Coletivo de artistas-professores em dança que propõe a pesquisa e difusão do Contato Improvisação em Curitiba e Paraná. Composto por Yiuki Doi, Marina Scandolara, OberDan Piantino e Diogo Rezende. Promove: aulas regulares, JAMs, Improvisos, Vivências para público em geral e Workshops para grupos de Dança, Teatro e Performance.

segunda-feira, 7 de abril de 2014

Oficina do Ralf Jaroschinski (Alemanha) em Londrina - 12 e 13 Abril de 2014

Com prazer divulgamos a oficina do Ralf Jaroschinski (Alemanha) na cidade de Londrina. Depois desta cidade, ele ministrará oficina em Uberlãndia. Também no dia 18 a 21 de Abril, ele estará participando do Festival de Contato Improvisação de Porto Alegre – Sul em Contato. Então, para os amantes da dança, essa é uma ótima oportunidade para realizar a oficina dele em Londrina ;). Abraços.

• Mänus Arruda (Londrina)
• Maria Glória (Maringá)
• SummuS Contato Improvisação (Curitiba)
• Usina Cultural (Londrina)

EVENTO NO FACEBOOK

INSCRIÇÃO: Formulário on-line

Com prazer divulgamos a realização da oficina do Ralf Jaroschinski na cidade de Londrina. Abaixo todas as informações sobre o artista e a oficina.

CONVOCAÇAO Oficina Ralf Londrina 2014 (1)

 

PROPOSTA DA OFICINA:

No início das aulas nos conectaremos com o nosso centro e aumentaremos nossa consciência e escuta corporal. Descobriremos mais e mais nossos impulsos internos e as expressões autênticas em nossos movimentos. Experimentaremos as texturas das conexões com nossos parceiros, focalizando nas sinergias das ações e reações dentro de nossas danças e deixando os movimentos se cultivarem ao invés de os inventarmos. Como nossos movimentos serão conectados com a fonte do nosso centro, naturalmente vão ser caracterizados pela generosidade e integração e, assim, não vamos nos cansar. Além disso, vamos desfrutar da grande liberdade deles e do delicioso suporte do espaço. A dinâmica de nossa dança vai ser forte, única e surpreendente. Vai ser bem palpável que o Contato Improvisação melhora nossos reflexos, nosso equilíbrio corporal e mental e, enfim, também nossa saúde.

CONTATO IMPROVISAÇÃO:

Contato Improvisação é um diálogo corporal de duas ou mais pessoas por meio do vocabulário sensorial composto de toque, peso e pressão. É a aceitação do outro e de si na construção de uma dança única no presente. Inclui a integração da energia (KI), buscando um nível elevado de percepção da mente. Os movimentos que surgem da técnica lidam com a inércia, o momento, o desequilíbrio e o inesperado, podendo ir de um alto nível aeróbico a uma quietude física. Os princípios que guiam as aulas são a consciência corporal, expressão livre do movimento, técnicas de relaxamento, fluxo de energia e os princípios da física (peso, gravidade, condução, queda, rolamento, força centrífuga, etc.). A técnica nasceu nos EUA no início da década de 70, com Steve Paxton, e é associada ao movimento de contra-cultura por ser uma dança igualitária e democrática. Atualmente é praticada no mundo inteiro por ser uma excelente técnica de consciência corporal, sem barreiras físicas e culturais.

INSCRIÇÃO

 

DATA & HORÁRIO:

  • 12 de Abril de 2014 (Sábado)

    • Oficina: 15h -18h
  • 13 de Abril de 2014 (Dmingo)

    • Oficina: 10h-13h
    • JAM: 15h-17h

 

INVESTIMENTO:

  • R$90

 

LOCAL:

  • Usina Cultural (Av. Duque de Caxias, 4159/1469, Londrina, Paraná – Brasil

 

PAGAMENTO DA OFICINA: 

Preferencialmente via Depósito Bancário na CC abaixo. Favor encaminhar o comprovante de depósito no e-mail brasilemcontato@gmail.com ou levar o comprovante no dia da oficina.
TAMBÉM poderá efetuar o pagamento no dia da oficina.

Nome: Maria Glória Poltronieri Borges
Banco Itaú 341
Agência: 6874
Conta Corrente: 02882-9

 

INFORMAÇÕES:

 

SOBRE O PROFESSOR: Ralf Jaroschinski (www.ralfjaroschinski.de)

ralfNatural da Alemanha do Sul, viveu no Rio de Janeiro na infância. Formou em ballet e dança moderna na Universidade de Música e Teatro de Hannover, Alemanha, e em várias técnicas da dança contemporânea em Nova Yorque (EUA) com uma bolsa do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico. Encontrou a Contato Improvisação em 1994, os professores mais importantes foram Roberto Galván, Daniel Lepkoff, Alito Alessi, Martin Keogh e Nancy Stark Smith. Foi diretor e coreógrafo da Companhia de Dança do Teatro da Cidade de Hildesheim, Alemanha, de 1998 até 2002, e foi coreógrafo convidado para os ballets nacionais de Hannover, Karlsruhe e Munique em Alemanha entre outras companhias da Europa. Criou mais de 100 coreografias até hoje que foram apresentadas na América, na Europa e na Ásia.

Dançou em peças de Contato Improvisação projetadas por Brandin Steffensen (Nova Yorque) e Scott Wells (São Francisco, EUA), e em cooperação com Rosemary Hannon, Sean Feit e Andrew Wass entre outros produz varias obras de Contato Improvisação nos EUA e na Alemanha.
Ministra oficinas de Contato Improvisação regularmente desde 2004, participou como professor em festivais como "Encontro internacional de contato improvisação São Paulo (EICI)", "Contact in Rio", Rio de Janeiro, "Festival internacional de contato improvisação na natureza, Florianópolis", “Sul em Contato”, Porto Alegre, "Festival Internacional de Ballet" em Trujillo, Perú, “Santa Cruz Dance Festival”, EUA, "West Coast Contact Improvisation Jam (wcciJAM)" em São Francisco-Berkeley, "Touch & Play" em Cardona, Espanha, e "Israeli Contact Improvisation Festival (ICIF)" em Tel Aviv, Israel. Aí se apresentou dançando junto com Nita Little, Ray Chung, Benno Voorham, Felix Ruckert, Mirva Mäkinen, Brenton Cheng, Tim O’Donnell, Ingo Rosenkranz, Otto Akkanen, Lior Ophir, Fernanda Carvalho Leite, Ricardo Neves, Anderson Hanzen, Lili Zeni e Renzo Zavaleta Pella entre outros. Ensinou Contato Improvisação em varios estúdios e escolas de dança no Brasil, na Argentina, no Perú, na Colombia, nos EUA, na França, na Belgica, nos Países Baixos, na Alemanha, na Dinamarca, na Suécia e no Israel, e também na “Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)” e na “Faculdade de Artes do Paraná (FAP)” em Curitiba, na “Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)” em Porto Alegre, nas Universidades de Lima, Perú, e Tübingen, Alemanha, e na “Dans och Circushögskolan (DOCH)” em Estocolmo, Suécia. Colaborou com o “Centro Cultural Brasil Alemanha (CCBA)” em Recife, o “Centro Cultural de España en Lima”, e o "Goethe-Institut Lima". Enfim realizou varias obras de Contato Improvisação com “Terpsicore Proyectos” em Lima, “Danza Común” em Bogotá, Colombia, e “Dans och Circushögskolan (DOCH)” em Estocolmo e entreinou os bailarinos do “Balé Teatro Guaíra” em Curitiba, da “Compañía de ballet de Trujillo”, de “Danza Viva” e do “Ballet San Marcos” em Lima, de “Karen Peterson & Dancers” em Miami, EUA, da "GöteborgsOperans Danskompani" e do "Cullberg Baletten" em Estocolmo em Contato Improvisação.

ORGANIZAÇÃO:

    • Mänus Arruda (Londrina)

    • Maria Glória (Maringá)

    • SummuS Contato Improvisação (Curitiba)

    • Usina Cultural

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário