- O que é contato Improvisação?

Contato Improvisação é um sistema, em evolução, de movimento baseado na comunicação dos corpos que se movem em diálogo, contato físico e sua relação com as leis físicas que governam seu agir, gravidade, momentum e inercia. È uma dança de natureza improvisada onde os bailarinos não se esforçam em chegar a resultados mas sim buscam soltar a vontade de fazer para sentir o fluxo natural do movimento. O C.I. outorga a possibilidade de confiar em sua própria inteligência física para poder estar presente, com os sentidos abertos e a percepção expandida, no momento em que a dança é criada.

Jam é um espaço para a livre experimentação e de treino, por excelência, do Contato Improvisação (CI). Desde os primórdios dessa forma de dança, a Jam tem sido importante instrumento de formação do praticante e também de difusão da pratica; articulando artistas, simpatizantes e curiosos nas artes do movimento num espaço sem hierarquias e auto gestado.

Ana Alonso

___________________________


CONTATO IMPROVISAÇÃO busca dialogar e conviver com o outro e consigo mesmo na construção de uma dança única no presente. Sensível à impermanência, inércia, momentum, desequilíbrio e o inesperado, iclui a integração da energia (KI), buscando um nível elevado de percepção de movimentos. Os princípios que guiam as aulas são a consciência corporal, técnicas de relaxamento, fluxo de energia e expressão livre do movimento. Por ser uma dança igualitária e democrática e por sua relevância artística-cultural, muitas universidades incluem o CI na grade curricular como disciplina prática e/ou conteúdo da história da dança. Atualmente é uma prática global sem barreiras físicas e culturais, pois agrega consciência corporal e dança social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESCAMBO CINÉTICO: Yiuki Doi e Ralf Jaroschisnki

FONTE/INSCRIÇÃO: Sympla O Centro Cultural Teatro Guaíra através do Balé Teatro Guaí ra, em parceria com a ABABTG, lança a terceira oficina ...