Oficina de contato improvisação com Ralf Jaroschinski no Centro de Desenvolvimento de Ki, 7 de Abril de 2011, Curitiba - Brasil

CENTRO DE DESENVOLVIMENTO DE KI
Endereço: Rua 7 de abril, 830, 2° andar - Alto da XV - Curitiba - PR - Tel: (41) 3263 1217
Data: 7 de abril de 2011, quinta-feira
Hora: 14h até 17h
Investimento: R$ 20,00 para alunos do Centro de Desenvolvimento de Ki. R$ 40,00 para outras pessoas interessadas.

clip_image003

CONTATO IMPROVISAÇÃO: Nos primeiros anos, quando a técnica de Contato Improvisação surgiu (nos anos 70), ela imediatamente integrou alguns elementos do Aikido, como as quedas, o uso da energia e do centro do parceiro. Depois, como proposta artística, embarcou num outro caminho, investigando as possibilidades de movimento com duas ou mais pessoas. É óbvio que existe uma profunda relação entre o Aikidô e a Improvisação de Contato, mas também há uma diferença fundamental. A técnica de Contato Improvisação não é uma arte marcial. Não há ataque nem defesa. E nem a preocupação de sair do contato físico. Trabalha-se a disponibilidade e presença para que o contato permaneça o mais pleno possível para assim desenvolver a capacidade de escuta do movimento do(s) parceiro(s). Procuramos até transmitir nossa vulnerabilidade e abertura para encorajar um possível mergulho no desconhecido, isto é, não ter uma resposta pré-estabelecida do movimento a ser executado. Claro que existem exercícios que refinam a escuta e a disponibilidade dos praticantes e estes serão vivenciados nessa oficina.

Assim como num treinamento de Ki-Aikidô, não se vê o parceiro como oponente, mas como um verdadeiro parceiro. E quando há comunicação e união com o(s) parceiro(s), a conexão estabelecida pela dupla torna-se a fonte inspiradora para os caminhos dessa dança.

Ralf Jaroschinski nasceu no Sul da Alemanha e viveu no Rio de Janeiro na infância. Recebeu formação em balé clássico e dança moderna na Universidade de Musica e Teatro de Hannover, Alemanha, e em varias técnicas da dança contemporânea em Nova Iorque (EUA) com uma bolsa de Intercambio Acadêmico do governo Alemão. Teve como professores, Daniel Lepkoff e Alito Alessi. Vem trabalhando com Contato Improvisação há mais de quinze anos. De 1998 ate 2002 foi diretor e coreógrafo da Companhia de Dança do Teatro da Cidade de Hildesheim, Alemanha, e foi convidado por várias universidades e companhias de dança nacionais da Alemanha para criar obras. Há mais de dez anos ensina Contato Improvisação em vários festivais, escolas e estúdios de dança, principalmente na Alemanha, na Suécia, nos EUA, no Brasil e no Peru. Há três anos treina os bailarinos da Companhia de Dança de Göteborg e do Cullberg Ballet de Estocolmo, Suécia. E cria e apresenta obras inteiramente baseadas na técnica de Contato Improvisação.

clip_image004

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESCAMBO CINÉTICO: Yiuki Doi e Ralf Jaroschisnki

FONTE/INSCRIÇÃO: Sympla O Centro Cultural Teatro Guaíra através do Balé Teatro Guaí ra, em parceria com a ABABTG, lança a terceira oficina ...