CDS PARA AULAS DE CONTEMPORÂNEO: Unicamp São Paulo Brasil

Sempre houve uma grande dificuldade dos professores e alunos de dança contemporânea, em encontrar material sonoro que se adequassem aos exercícios coreográficos.

A procura de um repertório musical que ajude na configuração das aulas de dança, sempre foi um trabalho árduo para os professores.

Quando se procura uma música ternária, dificilmente se encontra algo que não seja uma valsa, e a sua dinâmica nem sempre é a que se encaixa para determinados exercícios. O mesmo se aplica a canções que são boas ritmicamente falando, mas que influenciam em nosso cérebro e corpo a medida que contém letras.

Trabalho ainda maior em descobrir ritmos com compassos irregulares, (5, 7, etc?), são problemas quase diário que atormentam por demais os profissionais da área de dança.

Por essas e outras, a coleção de cds para aulas de dança contemporânea, que hoje contém 2 volumes, ?Música Dança Contemporânea?

e ?Paisagens Rítmicas?, é indispensável para quem necessita de material sonoro adequado na sala de aula.

Esses dois trabalhos são objetos de pesquisa de anos de acompanhamento diário em salas de aulas em Universidades e Companhias de Dança de todo o Brasil, com professores renomados tais como; Holly Cavrell, Julia Zivianni, Clyde Morgan, Angela Nolf, Carlos Delgado, Eusébio Lobo e outros.

O volume 1 ? ?Música Dança Contemporânea?, é completamente acústico, foi elaborado à partir do pensamento de um músico acompanhando a aula.

Os ritmos que são abordados, permitem ao professor/coreógrafo uma dimensão enorme de possibilidades de movimentos.

Em todas as faixas são utilizados instrumentos de percussão oriundos de várias regiões do planeta, e a fusão desses acaba resultando em uma textura aúdio/corpórea das mais interessantes. Também foi pensado nesse cd, que o professor pudesse querer realizar o mesmo exercício com um andameto mais rápido (presto), então cada faixa está gravado novamente com uma velocidade um pouco mais avançada, permitindo assim essa possibilidade.

Já o volume 2 ? ?Paisagens Rítmicas? foi pensado e construído com um outro tipo de sonoridade, a dos instrumentos eletrônicos (virtuais), todavia ele também aborda os aspectos rítmicos, que acredito ser o principal elemento motivador dos movimentos corpóreos. O resultado desse trabalho, acabou criando a possibilidade das músicas serem levadas ao palco, devido a maneira como elas foram elaboradas. Como o próprio nome sugere, ?Paisagens Rítmicas?, ao ouvir as músicas você acaba tendo a sensação que as ?paisagens? vão se formando e se modificando a medida que os instrumento vão aparecendo e saindo.

Divan

Músico do Departamento de Artes Corporais da Unicamp 11-9765-8590

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Oi Boa Noite!! O Sr. Divan, teria algum e-mail por onde poderiamos entrar em contato??

    ResponderExcluir

ESCAMBO CINÉTICO: Yiuki Doi e Ralf Jaroschisnki

FONTE/INSCRIÇÃO: Sympla O Centro Cultural Teatro Guaíra através do Balé Teatro Guaí ra, em parceria com a ABABTG, lança a terceira oficina ...