dessas forças.
No ciclo de oficinas Corpo Tônus Vital, compartilharemos modos de dilatar e equalizar a musculatura e, com isso, nos empoderar de processos neuro-cognitivos de organização do tônus que estão envolvidos nas artes dançar em contato, com ritmos ancestrais e brincar de transmutar-se em alegria.
A oficinas serão semanais (( TERÇAS )) cada uma com um enfoque, abordagens e metodologias diferentes.
|
|
Dança Contemporânea com enfoque em RITMOS ANCESTRAIS
TUM-tum, TUM-tum ...
Cada camada do cérebro humano expressa conexões com a ancestralidade que está presente em todos os elementos (memórias de movimentos do ÁGua, aR, TeRRa e FoGo). Dançar essa conexão é potencializar nossa expressão como indivíduos dançantes em contato com um mundo de possibilidades.
Metodologias e Abordagens
- Ritmos Ancestrais: como vivência de memórias transpessoais que tocam camadas mais profundas do corpomente. Uma ligação com a música do universo que ressoa em nossas células, órgãos e sistemas.
- Contato Improvisação: enquanto estratégia de preparação corporal para o conhecimento de particularidades expressivas como: escuta corporal; ritmos internos; auto-confiança e outros modos de reconhecer a presença cênica.
- Abordagens somáticas: procedimentos de auto-organização corporal: soltura e fluxo de energia; organização do equilíbrio, peso e qualidades corporais em contato com outros; ativação de camadas corporais na elaboração de imagens internas (anatomia criativa).
Professores
- Gide Ferreira: ator e artista-percussionista. Ganhou o prêmio de "Melhor Composição Musical" do Troféu Gralha Azul 2017 pelo espetáculo Macumba: Uma Gira Sobre Poder. Graduado no bacharelado em Artes Cênicas (FAP); Especialista em Neuroaprendizagem em Inteligência Corporal; Formado em Hatha Yoga; Terapeuta; Facilitador de cursos, workshops e encontros de comunicação assertiva.
- Dan Piantino: ( ver mini-currículo na última oficina )
|
|
Dança Contemporânea com enfoque no CORPO BRINCANTE
êta Alegriaaaa!
Nossa percepção se expande de maneira diferente quando sentimos uma onda, um som, um tom de alegria. Com ela, nosso tônus se torna mais disponível, a musculatura de engaja e as articulações ficam liberadas. Com essa potência corporal, podemos mover mundos e fundos, pisar forte no chão, soltar a voz, sorrir desde dentro. Acreditamos que dançar a alegria já é um repertório da cultura brasilis que podemos aplicar no desenvolvimento da consciência corporal.
Metodologias e Abordagens
- Corpo Brincante: partindo de movimentos da cultura popular, ativaremos nosso foco de atenção à alegria do corpo que se descobre potente de relações com o chão, com o ambiente e com outras pessoas; e capaz fazer da ginga seu modo de desenvolver-se em jogos dançados.
- Contato Improvisação: enquanto estratégia de preparação corporal para o conhecimento de particularidades expressivas como: escuta corporal; ritmos internos; auto-confiança e outros modos de reconhecer a presença cênica.
- Abordagens somáticas: procedimentos de auto-organização corporal: soltura e fluxo de energia; organização do equilíbrio, peso e qualidades corporais em contato com outros.
Professores
- André Daniel: ator, palhaço, dançador e arte-educador. Formado em Teatro pela FAP e especialista em Artes Híbridas pela UTFPR. Estudou canto e flauta doce no CMPB. Tem atuações na Cia Filhos da Lua de teatro de bonecos, na Trupe AhaOyá, no Grupo Nuspartus, na Trupe da Saúde e no Grupo Baquetá. Foi professor do Curso de Formação de Ator da Escola da Cultura da cidade de São José dos Pinhais. Em 2016 foi indicado, como Ator Revelação, para o Troféu Gralha Azul de teatro paranaense.
- Dan Piantino: ( ver mini-currículo na última oficina )
|
|
Dança Contemporânea com enfoque em CONTATO IMPROVISAÇÃO
Da gravidade ao vôo
Na dança pós-moderna, ceder para o chão é tomar impulso para saltar e, mais especificamente na Dança Contato Improvisação, é distribuir o vetores de peso para alicerçar-se em vôo... e também para entrar em jogo, performar, superar as lógicas convencionais de ego, gênero e hierarquias sociais. Para nossa consciência corporal, consideramos que o contato com a alteridade torna nossas particularidades mais potentes e reconhecíveis.
Metodologias e Abordagens
- Contato Improvisação: enquanto estratégia de preparação corporal para o desenvolvimento de particularidades expressivas em relação direta com a organização do tônus corporal. Controle do peso, corporalização entre uma base estável e também disponível ao deslocamento, centramento das ações e intenções de movimento.
- Abordagens somáticas: procedimentos de auto-organização corporal: relaxamento e fluxo de energia; organização do equilíbrio, peso e qualidades corporais em contato com outros.
Professor
- Dan Piantino: artista-professor em Danças e produtor cultural. Especialista em Dança: Educação e Cultura. Graduando no Bacharelado e Licenciatura em Dança da FAP-Unespar. Graduado no Centro de Artes da UDESC. Integrou o LAB de Dança-Teatro (ed. 2015) no Vila Arte. Articulador e produtor em dança por Cardumes em Rede. Dançarino integrante do UM – Núcleo de Pesquisa Artística em Dança da FAP/UNESPAR; e artista-professor pelo SummuS Contato Improvisação.
|
|
TERÇAS das 13h30 às 14h50 – enfoque em Contato Improvisação
PERÍODO: 10, 17, 24/abril e 8/maio
EVENTO: Contato Improvisação e Dança Contemporânea
(( Agendamento de Aulas Extras em contato@cardumesemrede.com.br ))
VALORES: 30 reais a oficina avulsa / 100 reais por 4 encontros
(( INSCRIÇÃO ))
|
|
|
Público participante
Não é preciso ter experiência prévia!
Além dos valores acessíveis, também oferecemos promoção para casais e desconto relacionado a permuta para estudantes, professores e artistas (acessar o formulário pelos botões de INSCRIÇÃO).
Diferencial
O curador do ciclo, Oberdan Piantino, explica que trabalhar uma metodologia contemporânea em Dança permite um produtivo diálogo pedagógico com os artistas-professores Gide Ferreira e André Daniel, "além de trazer diferenciais artísticos e intensificar a experiência de cada uma das 3 propostas".
Local
Pulsão Desenvolvimento Pessoal
• Rua Amintas de Barros, 757. Alto da XV. Curitiba
|
|
|
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário