CURITIBA: DANÇAS PERFORMATIVAS + IMPROVISO DANÇA E MÚSICA (6 de Setembro de 2015)

Danças Performativas   Improviso 150906DY

DANÇAS PERFORMATIVAS – 6 de Setembro de 2015

Danças Performativas é uma proposta do Projeto de Extensão UM - Núcleo de pesquisa artística em dança da FAP, tendo como objetivos:

  • Apresentar à comunidade curitibana proposições artísticas em diferentes modos de configuração.
  • Promover encontros entre artistas da cidade e visitantes com o objetivo de aproximar a dança dos espaços públicos direcionados à arte.

Lançada no ano de 2010, no Museu Oscar Niemeyer (MON), atualmente conta com o apoio da Casa Hoffmann e ocorre bimestralmente, antecedendo o evento Improviso Dança e Música.

PROGRAMAÇÃO:

  • 11:00 – Danças Performativas
  • 12h às 14h – Improviso Dança e Música

PROPOSIÇÕES ARTÍSTICAS:
Curadoria: Rosemeri Rocha

// ruí(n)do
• Performes: Lívea Castro, Daniel Amaral e Machison Abreu (Curitiba/PR)
• Release: É uma proposição em dançamúsica que está em processo desde o início de 2015. Trabalhando juntos desde 2012, os artistas compartilham inquietações e buscam com esse novo trabalho uma maneira de aproximação e instigação do público - novos modos de criar relações; ruir e deformar vieses já enrijecidos. Um corpo que se constrói no risco e instabilidade da relação - corpo que, por estar em relação, resiste nas suas estratégias de viver.
• Duração: 30 min

- Lívea Castro: Bacharel em Dança pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR/FAP); integrante do UM - Núcleo de pesquisa em Dança da FAP; pesquisadora e propositora na área da dança na cidade de Curitiba-PR; compõe o espaço online MoverUrgências [moverurgencias.blogspot.com.br] que visa problematizar e instigar questões e vivências em dança. 

- Daniel Amaral: Violonista e compositor; bacharel em Música Popular pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR/FAP); estudou Violão Popular na Escola de Música do Estado de SP (EMESP); integrante do duo Miniconto.; desde 2009 articula-se com pesquisas em dança e em outras linguagens. 

- Machison Abreu: Licenciado em Música pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR/FAP); atua como violoncelista da Orquestra Latino-Americana da UNESPAR; é músico integrante da Uma (Certa) Cia. Cênica, bem como do Projeto CENA HQ (Patrocínio Caixa Cultural).

// Improviso Dança e Música
• Release: Prática aberta à comunidade em geral, onde os próprios participantes constroem as possibilidades expressivas e seus limites corporais. Dessa forma, além de integrarem um ambiente coletivo de criação e livre expressão, também exercitam sua cidadania no ato de dialogar, compor e habitar coletivamente o espaço.
• Duração: 2h


SERVIÇO

DANÇAS PERFORMATIVAS
HORÁRIO: 11:00 às 12:00
* EVENTO GRATUITO

IMPROVISO DANÇA E MÚSICA
HORÁRIO: 12:00 às 14:00
* EVENTO GRATUITO

DATA: 6 de Setembro de 2015

LOCAL: Casa Hoffmann - Centro do Estudo do Movimento
Rua Doutor Claudino dos Santos, 58. Largo da Ordem. Curitiba / PR.

REALIZAÇÃO: UM – Núcleo de pesquisa artística em dança da UNESPAR/FAP e SummuS Contato Improvisação

APOIO: Casa Hoffmann / Cardumes em Rede / Contacto Associação Cultural

CONTATO: (41) 88471256 / 9508-8142


UM - NÚCLEO DE PESQUISA ARTÍSTICA EM DANÇA DA FACULDADE DE ARTES DO PARANÁ: Surge em 1987, a partir de uma parceria realizada com a Fundação Teatro Guaíra, nominado Grupo de Dança e atualmente chamado “UM – Núcleo de Pesquisa Artística em Dança”. Desde 1994, foi enraizado na Faculdade de Artes do Paraná – FAP, onde passa a ser dirigido pela professora/pesquisadora Rosemeri Rocha no ano de 2000. Possui como proposta artístico/científica, focalizar o corpo-biotipo dos criadores-intérpretes como ponto de partida para criação, segue o viés dos processos perceptivos/cognitivos, atualiza, formula e corporaliza questões artísticas individuais e em grupo. Um referencial do Grupo de Dança da FAP é a participação e colaboração de músicos para desenvolver a Improvisação Dança e Música e a criação das trilhas sonoras. A partir de 2007 foi pensado e estabelecido um formato mais coerente para um grupo que ocupa um lugar dentro de um curso superior, com caráter de pesquisa e extensão, a criação de núcleos específicos de pesquisa em dança. Sobretudo, possibilita não apenas a formação de criadores-intérpretes, mas também artistas coreógrafos, dando mais visibilidade e crescimento para o UM, para dança em Curitiba-PR, como também do Brasil.
SUMMUS CONTATO IMPROVISAÇÃO: Fundado em 2010 em Curitiba, é um Núcleo de Pesquisa e Difusão da Dança Contato Improvisação com proposições de Yiuki Doi, Marina Scandolara e Oberdan Piantino. Além de manter aulas regulares e participar de eventos culturais, o projeto produz jams, intervenções urbanas e oficinas de dança.
CASA HOFFMANN – Centro de Estudos do Movimento: É a unidade da Fundação Cultural de Curitiba responsável pela promoção das estéticas do movimento. É um local de referência para artistas e outros profissionais com atuação nas áreas de dança, teatro, artes plásticas e educação. As atividades contam com a infraestrutura necessária ao desenvolvimento artístico, apoiadas em biblioteca, videoteca e cursos ministrados por artistas e coreógrafos. O imóvel, construído em 1890 e catalogado como unidade de interesse de preservação do município, foi totalmente restaurado e abriga o Centro de Estudos do Movimento desde 23 de março de 2003.
CARDUMES EM REDE: Articulações, comunicação e produção em danças e artes do movimento proposto por OberDan Piantino desde janeiro de 2014. Seu principal objetivo é o compartilhamento constante entre artistas, comunidade, professores em circuito, instituições e espaços privados para a sustentabilidade de estudos e práticas relacionadas ao contato improvisação, saberes corporais e artes performativas.
CONTACTO ASSOCIAÇÃO CULTURAL: Fundada em 2003 em Curitiba, é uma associação de caráter cultural e de assistência social, sem fins lucrativo. Visa promover a reflexão e capacidade crítica do indivíduo e a melhoria da qualidade de vida da população através da Arte e da Cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESCAMBO CINÉTICO: Yiuki Doi e Ralf Jaroschisnki

FONTE/INSCRIÇÃO: Sympla O Centro Cultural Teatro Guaíra através do Balé Teatro Guaí ra, em parceria com a ABABTG, lança a terceira oficina ...