Ritmoprática com Kusum Veronica Toledo

image
PRÁTICA COMPARTILHADA DA RITMOPRÁTICA

Prof.: Kusum Veronica Toledo

Data/Horário:

  • 4ª, 5ª e 6ªfeiras: 12:00 às 13:30 (tarde)
  • 4ª e 6ª feiras : 7:00 às 9:00 (Manhã)

Local:

  • TATAME AZUL / Espaço Clorofila
    Saldanha Marinho, 1110 -  fundos.

Atividade livre & gratuita


SOBRE RITIMOPRÁTICA

O bom uso de si, a utilização justa da própria força, é um desafio. É comum associar-se força à destruição - forças armadas militares, atômicas, nucleares. A força é, entretanto, uma realização do movimento, resultado dinâmico da movimentação. Somos fortes.

Em geral as pessoas estão se valendo do esforço, o uso de força além do necessário, obtendo então um mal resultado, desperdiçando energia. Por exemplo, a aplicação de um grande esforço para transformar a realidade externa sem o despertar da força interna, com a aplicação do movimento com foco em nossa própria vitalidade. Dependendo de onde aplicamos a força, muda nossa condição e também o traçado de nosso caminho. O preço de se aplicar força externa sem um princípio de geração de força interna pode ser destrutivo, assim como a aplicação do esforço, o uso de mais força que o necessário. O segredo de qualquer realização depende do dispêndio da mínima energia – só o necessário - em qualquer coisa que se faça, com o que podemos aplicar-nos a uma realização cada vez mais abrangente, confirmando que o mais importante é a geração de força interna.

A RITMOPRÁTICA é uma movimentação rítmica que estimula a geração da força interna. Na RITMOPRÁTICA intentamos a utilização do esforço zero/dispêndio da mínima energia, valendo-nos do peso do próprio corpo e o desequilíbrio do movimento para estimular a circulação sanguínea e gerar movimento rítmico, sempre acompanhado pela respiração que naturalmente se organiza e reorganiza adequando-se organicamente ao momento. Assim, ao longo de uma série contínua de vários exercícios rítmicos, vamos estimulando os diversos órgãos, centros energéticos, articulações e sistemas de nosso organismo, acompanhando sensações, sentimentos e pensamento, focalizados em cada movimento. Desta forma, estamos preparando uma condição bem favorável para desfrutar o dia e suas exigências.

Quando desequilibrados, utilizamos nosso próprio peso como alavanca, experimentamos o movimento da energia e encontramos/restauramos a força vital. A utilização de equipamentos especializados – como os pesos externos dos exercícios de musculação – ao invés de mover energia desgasta-nos, e terminamos por inutilizar nossa vitalidade. A força vital, crescente e envolvente, deve ser acionada de dentro, estimulada em sua fonte, através do movimento rítmico desequilibrado.

Através da repetição diária da série de exercícios da RITMOPRÁTICA, as três alavancas internas – ósseomuscular – digestiva; cardiocirculatória sanguínea; e cérebro-nervoso respiratória - movidas pelo desequilíbrio rítmico -, permitem a qualquer pessoa sentir o efeito milagroso dessa prática gratuita e independente.

Diferentemente daquilo que ocorre com aparelhos e equipamentos mecânicos, que se desgastam pelo uso, nosso organismo se fortalece naturalmente através do movimento. Diferentemente das máquinas, nosso organismo nasce, condiciona-se, libera-se, se forma e se transforma; sobrevive e morre pelo movimento.

Movimento é vida e vida é movimento contínuo, rítmico, espiralado e ascendente. Sem movimento rítmico nosso corpo se debilita, perdendo cada vez mais sua capacidade de sobrevivência. Não adianta procurarmos controlar a alimentação diária sem uma preparação efetiva do corpo para um melhor aproveitamento desse alimento, através do movimento rítmico integral, da mastigação com o corpo inteiro. Sem ele ficamos sujeitos à ingestão, assimilação e excreção precárias.

A mastigação não se realiza somente através dos dentes: devemos mastigar com o corpo inteiro, movendo-o todos os dias, realizando uma mastigação corporal integral. Pela importância que tem a integralidade do movimento e seu efeito em nosso organismo é que não se deve executar qualquer tipo de ginástica, ignorando a ordem proporcional do movimento físico/sensorial, sentimental e mental.

Com a RITMOPRÁTICA acionamos simultaneamente as três alavancas da vitalidade humana: a vontade, o sentimento e o pensamento. Somos fontes vivas de palavras que direcionam nosso destino, e quando realizamos o movimento integral de nossas potências, as palavras brotam naturalmente como abundante ouro verbal, uma das maiores riquezas que temos. A estimulação sanguínea controlada ritmicamente estimula as funções cerebrais, bem como ocasiona uma melhor oxigenação do cérebro. Assim não estimulamos somente nossa dimensão física, mas também nos colocamos em contato com a maior herança da experiência humana: a percepção de si e o verbo, ação-palavra criadora e transformadora, ação-palavra materializadora.

* A propósito, ver Kikuchi, Tomio, Sobrevivência Prática – Segredos. Fascículo 1, Capítulo IV. Editora Musso. São Paulo


Kusum Verônica Toledo

image

No religion

No socialism

No dogmatism

Brings us close to paradise

Only creativity does

F. Hundertwasser

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESCAMBO CINÉTICO: Yiuki Doi e Ralf Jaroschisnki

FONTE/INSCRIÇÃO: Sympla O Centro Cultural Teatro Guaíra através do Balé Teatro Guaí ra, em parceria com a ABABTG, lança a terceira oficina ...