CURITIBA: Improviso Dança e Música no 1º Domingo de Outubro (04/10/2015)

O Improviso Dança e Música de 4 de outubro terá um aulão gratuito de dança com Yiuki Doi. Baseado nas proposições da aula, acontecerá um jogo performativo de abertura do improviso, com participação especial do músico Jean Quevedo.

Atenção com o horário, o aulão começa às 11h e o improviso às 12h30, tudo isso na Casa Hoffmann.

Abraços.
SummuS Contato Improvisação
UM – Núcleo de Pesquisa Artística em Dança da FAP


 Aulão Yiuki   Improviso 151004DY

PROGRAMAÇÃO:

 

1a) AULÃO DANÇA CONTEMPORÂNEA

Proposta: Investigar novas maneiras de se mover através da percepção do centro de gravidade e da anatomia do quadril. A integração do centro com os membros superiores e inferiores permitirá a expansão da kinesfera de cada um. Com a liberdade de expressão ampliada através dessas investigações, proporemos diálogos kinesféricos entre os dançarinos para compor o espaço coletivamente.

Publico: Para pessoas interessadas em conhecer e perceber o corpo humano e desenvolver processos criativos nas Artes Performativas (dança, teatro, música, artes visuais, etc).

Ministrante: Yiuki Doi – professor e proponente do projeto SummuS Contato Improvisação (2010-). Bailarino da desCompanhia de dança (2005-) e integrante do Fórum de Dança de Curitiba (2010-). Foi bolsista residente da Casa Hoffmann Centro de Estudos do Movimento de Curitiba no ano de 2011 e 2012.

1b) DIÁLOGOS KINESFÉRICOS

Ambientação musical de Jean Quevedo acompanhado por jogos de conexões em dança proposto por Yiuki Doi.

  • Proposta: Yiuki Doi e Jean Quevedo
  • Participantes: Jean Quevedo e dançarinos do aulão “Diálogos Kinesféricos
  • Duração: 20 minutos

Jean Quevedo - músico compositor e professor. Formado em música teórica e prática na Escola Filarmônica Antoninense. Estuda música desde os 8 de idade e se dedica ao piano a mais de 14 anos. Trabalhou como professor de música teórica e piano na escola de atividades extracurriculares Vila da Cidadania e na Igreja Batista do Cajuru por mais de 4 anos. Atualmente, leciona desenvolvimento de jogos e sites na escola de informática Cedaspy e também é compositor de trilhas sonoras para jogos digitais. Suas composições podem ser acessadas na página https://soundcloud.com/jean-quevedo.

2) IMPROVISO DANÇA E MÚSICA

Prática aberta à comunidade em geral, onde os próprios participantes constroem as possibilidades expressivas e seus limites corporais. Dessa forma, além de integrarem um ambiente coletivo de criação e livre expressão, também exercitam sua cidadania no ato de dialogar, compor e habitar coletivamente o espaço.

SERVIÇO:

DATA: 04/10/2015 (1º dom de Outubro)

AULÃO DE DANÇA* C/ YIUKI DOI
Horário: 11h00 às 12h30

DIÁLOGOS KINESFÉRICOS*
Horário: 12h30 às 12h50

IMPROVISO DANÇA E MÚSICA*
Horário: 12h50 às 14h00

*EVENTOS GRATUITOS
ATENÇÃO: Não há necessidade de inscrição.

LOCAL: Casa Hoffmann Centro de Estudo do Movimento
Rua Claudino dos Santos, Nº58, Largo da Ordem, Curitiba, Paraná – Brasil

+INFO: summus.ci@gmail.com
Realização: UM - Núcleo de Pesquisa Artística em Dança da FAP e SummuS Contato Improvisação.
Apoio: Fundação Cultural de Curitiba, Cardumes em Rede e Contacto Associação Cultural


UM - NÚCLEO DE DANÇA DA FAP: projeto de pesquisa e extensão universitária cuja proposta artístico/científica pensa o corpo-biotipo dos criadores-intérpretes como ponto de partida para criação artística. Coordenado pela professora Rosemeri Rocha, tem possibilitado a formação de criadores-intérpretes e também artistas coreógrafos, além de contribuir para a difusão das artes performativas com foco na improvisação.
SUMMUS CONTATO IMPROVISAÇÃO: Fundado em 2010 em Curitiba, é um Núcleo de Pesquisa e Difusão da Dança Contato Improvisação com proposições de Yiuki Doi, Marina Scandolara e Oberdan Piantino. Além de manter aulas regulares e participar de eventos culturais, o projeto produz jams, intervenções urbanas e oficinas de dança.
CASA HOFFMANN – Centro de Estudos do Movimento: É a unidade da Fundação Cultural de Curitiba responsável pela promoção das estéticas do movimento. É um local de referência para artistas e outros profissionais com atuação nas áreas de dança, teatro, artes plásticas e educação. As atividades contam com a infraestrutura necessária ao desenvolvimento artístico, apoiadas em biblioteca, videoteca e cursos ministrados por artistas e coreógrafos. O imóvel, construído em 1890 e catalogado como unidade de interesse de preservação do município, foi totalmente restaurado e abriga o Centro de Estudos do Movimento desde 23 de março de 2003.
CARDUMES EM REDE: Articulações, comunicação e produção em danças e artes do movimento proposto por OberDan Piantino desde janeiro de 2014. Seu principal objetivo é o compartilhamento constante entre artistas, comunidade, professores em circuito, instituições e espaços privados para a sustentabilidade de estudos e práticas relacionadas ao contato improvisação, saberes corporais e artes performativas.
CONTACTO ASSOCIAÇÃO CULTURAL: Fundada em 2003 em Curitiba, é uma associação de caráter cultural e de assistência social, sem fins lucrativo. Visa promover a reflexão e capacidade crítica do indivíduo e a melhoria da qualidade de vida da população através da Arte e da Cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESCAMBO CINÉTICO: Yiuki Doi e Ralf Jaroschisnki

FONTE/INSCRIÇÃO: Sympla O Centro Cultural Teatro Guaíra através do Balé Teatro Guaí ra, em parceria com a ABABTG, lança a terceira oficina ...