Coletivo de artistas-professores em dança que propõe a pesquisa e difusão do Contato Improvisação em Curitiba e Paraná. Composto por Yiuki Doi, Marina Scandolara, OberDan Piantino e Diogo Rezende. Promove: aulas regulares, JAMs, Improvisos, Vivências para público em geral e Workshops para grupos de Dança, Teatro e Performance.

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

BRUMADINHO/MG: Convocatório ao encontro prático com LISA NELSON (3, 4 e 5 de Abril de 2014)

Está em vigor a convocatória para inscrição de bailarinos, performers, improvisadores, artistas interessados em participar do “Encontro Prático com Lisa Nelson”, de  03 (quinta) a 05 (sábado) de Abril de 2014.
O Encontro Prático, orientado pela artista Lisa Nelson que reside em Vermont/USA, é uma das ações que Dudude oferece em seu atelier, localizado em Casa Branca, município de Brumadinho-MG-Brasil.
Serão selecionados 20 artistas através de processo democrático de convocatória, a partir do currículo sucinto (até 20 linhas) e carta de intenção de cada candidato.

1. Por que fazer?
A oportunidade de  estarmos compartilhando, trocando, vivenciando ideias, propostas, olhares com artistas de outras terras, com realidades diferentes e distintas tem em si uma singular  importância. Para os artistas do Brasil, estar com profissionais reconhecidos e com trabalhos significativos no campo da dança atual traz um alimento potente com a consequência afirmativa na alteração de hábitos, no que implica a criação, a maneira com a qual cada um vê e sente a contemporaneidade.
2. Onde?
Casa/atelier da artista de dança DUDUDE
Residência Artística | Encontro Prático com Lisa Nelson
Casa Branca, Brumadinho/MG . Brasil
3. Para quem?
Bailarinos, performers, improvisadores, artistas interessados na linguagem da composição em tempo real via ativação dos sentidos e seus desdobramentos.
4. Tempo de duração
Imersão de três dias, durante as tardes, de 14 as 19:30hs, de quinta a sábado. No período das manhãs o atelier ficará aberto para os artistas participantes fazerem uso.
5. Data/Período
03 a 05 (quinta, sexta e sábado) de Abril de 2014
Dia 06 (domingo): Café da Tarde - Performance de Lisa Nelson e convidados,  às 17hs.

Informações sobre a proposta  de Lisa Nelson
  • Performers e criadores são bem vindos!
  • Laboratório: "Tuning Scores "
  • Composição, comunicação e o sentido da imaginação.
  • Tuning Scores é uma pesquisa que questiona sobre o que vemos quando olhamos dança.
  • Como a composição surge no corpo e no ambiente?
  • Com o foco nos sentidos da visão, toque e escuta como partituras que provocam espontâneas composições. Tornando evidente nossas opiniões sobre espaço, tempo, ação e desejo .
  • Quem somos e onde estamos?,  e como cada um de nossos sentidos faz sentido de movimento, iniciando um diálogo entre o ambiente  interno e externo, deixando que os sentidos  organizem percepções  sobre espaço, tempo, movimento e o desejo de compor nossa experiência. As partituras oferecem uma moldura para comunicação e colaboração que é construída pelos  participantes no ato da ação.
  • A prática do real-time editing (composição em tempo real)  e instant-replay , sintonizando gestos num jogo de auto percepção que leva a descobrir novas intenções a cada momento, deixando o espaço se revelar em estados de dança. Escutas afinadas disparadas pela ativação da percepção.

SOBRE LISA NELSON (USA)
Lisa Nelson mora nas montanhas de Vermont nos Estados Unidos, atua pelo mundo ministrando Workshops, palestras, apresentando Performances. Artista de uma importância singular para o avanço do entendimento para com a nova dança, onde participou do movimento revolucionário acontecido em Nova York nos idos anos 60/70, contemporânea de Yvonne Rainer, Nancy Star Smith, Steve Paxton entre vários outros.  Bailarina , performer, improvisadora, video-grapher e artista colaborativa .
Através de seu trabalho com vídeo e dança desde os anos 70, ela desenvolveu um material para construir composições espontâneas e performances , o qual nomeou de   " Tuning scores”.
Lisa Nelson ensina e cria danças em diversos espaços em muitos continentes e mantém colaboração com os mais variados artistas Steve Paxton, Daniel Lepkoff, Cathy Weis, Scoth Smith,  e Image-lab.
É co-editora da revista Contact Quaterly, uma revista internacional de dança e improvisação desde 1987.
Lisa Nelson desenvolve uma colaboração com Dudude desde 2010, ocasião da Inauguração do Atelier da artista, onde com supervisão de Lisa o agrupamento “small group”, por ela nomeado inaugurou as atividades do atelier. Esta será a primeira vez que Lisa estará fomentando o Encontro Prático com sua pesquisa Tuning Scores, aqui em Casa Branca-Brumadinho-MG

Mais informações, acesse os endereços abaixo:
http://www.movementresearch.org/criticalcorrespondence/blog/?p=2122http://www.independentdance.co.uk/author/lisa-nelson/
Das Inscrições
20 Vagas
As inscrições para o encontro deverão ser realizadas até 18 de Março de 2014, exclusivamente pelo e-mail: dudude@dudude.com.br
Os e-mails dos candidatos deverão ser identificados da seguinte forma. No campo assunto, escrever o texto: CONVOCATÓRIA ATELIER DUDUDE – LISA NELSON – + O NOME DO CANDITATO. E-mails enviados fora destas especificações não serão considerados.
No e-mail deve constar:
a) currículo sucinto (até 20 linhas)
b) carta de intenção do candidato.

O resultado será divulgado no blog de Dudude (coisasdedudude.blogspot.com) e no Facebook de Dudude (facebook.com/Dudude.Herrmann), estará disponível para consulta a partir do dia 22 de Março de 2014. Os selecionados também serão informados por e-mail.
Os interessados podem entrar em contato pelo email: prod.jackiecastro@uol.com.br ou pelos telefones 31.9673.4519 e 7814.1430 para tirar suas dúvidas.

* A produção não se responsabiliza pela hospedagem, alimentação ou transporte dos artistas selecionados, mesmo os que não residam em Belo Horizonte e arredores. Estes custos são de responsabilidade única e exclusiva dos candidatos.
Serão negociados descontos em pousadas e restaurantes da região para os selecionados.
* Será cobrada uma “TAXA DE USO” no valor de 200,00 (duzentos reais)
** Todos os participantes receberão certificado de participação.


Obrigada!
Dudude

Casa Branca, 17 de Fevereiro de 2014













































Nenhum comentário:

Postar um comentário