O que é Contato Improvisação?

É um diálogo corporal de duas ou mais pessoas por meio de vocabulário sensorial composto de toque, peso e apoios.

É a aceitação do outro e de si na construção de uma dança única no presente – composta por impermanência, inércia, momentum, desequilíbrio e o inesperado.

Inclui a integração da energia (KI), buscando um nível elevado de percepção de movimentos, podendo ir do alto nível aeróbico à quietude física.

Os princípios que guiam as aulas são a consciência corporal, técnicas de relaxamento, fluxo de energia e expressão livre do movimento (peso, gravidade, condução, queda, rolamento etc.).

As primeiras investigações iniciaram nos EUA na década de 70, sendo associada ao movimento de contra-cultura, por ser uma dança igualitária e democrática.

Mediante a sua relevância artística-cultural, muitas universidades incluíram o contato improvisação na grade curricular como parte da disciplina prática e/ou conteúdo da história da dança. 

Atualmente é uma prática global sem barreiras físicas e culturais, pois agrega consciência corporal e dança social.

SummuS C.I.

P.S. Deixaremos postado um video do youtub que oferece uma boa idéia do que é contato improvisação.

 

Contato Improvisação na educação, nas artes e terapias de grupo.

Contribuições do Contato Improvisação para docentes da educação e do ensino fundamental, arte educadores, artistas, professores de todos os níveis, terapeutas e público em geral: O Contato Improvisação proporciona inúmeras possibilidades de desenvolvimento da percepção, da consciência corporal e das habilidades de expressão, assim como da capacidade de interação, comunicação e criatividade. Aspectos fundamentais para educadores, artistas e pessoas que trabalham com o ensino, com a saúde, com recursos humanos e com o público, entre outras. Nas oficinas de Contato Improvisação são oferecidas técnicas, dinâmicas de grupo, atividades e sistemas de interação e criação, que podem ser compartilhados e recriados nos processos de ensino, em processos criativos e terapêuticos, entre outros, em todas as idades. Proporcionando o desenvolvimento de inúmeras habilidades essenciais ao aprendizado motor, afetivo, intelectual, cognitivo, comunicacional e à interação grupal de maneira consciente, autêntica e criativa, o Contato Improvisação contribui para formar cidadãos mais aptos a vivenciar, de forma solidária e pró-ativa, as relações interpessoais, o potencial empreendedor e o exercício da cidadania.

O que é JAM?

JAM: Abreviatura de Jazz After Midnight, usada por músicos para designar encontros ou sessões de improvisação e adotada pelos contatistas para seu encontros livre de Contato Improvisação.

UMA REVOLUÇÃO SILENCIOSA - a prática do contato improvisação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESCAMBO CINÉTICO: Yiuki Doi e Ralf Jaroschisnki

FONTE/INSCRIÇÃO: Sympla O Centro Cultural Teatro Guaíra através do Balé Teatro Guaí ra, em parceria com a ABABTG, lança a terceira oficina ...