Curitiba: Danças Performativas + Improviso Duplo em Novembro!

Nesse mês de novembro, além do nosso tradicional “Improviso Dança e Música” na Casa Hoffmann, temos “Danças Performativas + Improviso” na programação do evento “Semana o Design Transforma” que acontece no Museu Oscar Niemeyer. Vem dançar com a gente e apreciar a performance “Resíduos” do UM – Núcleo de Pesquisa Artística em Dança da FAP. Abraços. 

SummuS C.I. (Marina, OberDan e Yiuki)
UM – Núcleo de Pesquisa Artística em Dança da FAP

P.S. Confira a programação completa do “Semana o Design Transforma” no site: www.semanad.com.br

Danças Performativas   Improviso 1511

IMPROVISO DANÇA E MÚSICA: Espaço aberto para improvisação em artes performativas. O objetivo do encontro é apresentar à comunidade curitibana proposições artísticas em diferentes modos de configurações, sobretudo, proporcionar aos artistas e a comunidade em geral um ambiente de criação e investigação pela via da improvisação, nas relações entre as Artes Perfomativas (a Dança, a Música, o Teatro, as Artes Visuais e a Poesia). Dessa maneira, o Improviso Dança e Música é um ambiente coletivo que integra criação e livre expressão, agregando valores sociais, culturais e artísticos.

DANÇAS PERFORMATIVAS: Mostra de trabalhos artísticos que antecede o Improviso Dança e Música. Através da curadoria da Dra. Rosemeri Rocha, docente do curso de graduação em Dança da FAP, vem apresentando obras de artistas locais e convidados de outras cidades desde 2010. Atualmente, acontece bimestralmente. Nesse mês de novembro será apresentada a performance “Resíduos”, do UM – Núcleo de Pesquisa Artística em Dança da FAP.

RESÍDUOS é uma proposta artística que parte dos rastros de uma obra chamada “Encontros Dialógicos”, criada em 2014. Resíduos, investe no processo investigativo, a partir dos rastros e das questões individuas das criadoras. Similiaridades e contrariedades fazem parte das possíveis configurações da cena.

Concepção e dramaturgia: Rosemeri Rocha
Criação e interpretação: Gabriela D’Angelis, Giovanna de Oliveira, Lívea Castro e Mariah Spagnolo

UM – Núcleo de Pesquisa Artística em Dança da FAP: É um projeto de pesquisa e extensão da UNESPAR, existe desde 1987 e a cada década tem atualizado seus formatos artísticos. Tem como objetivo investir em processos perceptivos e investigativos do corpo como ponto de partida para criação. Aproxima alunos e ex-alunos da instituição, bem como interessados da comunidade em desenvolver, dialogar e compartilhar processos artísticos em dança.
 


PROGRAMAÇÃO:
(Atividades gratuitas e aberta à comunidade em geral)

01/11/2015 (dom) 

    • IMPROVISO DANÇA E MÚSICA* (Casa Hoffmann)
      Horário: 11h às 13h30

08/11/2015 (dom)

    • DANÇAS PERFORMATIVAS* (Museu Oscar Niemeyer)
      Performance: Resíduos
      Horário: 11h às 11h30
    • IMPROVISO DANÇA E MÚSICA* (Museu Oscar Niemeyer)
      Horário: 11h30 às 13h

ENDEREÇOS:

ORGANIZAÇÃO:

APOIO:

 


UM - NÚCLEO DE DANÇA DA FAP: projeto de pesquisa e extensão universitária cuja proposta artístico/científica pensa o corpo-biotipo dos criadores-intérpretes como ponto de partida para criação artística. Coordenado pela professora Rosemeri Rocha, tem possibilitado a formação de criadores-intérpretes e também artistas coreógrafos, além de contribuir para a difusão das artes performativas com foco na improvisação.
SUMMUS CONTATO IMPROVISAÇÃO: Fundado em 2010 em Curitiba, é um Núcleo de Pesquisa e Difusão da Dança Contato Improvisação com proposições de Yiuki Doi, Marina Scandolara e Oberdan Piantino. Além de manter aulas regulares e participar de eventos culturais, o projeto produz jams, intervenções urbanas e oficinas de dança.
CASA HOFFMANN – Centro de Estudos do Movimento: É a unidade da Fundação Cultural de Curitiba responsável pela promoção das estéticas do movimento. É um local de referência para artistas e outros profissionais com atuação nas áreas de dança, teatro, artes plásticas e educação. As atividades contam com a infraestrutura necessária ao desenvolvimento artístico, apoiadas em biblioteca, videoteca e cursos ministrados por artistas e coreógrafos. O imóvel, construído em 1890 e catalogado como unidade de interesse de preservação do município, foi totalmente restaurado e abriga o Centro de Estudos do Movimento desde 23 de março de 2003.
CARDUMES EM REDE: Articulações, comunicação e produção em danças e artes do movimento proposto por OberDan Piantino desde janeiro de 2014. Seu principal objetivo é o compartilhamento constante entre artistas, comunidade, professores em circuito, instituições e espaços privados para a sustentabilidade de estudos e práticas relacionadas ao contato improvisação, saberes corporais e artes performativas.
CONTACTO ASSOCIAÇÃO CULTURAL: Fundada em 2003 em Curitiba, é uma associação de caráter cultural e de assistência social, sem fins lucrativo. Visa promover a reflexão e capacidade crítica do indivíduo e a melhoria da qualidade de vida da população através da Arte e da Cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESCAMBO CINÉTICO: Yiuki Doi e Ralf Jaroschisnki

FONTE/INSCRIÇÃO: Sympla O Centro Cultural Teatro Guaíra através do Balé Teatro Guaí ra, em parceria com a ABABTG, lança a terceira oficina ...