II Festival Internacional de Contato Improvisação na Natureza - Gamboa- SC- Brasil - 8 a 16 de janeiro

Que tal uma imersão na natureza e na arte do movimento Contato Improvisação?

Galera, vagas sendo preenchidas, tudo fluindo! 

Interessados, apaixonados, curiosos, experientes, novatos...bem vindos!

Entrem em contato para garantir, pois as vagas são limitadas. 

Diariamente: Oficinas, Aulas, Performances, Jams, e muito mais!

transformandopelapratica@gmail.com

Vejam mais em: www.transformando2012.wordpress.com

agradecemos por divulgarem!

FESTIVAL TRIÂNGULO: Paragens e registros

MATÉRIA RETIRADO DO IDANÇA.

Mesmo que o ano esteja findando e fala-se mais em projeto futuros do que revisões, faço aqui um registro em torno do Festival do Triângulo, realizado de 27 de outubro a 02 de novembro, em Uberlândia, que chegou à sua 23ª edição. Desta vez, o encontro que mobilizou grupos amadores e formações profissionais foi organizado em torno do tema Partilhas na dança – Criação, Visibilidade, Resistência. Na programação, mostra infantil, mostra amadora, mostra profissional, residências. Desta vez, sem patrocinador, a Secretaria de Cultura do município bancou o festival, que teve orçamento acima dos R$ 400 mil.

Criar, tornar viável, resistir. Ações profundamente importantes para a dança brasileira acionaram as partilhas do Seminário Pedagógico e do Fórum de Debates coordenados pela bailarina e pesquisadora Marila Vellozo. Entre os encontros para conversar com os artistas, que tiveram participação dos especialistas Edy Wilson, Fábio Dornas e Gabriela Christófaro, e os eixos temáticos com importantes registros a se fazer. São recortes, memórias, mas ainda assim, pertinentes.

Marila apresentou um amplo e elucidativo panorama sobre a conjuntura e os contextos possíveis para a economia da dança. Insistiu nas condições de existência, nos ambientes, situações, demandas e ideias (replicadas inclusive) para a conjuntura brasileira. Debateu modelos como os das companhias estatais e alertou sobre a necessidade de ocupação de espaços pelo setor nos devidos colegiados, fóruns representativos e no Plano Nacional da Dança.

Com presença vigorosa e irrequieta, a mineira Dudude Hermann personifica a resistência. Vem de uma formação em grupos e companhias, mas fortalecida por ações individuais, atualmente aposta no que diz ser a “dramaturgia do pequeno”, pois não quer se transformar num CNPJ. Manifestou isso no palco, em A Projetista, integrante da Mostra Profissional, e em suas intervenções. Falou de farejamento, disse que professa verdades temporárias. Quer improvisar para sobreviver. Aposta em tecidos afetivos, cooperação, colaboração, microeconomia. Faz, à sua maneira, mineiramente, subversões criativas. Ironizou: “a arte não salva ninguém, mas uma bolsa salva”, “o artista não tem projeto, precisa existir”.

No encontro com a bailarina, professora e pesquisadora Lenira Rengel, que analisou a Mostra Infantil, lições de delicadeza com as crianças. Ela alertou para a não imposição de partituras estranhas ao corpos em formação e falou sobre o perigo dessas práticas, dos figurinos e trilhas musicais que promovem a erotização precoce às meninas e meninos inseridos no universo da dança. Lenira sugeriu ações de inserção, educativas, lúdicas. Propôs distensão de conceitos para dinamizar possibilidades de formação com a dança.

Na fala de Andréa Bardawill, o reforço da construção de espaços de convivência, tal qual o Festival do Triângulo e muitos outros pelo Brasil exercitam. Nesse sentido, ela defende, também, a construção de uma rede de afetos, possibilidades de construção de modos de convivência e de organização – “um mundo de existência possível para a dança”. Para tanto, fundamental é pensar em novas relações de gestão, saber o que eles (os investidores e gestores) querem ouvir e o que a gente quer falar. Os formatos podem ser diversificados, atentos a políticas e contextos, com curadorias e coordenações pedagógicas específicas.

Figura com articulação em festivais, mostras e bienais, Andréa tocou numa questão que perpassou diferentes falas em diferentes momentos, o formato competitivo. Nesse aspecto, ela frisou que um festival pode não ser competitivo, mas, em nada adianta, se continuarmos a ensinar e praticar a dança de forma competitiva.

Por isso, é preciso ser competente para não competir. Em recorrentes momentos, o tema da competição em festivais foi explicitado ou percorria as falas subliminarmente. Muitas vezes, artistas e grupos falavam da importância de estar no festival, de ser visível, de ser alguém através dele. Claro que há nisso um aspecto sobre a eficiência e a competência dessa história construída em 23 edições. O Festival do Triângulo é, sim, um instrumento de afirmação artístico-cultural da cidadania. Ela se vê orgulhosa, vestindo roupa especial, sendo aplaudida e aplaudindo seus pares no ginásio Sabiazinho.

Mas é preciso ir além. É importante relembrar que muita gente saudou a decisão pela não competição, estabelecida há uma década. Falam sobre a troca de gentileza, do pegar junto na hora de preparar a entrada no palco, nas permutas e intercâmbios de fazeres artísticos, na reorganização de seus fazeres a partir do contato com grupos daqui, da região, de outros Estados e mesmo países. São muitas as angulações deste Triângulo.

As competências são construídas de muitas maneiras. Nas apresentações, nas conversas dos fóruns e seminários, nos retornos dados por especialistas a bailarinos e coreógrafos. Elas também se organizam através da construção de redes de parcerias, de apoios, na forma de ocupar espaços de representatividade, na reinvenção constante dos procedimentos artísticos. A capacidade de ser competente é, também, a capacidade de saber fazer autocrítica, de reorganizar um contexto de atuação, um grupo e seus integrantes, as escolhas artísticas e estéticas.

A eficiência que compete a muitos teve recortes pontuais, relatos. Na mesa formada por Vanilton Lakka, Wesley da Rocha e Fernanda Beviláqua, por exemplo. Lakka contou como se vale de muitos contatos para construir a sua existência artística. São relações com instituições formais, coletivos artísticos e mesmo curadores. Assim, mantém-se em circulação pelo Brasil, América latina e Europa. Rocha, o Chocolate, falou da sua afirmação como artista e cidadão através da dança de rua. Isso o fez circular pelo mundo e, ao mesmo tempo, manter contato com sua comunidade, onde segue atuando. Fernanda explanou o modelo de articulação comunitária que possibilitou a criação do Olhares Sobre o Corpo, encontro anual que traz a Uberlândia grupos, coreógrafos, criadores e especialistas.

A produtora paulista Solange Borelli falou sobre articulações possíveis nas esferas públicas e privadas. Defendeu a necessidade de estabelecer diálogos e vínculos “com nossos pares e nossos ímpares”. Sábia metáfora, pois, como se falou nos fóruns, quem se apresenta é visto, mas também vê os demais. Nesse trânsito, fortalece seu repertório, podendo enriquecer seus procedimentos e produtos artísticos. Novamente uma questão de competência e não de competitividade.

Na explanação da produtora, a rubrica sobre a importância de não ter medo da palavra mercado. Isso, no contexto dos encontros possibilitados pelo festival, significa apostar na economia da dança sabendo, principalmente, acreditar no produto que se tem, na arte que se faz. Claro, a dança tem um tipo de organização específica. E é, preciso, sobretudo, articulações qualificadas. Para que isso aconteça, é bom que existam leis, projetos, editais. E é fundamental ser competente o suficiente para entender estes mecanismos e a forma de se apropriar deles.

Mostra profissional

Na programação da Mostra Profissional do Festival do Triângulo, a paisagem urbana é surpreendida por procedimentos de dança, reorganizando seu contexto. Contundente, agressiva pelos materiais e pelo impacto das ações dos quatro integrantes do grupo uberlandense Strondum, Carcaça 2 tem o mérito de não deixar os passantes sem alguma reação. Claro que o estranhamento é a primeira delas. Mas, depois disso, o público topa o jogo coreográfico.
De quais carcaças fala o grupo? Dos corpos humanos mortificados diante do contexto urbano e contemporâneo, da agressividade e da solidão em bandos, do impacto disso nos entornos das aglomerações humanas. Há um evidente discurso político amparado por uma opção estética. Ela se constrói entre socos, saltos, mortais, pontapés, murros. Mas, ao mesmo tempo, o impacto e o ruído dessas ações ganha nuances delicadas, com intervalos em que o objeto cênico (uma carcaça de carro corroída) vira contexto para um refreamento das potentes ações do quarteto. A praça vira, também, um palco de coreografias coletivas.
Nesta segunda versão em torno do mesmo projeto, o Stromdum insere pessoas do público dentro da tal carcaça. Aposta ainda mais no impacto/diálogo, ao mesmo tempo em que reinventa sua ação. A linguagem corporal construída tem a propriedade do vigor e da habilidade de enfrentar os riscos. Talvez, por isso, há tamanha sintonia com quem os assiste: viver em tempos de violência (de muitas ordens, inclusive políticas, estéticas, econômicas e sociais) é um desafio diuturno.

Na performance Arma Ação, Luana Magrela intervém de forma discreta no espaço público. Mas, uma vez percebida, tem a habilidade de atrair para si os olhares. O esgarçamento da relação tempo/espaço, a possibilidade de borrar a paisagem cotidiana, a inserção de um corpo dançante neste contexto, aciona compartimentos da sensibilidade.

Na atividade realizada na Praça Rui Barbosa, a personagem/performer despertou curiosidade de uns e, também, desdém de outros. Desacelerou o caminho daquele vendedor que saíra da loja, fazendo-o entortar mais de uma vez a cabeça. Refez minimamente o caminho do observador, reinventou trânsitos, reverteu em pensamento a ação corporal.

Dado na composição da personagem, impossível não perceber o figurino algo agressivo que aperta o corpo vestido em vermelho que, a princípio, surge coberto por um fino tecido. Os cabelos também são usados para ocultar a face (a identidade?!) da intérprete. Naquele corpo que enverga uma espécie de corpete feito com peças plásticas e complementado por ferros e fios, que chegam à face numa “focinheira” igualmente metálica há a construção, explicitação, de algum sofrimento. Ou, num viés contrário, uma denuncia pública sobre dores do feminino. São possibilidades de olhar para/lidar com aquilo que pinta a paisagem também pelo viés do inusitado.

Na ação/percurso de Luana Magrela, as instâncias estéticas que aproximam dança, performance e artes plásticas saúdam a transversalidade da arte contemporânea. E, ao mesmo tempo, aproximam o público (iniciado ou não) das muitas possibilidades de partilhas estéticas.
A programação teve ainda Anfíbios, de Ricardo Alvarenga. Significativamente com seu nome no plural, o trabalho é construído a partir da singularidade do procedimento performático de Alvarenga. A nudez é, evidentemente, um dos vetores que envergam a atuação. Mas não o único.

Claro que a proposta dramatúrgica se banha num misto de ousadia e irreverência ao falar também de gênero. Afinal, há um corpo masculino, nu, que se posiciona das mais diferentes maneiras em cena, revelando-se em distintas angulações. De frente ao que posa ser uma afronta, o intérprete minimiza essa possibilidade determinando-se a passear pela cena, com sua fraqueira-aquário.

Aliás, Alvarenga demonstra segurança e metódica habilidade em ligar com seus materiais de criação. De ponta cabeça, respirando dentro d’água com ajuda de um tubo, ele administra a cena e potencializa seu significado. Reverte a posição, subverte o jogo, distendendo o tempo de suas cenas, encharcando seu discurso estético nas águas da performance.

O líquido seminal, á água da origem, aquilo que o intérprete impulsiona com os cabelos para molhar o espaço cênico deságua em outras imagens. Depois da água lustral, que batiza Anfíbios de muitas possibilidades estéticas, há de se aguardar para onde tais procedimentos serão encaminhados. A correnteza fluída das subjetividades construídas até aqui assim permite.

Entre Paragens, entre vãos, entre discursos. Solene e sensorial, ritualístico, o trabalho do bailarino Daniel Santos Costa enverga procedimentos do teatro e da dança. Busca romper com a linearidade, distendendo o tempo, faz alegorias a personagens folclóricos, percorre caminhos do popular, mas fecha seu discurso com um quê de hermetismo erudito.

As trilhas da atuação do intérprete-criador formado na Unicamp são de preciosa corporalidade. Há uma visível e dedicada determinação de construção de partituras coreográficas na movimentação do intérprete. Seus recursos de máscara, figurino e mesmo as soluções cenográficas como o tapete/manto e o biombo estão a serviço da(s) criatura(s) que ele constrói no trabalho. Nesse trânsito, o trabalho ora joga com o lirismo e a delicadeza, ora com o abjeto e o tosco, numa invocação de transes, num trânsito de estados.

Claro que existem memórias cênico-sensoriais ritualizadas em cada movimentação. Não à toa, são sete as pedras que usa. O mesmo pode ser entendido quando faz citação da cruz de Jesus, ícone de expiação, culpa, dor, desencanto, quiçá redenção. Invoca também cantigas, parecendo querer ajustar contas com o boi da cara preta que povoou sua imaginação infantil. Deposita sobre tudo isso uma flor, reverencia as camadas e mais camadas de referências e significações que estão nos entre-lugares disso tudo.

Nestas elipses imagéticas, trilha Entre Paragens um percurso potente, que alude a estados de inquietação. Sofrem personagens e plateia no eco dessa encenação, nas reverberações da obra, nos desvãos das sensações produzidas pelo friccionar dessa estética. Deleitam-se, também, ambos, diante da riqueza do que se experimenta com o trabalho. O resto descobre-se nas frestas disso tudo.

Fôlego da terra

Coordenado pelo coreógrafo e pesquisador Dickson Du-Arte, o Terra Cota Dança Afrocontemporânea é um grupo que tem se destacado na cena de Uberlândia. Apostando na pesquisa e buscando conexões entre a capoeira, dança contemporânea, dança de rua e danças afro-brasileiras, o grupo tem elaborado um caminho próprio, tateando uma autoria e um pensamento para a sua dança. Nesta edição do festival, mostrou eficiência mais uma vez, agora com a obra Águas de Cheiro – Terras e Memórias.

Alguns dos integrantes do Terra Cota participaram da residência artística que Rui Moreira desenvolveu com intérpretes de Uberlândia. O resultado foi uma remontagem de Homens, montada originalmente em 2004, com a Cia Será Q., de Belo Horizonte.

O trabalho foi exemplo de preciosa capacidade de articular informações, desafiar corpos e reorganizar partituras de dança em novos contextos. O conceito de coreógrafo DJ foi exercitado com maestria por Moreira, que participou da apresentação. E é contundente a presença de Rui Moreira em cena. Ele enverga a dança. Elabora com o corpo muitos olhares. Sabe criticar, sabe ser irreverente. E sabe, acima de tudo, comover. O verbo se faz carne, corporificado nas muitas alegorias do trabalho

Mas esta remontagem de Homens ampliou as contaminações e replicações elaboradas pelo corpo contemporâneo que dança. O trabalho de Rui e seus oficineiros explorou contatos, tendo frente e fundo, tendo lapidações. No jogo de espelhos, ampliou espaços cênicos e corporais alargando as variações e os vértices deles, polidimensionando a dança que se viu. É como se o movimento começasse num corpo e terminasse no terceiro ou quarto, alinhado e unido, repercutido.

O diálogo de linguagens foi vigoroso e delicado. Um duo múltiplo entre b boys que, depois de uma batalha tênue e delicada, descansam seus corpos sobre novas compreensões de arte. Que a luta cotidiana lhes seja leve, que a dança enleve suas carcaças! Numa genuflexão silenciosa, é como se alguém soprasse aos seus ouvidos: que a terra lhe seja breve, que eu te ampare e você amplie meus horizontes no mundo.

Feito um dervixe malemolente num repente, Rui Moreira desatou nós da dança de seus intérpretes, dando-lhes corda para tecer novas redes. Lançou ao público sua trama de alegorias e elegias. Fortaleceu, redimensionou e ressignificou aquilo que reverenciamos como dança contemporânea brasileira. Tocados pelo que vimos no palco em estado pleno, revisitamos a reinvenção do humano no mundo. Assim, registramos na memória corporal o tanto de imagens e movimentos triangulados, multiplicados e partilhados pelo Festival de Uberlândia.

Carlinhos Santos é historiador, jornalista, crítico de dança, especialista em Corpo e Cultura: Ensino e Criação pela Universidade de Caxias do Sul e mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação (UCS). Também é titular da coluna 3por4, do Jornal Pioneiro, em Caxias do Sul, RS.

# Siga o idança no twitter.

Dança/SP/Workshop: Minako Seki (18 a 21 de Janeiro de 2012)

Workshop com a Bailarina Japonesa Minako Seki

  • Período: de 18 a 21 de janeiro de 2012 (quarta a sábado)
  • Horário: das 10h às 14h
  • Método: SEKI
  • Público: Workshop destinado à bailarinos, atores e pessoas que realizam atividades corporais.
  • Conteúdo do Curso:

- Waterbag-Body (Corpo Balão d’água)
- Hanging-Body (Corpo pendurado)
- Falling Body (Corpo caindo)
- Linhas de Gravidade
- Corpo como Onda
- Corpo na relação com Espaço
- Exercícios de Imaginação
- Exercícios de Improvisação

  • Investimento: R$ 450,00.
  • Local: Rua Guiará, 157 Perdizes São Paulo
  • Vagas: 15 pessoas
  • Inscrições até 27 de dezembro de 2011:
    Enviar ficha de inscrição em anexo para clagouvea@yahoo.com.br
  • Informações: Produção – Clara Gouvêa e Fabrício Licursi / tel.: 11 8236 7992 (Clara) e 11 8534 1249 (Fabrício).

Fênomenos como a Gravidade são origem de todo movimento. Sem a gravidade o Homem não poderia andar. Cada passo é uma queda ao centro da Terra. A queda tem um forte potencial para os movimentos. Os Homens percebem e recebem muitas informações a cada Segundo – consciente ou inconscientemente. Quando o corpo está pendurado na Terra, está relaxado e aberto para qualquer impulso. A idéia é que o corpo do bailarino é movido por estes impulsos e estes transferem-se para a sua Dança. Neste trabalho o participante é convidado a dancar com o centro do corpo. Para os japoneses é chamado “TAN DEN”.

Minako Seki é bailarina, coreógrafa e professora. Japonesa radicada em Berlin é fundadora da MINAKO SEKI Company e Co-diretora do Berlin Post School for Physical Theater-Dance.
Pertence à Terceira geração dos bailarinos de Butoh (Dance Love Machine, Tatoeba-téatre danse grotesque). Sua dança é baseada no Butoh, no Teatro-Físico, em Dança Contemporânea. Nomeia seu estilo de Dança como “Dancing Between” (Dançando no Entre). Os espaços entre podem lhe dar eternas possibilidades para criar movimentos. Em suas peças lida com a consciência e a inconsciência, descreve estados emocionais do Ser e os limites entre a realidade e a ilusão. Nos últimos 20 anos dedicou-se a pesquisa de sua própria técnica corporal e de ensino, e combinou as no SEKI METHOD. Lecionou em diferentes lugares do mundo e realizou suas produções na Europa, Estados Unidos, América do Sul e Japão.

Atualmente têm ensinado em: Institute for Applied Theatre Studies GieBen, “Teatret Cantabile 2- school of stage arts” na Dinamarca, Noruega Theatre Academy (Ostfold University Norway), Alanus University for Arts and Social Sciences, Folkwang University Essen and performance Studies University Hamburg.

DANÇA/CURITIBA: Edital de pesquisa em dança da Casa Hoffmann 2012: Inscrição do dia 29/11/2011 a 17/01/2012

Inscrições de 29 de novembro de 2011 a 17 de janeiro de 2012. A FUNDAÇÃO CULTURAL DE CURITIBA, de acordo com o contido na Lei Complementar nº 57/2005 e Lei Complementar de n° 59/2006, bem como no Decreto Municipal n° 1549/06, alterado pelo Decreto n° 661, de 26/06/07 e com fundamento na decisão da Comissão do Fundo Municipal da Cultura, constante da Ata nº 341/11, vem por meio deste Edital, regulamentar o procedimento para a seleção de projetos na área de ARTES CÊNICAS-DANÇA, intitulado “EDITAL PESQUISA EM DANÇA”. NOTA: Contém arquivos “PDF”, para abrir será necessário que você tenha o programa Adobe Acrobat Reader instalado. Caso você ainda não tenha este programa instalado acesse o site www.adobe.com.br para fazer o downloand gratuito do mesmo.

PARA BAIXAR OS ARQUIVOS DO EDITAL:

SITE DA FUNDAÇÃO: Clicar aqui.

Resultado, primeira convocação (13/02/2012):

1ª Convocatória Resultado 13 de Fevereiro_04

1ª Convocatória Resultado 13 de Fevereiro_02

Curitiba/Educ.Somática: Co.R.Po Saúde - WORKSHOP com WILSON SAGAE (11 de dezembro de 2011, das 14:00 às 18:00)

Co.R.Po Saúde -  WORKSHOP com WILSON SAGAE
11 de dezembro de 2011, das 14:00 às 18:00

Expressões cotidianas como 'melhorar a postura e respiração', 'ter mais energia e vitalidade com redução de tensão e stress' são usadas freqüentemente sem um aprofundamento maior sobre sua verdadeira compreensão. Como posso melhorar simultaneamente minha vitalidade, postura, respiração e relaxamento durante todo os dias no meu trabalho, em situações de stress e nas atividades do dia-a-dia?

  • Energia = capacidade de realizar movimento
  • Postura = maneira do corpo se posicionar no espaço, pré-requisito para uso eficiente de energia
  • Respiração = força pneumática ajusta condição interarticular e postural
  • Relaxamento = eliminação de esforço que é energia desnecessária para realização de movimento, ou seja, gasto energético que interfere como desperdício energético e prejudica a postura e respiração.
  • Relações Psicossomáticas = toda vez que pensamento e emoções ocorrem, o corpo se prepara para realização de movimento que não se efetiva, criando dualidade de movimento a favor e contra o próprio movimento

TODOS ESSES FATORES ESTÃO DIRETAMENTE INTERLIGADOS.
ALTERANDO QUALQUER UM DELES TODOS OS DEMAIS SÃO ALTERADOS.


Objetivo do workshop
Compreensão prática de aumento da eficácia de uso da relação mente e corpo como unicidade para as atividades profissionais e cotidianas.
Data: 11.12.11 (domingo)
Horário: 14:00 às 18:00
Local: Espaço Happy Dance
Endereço: Rua Moysés Marcondes, 620. Juvevê, Curitiba - PR (Tel: (41) 3252-2642)
Valores: R$60,00 (valor normal)
                R$50,00 (por pessoa, para pessoas vindo em grupo)
                R$50,00 (para pessoa acompanhando um aluno de Wilson Sagae)
                R$40,00 (para alunos de Wilson Sagae)
Inscrições e pagamento no dia
Mais informações: wilsonsagae@gmail.com
Acesse o site:
http://corpo.weebly.com

clip_image002

CURITIBA/DANÇA: Guaira 2 apresenta “Blow Elliot Benjamin” (16,17 e 18 de Dez 2011)

Blow Elliot Benjamin

O espetáculo, que estreou em agosto deste ano, traz texto e coreografia da conceituada diretora teatral Cleide Piasecki e cenografia e figurinos do premiado artista Gelson Amaral Gomes.

  • Classificação: Livre
  • dia 16, 17 de Dezembro às 20h30 e dia 18 de Dezembro às 18h
  • Início das vendas: 05/12/2011
  • Local: Guairinha

Informações:

Ingressos à venda na Bilheteria do Teatro e pela internet. Desconto de 50% para Cartão Teatro Guaíra na compra de até 2 (dois) ingressos, não cumulativo com outros benefícios previstos em lei.

Sessões:
  • 16/12/2011 - 20h30
    • PLATÉIA - R$ 10.00
    • BALCÃO - R$ 10.00
    • CADEIRANTE - R$ 10.00
  • 17/12/2011 - 20h30
    • PLATÉIA - R$ 10.00
    • BALCÃO - R$ 10.00
    • CADEIRANTE - R$ 10.00
  • 18/12/2011 - 18h
    • PLATÉIA - R$ 10.00
    • BALCÃO - R$ 10.00
    • CADEIRANTE - R$ 10.00

Curitiba/Dança: Peter Abudi apresenta “Uma trajetória em Tempo Real” (06 a 10 de dezembro de 2011)

clip_image001

Maria Daici Gonçalves de Lara
Coordenadora da Casa Hoffmann - Centro de Estudos do Movimento
Fundação Cultural de Curitiba
Phone: + 55 41 3321 3228 / 3321 3232
www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br

PMC+FCC_2011

Nova Zelândia International Arts Festival

MAIORES INFORMAÇÕES: http://festival.co.nz/about-us-and-contacts/want-to-perform/

A Nova Zelândia International Arts Festival é um festival de curadoria. Artistas são convidados a realizar pelo Director Artístico do Festival, Lissa Twomey.
A programação do Festival é um processo contínuo. Lissa Twomey passa parte de cada ano viajando pelo mundo em busca de artistas e performances para trazer para Wellington. Ela trabalha com empresas e artistas individuais para desenvolver projetos e programas, e este trabalho é feito muitas vezes anos de antecedência.
O line up de artistas no Festival de 2012 foi finalizado. Se você acha que você ou sua empresa tem uma proposta interessante adequado para o 2014 da Nova Zelândia International Arts Festival ou o Festival Jazz 2013 Wellington envie um email nzfestival@nzfestival.co.nz ou você pode postar informações ou convites para:
Director artístico
Nova Zelândia International Arts Festival
PO Box 10 113
Wellington 6143
nova Zelândia
Por favor, note que o Festival recebe um monte de informações e nem sempre é capaz de acusar a recepção da, devolução ou avaliação oferta ou feedback sobre o material.

DANÇA/CURITIBA: Uma trajetória em tempo Real com Peter Abudi (06 a 10 de Dezembro de 2011)

Olá!!
Quero compartilhar com você mais essa etapa, estruturação coreografica da Casa Hoffmann - Centro de Estudos do movimento.
apareça lá ENTRADA FRANCA.

Peter Abudi
clip_image001

JAM – Curitiba (primeiro domingo do mês no MON)

Costuma-se realizar JAM no primeiro domingo do mês no MON, Museu Oscar Niemeyer (1º andar). O evento é da organização do UM- Núcleo de pesquisa artística em dança da FAP e geralmente começa às 15h. Algumas vezes não acontece o improviso, mas é raro isso acontecer. Esse domingo, dia 04 de Dezembro de 2011, haverá várias performances, a Mostra começará 14:30 e no final das apresentações haverá JAM. Maiores informações sobre o evento favor clicar aqui.

MON – Museu Oscar Niemeyer
R. Marechal Hermes, 999, Centro Cívico, Curitiba, CEP: 80530230

ÔNIBUS (Ligeirinho, ônibus pratiado no tubo): Boqueirão/Centro Cívico (pode descer no ponto final do Centro Cívico)

Para consultar o ônibus entrar o site da Urbs de Curitiba (clique no “consultar linhas”). Também em Curitiba o tel 156, que é Central de Informação da Prefeitura Municipal de Curitiba, funciona muito bem (pode solicitar informação de como chegar no local, além de saber os horário dos ônibus). O site da Urbs também possui a relação dos horários de ônibus, para consultar ele clique aqui.

DANÇA/CURITIBA: Espetáculo do Balé Teatro Guaira (8 a 11 de Dezembro de 2011)

Espetáculos:

  • Drama (Estréia): Coreografia de Carmen Jorge
  • Treze Gestos de Um Corpo (Remontagem): Coreografia de Olga Roriz
  • Caixa de Cores (Remontagem): Coreografia de Luiz Fernando Bongiovanni.

Direção: Andréa Sério

Datas / horário:

  • De 08 a 10 de Dezembro às 20h30
  • Dia 11 de Dezembro às 18h

Ingresso: 10,00 R$ (inteira)

Local: Guairão

securedownload

Curitiba/Dança/Mostra: 04 de Dezembro no MON (início às 14:30)

Pessoal, se puderem venha nos prestigiar. É nesse domingo no MON, começa as 14:30, haverá varias perfôrmance e a entrada é franca.

  • Idealização: UM- Núcleo de pesquisa artística em dança da FAP
  • Curadoria: Rosemeri Rocha
  • Apoio: MON - Museu Oscar Niemeyer
  • Colaboração: Batton Organização de Dança, SummuS Contato Improvisação e Grupo kinesphere
  • Design: Juliana Alves

Abraços. Yiuki Doi

clip_image001

DANÇA/CURITIBA: Téssera Companhia de Dança UFPR (temporada: 30 de nov a 04 de dezembro de 2011)

CAROS AMIGOS:

Olá! Como vão? Encaminho este flyer lembrando que no final do mês (de 30 de novembro a 04 de dezembro) teremos a estreia da Téssera Companhia de Dança da UFPR, com o espetáculo VALSA Nº 30, de minha autoria, baseada na peça de Nelson Rodrigues 'Valsa Nº 6'. Aguardo a sua presença, no Teatro da Reitoria da UFPR, às 21h00!!! A Entrada é Franca!

Abraços.

Cris Wosniak.

clip_image001

Curitiba/Dança/Política: Fórum aberto de dança (26 de Nov de 2011–Sábado)

Convidamos todos vocês para os
3o e 4o ENCONTROs DO FÓRUM ABERTO DE DANÇA - CICLO DE PALESTRAS E ESTUDO SOBRE POLÍTICAS PÚBLICAS EM DANÇA
Tema: Micro e macro relações entre especificidades da Dança: produção, circulação, programação de eventos, projetos artísticos, ambientes acadêmicos, gêneros/estilos de Dança e

Colegiado Setorial de Dança, Assembleias e Pré-Conferências setoriais

Data: 26/11/2011 - sábado

Horário: das 14h às 18h
Local e Apoio desta edição: Entretantas produções
Endereço: Rua Fernando Amaro, 650 ap 71- alto da xv

Coordenação e Concepção: Marila Velloso

Realização: Grupo de Pesquisa em Dança da UNESPAR, Setor de Extensão da FAP/UNESPAR, Fórum de Dança de Curitiba e emovimento...: e produção

Aguardamos vocês lá! qquer dúvida contactem neste email ou pelo telefone: 41. 9953 8181

DANÇA / FLORIPA: 9 a 12 de Dez 2011 & 5 de jan 2011

ENTRANDO EM CONTATO - projeto de difusão, formação e intercâmbio do Contato Improvisação

Recebe Otto Akkanen (Finlândia) para uma série de atividades entre 9 e 12 de dezembro de 2011.

  • Serão gratuitas e abertas a todos os interessados!
  • Vagas limitadas.
  • Inscrições e mais informações: entraemcontato@gmail.com ou 48 99576777 (Ana) entrandoemcontato.blogspot.com

Apoio: UFSC, Udesc e PlanoB coletivo de experimentações em dança.

 


PROGRAMAÇÃO:

 

9 de dezembro de 2011

  • favor chegar 10 min antes.
  • Local: Espaço 1 do Ceart/Udesc 

PERFORMANCE:

1) "Everything's the same" – Tudo é o mesmo
20 min – Otto Akkanen

2) “A sós”
20 min – Lincon Soares (criador – interprete)
Direção: Diana Gilardenghi
Release: No lugar que habito, ocupo um lugar no espaço. Espaço-corpo que é a nossa presença, nosso estar no mundo. Em posições, gestos e atitudes o tédio e a expectativa...transitando entre os estados de dispersão e vigilia.

3) “Jogo”
20 min – coletivo PlanoB, Otto Akkanen e convidados


 

10 de dezembro de 2011

 

OFICINA:

  • Horário: 10h as 13h e das 15h as 18h
  • Local: sala de dança 1 – Bloco Vermelho Ceart/Udesc
  • Inscrições: enviar nome, idade, contato e breve curriculo.

1) LIGHT FALLS: Cachoeira de Luzes ou Quedas leves

Tão fácil como a luz cai prá dentro de seus olhos
O peso cai por dentro de você
Peso não é uma coisa, é uma força com direção
Nós podemos guiar essa direção
Nos movemos por meio desse trabalho de forças e direções
Nós podemos determinar direção e força
Prá cair ou levantar? O que você deixar cair? Onde você levanta?
O que acontece se deixo simplesmente acontecer?
Prá deixar não é só ficar sem mente. Não é ficar passivo.
Como posso deixar o momento acontecer desse jeito?

2) CONTATO IMPROVISAÇÃO.

Se eu disser que não é um curso básico, eu estarei mentindo.
Tudo sempre diz respeito ao básico. É a profundidade da sensação que nos faz avançar.
Se eu disser que é um curso básico, também estarei mentindo.
Nós iremos ao contato improvisação realmente simples.
Movendo sozinhos e juntos, concentrando como eu sinto as forças ao meu redor. E estarei falando sobre física.
Se você puder, traga seu notebook e canetas, lápis contigo.

JAM:

  • Data: 10 de dezembro de 2011.
  • Horário: 19:30h as 21:30h
  • Local: sala de dança 1 – Bloco Vermelho Ceart/Udesc

Espaço seguro e aberto á livre experimentação do movimento improvisado! Músicos são bem vindos!!!


12 de dezembro de 2011

 

AULA ABERTA

  • Data: 12 de dezembro de 2011. Horário: 14:30h as 17:30h
  • Local: Laboratório de dança – CDS/Ufsc
  • Inscrições: enviar nome, idade, contato e breve curriculo.
  • Atividade integrada ao projeto de extensão Dança, Poesia e Movimento, coordenado por Vera Torres, CDS/UFSC.

SHAPES OF SNAKES: formas das cobras.
Nesta aula eu quero concentrar na coluna e no torso.
Quando nós podemos usar a fluidez da coluna e quando é bom ter mais força e suporte dela?
É possível combinar estas duas qualidades e ter uma coluna fluida e forte, canalizando o peso para dentro da terra e recebendo o suporte da terra dentro da coluna.


7 de dezembro 2011 e 5 de janeiro de 2012

 

INTERCAMBIO PLANOB

Entre  Otto e PlanoB realizam intercambio de convivência e arte. Ações espontâneas em Florianópolis e região podem brotar dessa interação!

 


CURRUCULUM

OTTO AKKANEN

Encontrou CI aos seus vinte anos, ficou tão envolvido que foi estudar dança por três anos, graduou-se e desde então tem trabalhado como um artista individual executando suas obras solo, bem como dentro de diferentes grupos de improvisação coreografias. No entanto CI permaneceu e permanece a sua prática principal e ele foi ensinando CI em vários lugares como Moscou, St. Petersburgh, na Sibéria, Ibiza, Berlim, Buenos Aires, Brasil e, claro, sua “casa” da cidade de Helsínquia, Finlândia. Durante os últimos seis anos seus professores mais inspiradores foram os colegas professores e dançarinos da comunidade de CI de Helsínquia com quem também está organizando o festival “Esquiando na Pele” na Finlândia.

  • Currículo: Otto Akkanen - Dançarino e social worker.
  • Formado na Pohjois-Ammattiopisto Karjalan, Outokumpu (politécnico em dança)2006. Diakonia-ammattikorkeakoulu, Järvenpä (educador de jovens) 2001.
  • Työväen Akatemia, Kauniainen approbatur (pedagogia) 1997.
  • Como dançarino, desde 2004, participou de diversas coreografias em solo, duo e trio apresentadas e criadas entre Helsinki, Liverpool, Altai, EUA e Finlândia.
  • Expôs em mostras fotográficas entre 2003 e 2007 em Benin, Contact Quaterly (EUA), Finlândia e Alemanha. Criou em vídeo dança entre 2001 e 2004.
  • Trabalhou em várias associações Kierre Streetperformances como em organizator, performer e registrador: Lahti, 2000, 2001, Helsinki (2001) e Outokumpu (2001).
  • Responsavel pela organização de: ECITE 2010; "Esquiar em Pele - Festival Contato Finlândia" (2007 - 2010); "Ota yhteyttä" Midsummer Festival de contato improvisação 2002 e 2004, "Sisuraja Club" 2002 – 2003.
  • Ensinou em festivais de Contato: Finlândia, Brasil, Argentina, Ibiza 2011; Itália 2010. Brasil, Argentina, Ibiza, Altai, 2009; Finlandia 2008, 2009 e 2010. Berlin e Moscovo 2008.
  • Oficinas em São Petersburgh, Tumen, Surgut, Kiev, da Finlândia 2008 Universidade de Esportes, professor da época de 2006, 2007 e 2008


VÍDEOS & FOTOS
  http://www.facebook.com/l.php?u=http%3A%2F%2Fwww.youtube.com%2Fwatch%3Fv%3DEbg_vFaYG8U%26feature%3Dshare&h=aAQG9WAtWAQF0hrctLhbvrfRxPvEePiEr8M3WVLZBSDcoIg

DANÇA/CURITIBA: 19 e 20 de Nov 2011

IMP - Investigação do Movimento Particular
convida::

LAB_09 BAGAGEM danças que carrego comigo (projeto BAGAGEM IMP)

DATA: 19 e 20 de novembro 2011
HORÁRIO: 18h
LOCAL: Vila Arte Espaço de Dança (Rua Saldanha Marinho, 76 - sala 03, Curitiba – Paraná – Brasil
TEL: (41) 3233 8034

------ ENTRADA FRANCA ------


RELEASE: “O projeto BAGAGEM IMP deseja carregar pelo mundo as experiências, danças e memórias dos integrantes do núcleo, assim como compartilhar com o público as reverberações dessas experiências pessoais que hoje estão incorporadas no coletivo através desta mostra de processo de criação. No LAB_09 apresentamos a primeira etapa de realização deste projeto, composta por 4 cenas interligadas e elaboradas a partir de diferentes pontos de vista sobre nosso tema de pesquisa.
O conceito de olhar estrangeiro, daquele que vê pela primeira vez, a sensação de estranhamento ou de fascinação pelo novo, pelo outro, as fronteiras que delimitam espaços, a adaptação e a contaminação são elementos que nos transformam internamente, transformam nossa relação com o mundo e porque não dizer transformam nossa relação com a própria arte, com o movimento. É com este olhar estrangeiro que aqui estamos, dançando as danças que carregamos.”


Artistas Criadores: Ailen Scandurra, Bel Nejur, Carolina Beltrame, Cínthia Lago, Douglas Satori, Gabriel Machado, Juliana Chinasso, Maíra Lour, Mariana Mello, Michelle Camargo e Regiane Kusnick
Orientadora: Juliana Adur
Colaboradores: Alexandre Zampier, Cintia Napoli, Daniel Kleiber, Juliana Kis e Sarah Rosenkrantz
Realização: IMP - Investigação do Movimento Particular e Vila Arte Espaço de Dança
Apoiadores: Pé no Palco Atividades Artísticas, WTF?!filmes e Padaria América

clip_image002

IMP - Investigação do Movimento Particular
{núcleo de pesquisa em dança}

Juliana Adur
juliana.adur@hotmail.com
www.movimentoparticular.blogspot.com

C.I. com bebê

Dança na Pedreira: Votorantin-SP (24 e 26 de Nov de 2011)

313226_274789559230721_100000990378835_767002_974197446_n

Cidadania/Cultura/Brasil: Abaixo-assinado PELA APROVAÇÃO URGENTE DA PEC 150

Pessoal, assinar é simples, precisa de titulo e CPF. Se a PEC 150 for aprovado mais verba serão destinado à cultura em todo o Brasil. A construção da cidadania é feita mediante a educação e cultura em parceria. Vamos votar!!! ABraçossss Yiuki

Site para votar: http://www.peticaopublica.com.br/PeticaoVer.aspx?pi=P2011N16008

Curitiba/Dança (05 de nov): Ballet Teatro Guaíra

Olá amigos convido vcs especialmente para ver este meu primeiro trabalho com o Balé Guaíra. Vai ser na rua, ocupa a quadra toda do Centro Cultural Teatro Guaíra. Teremos 8 videodanças compostas especialmente, imagens captadas em tempo real e tudo reproduzido nas paredes do prédio. Som ótimo do Vadeco e da Banda Klezmorim ao vivo. Pinturas do Retamozzo e muito mais. COREOGRAFIAS PARA AMBIENTES PREPARADOS.
Muito descontraído e divertido!!!
Apareçam. Bj Carmen

cpap flyer virtual

Santa Catarina / Dança (8-16 de jan 2012): II Festival Internacional de Contato Improvisação na Natureza.


Transformando pela Pratica II Festival Internacional de Contato Improvisação na Natureza.

Gamboa- SC Brasil do 8 a 16 de Janeiro 2012.

Nesta nova oportunidade, Transformando pela Pratica, te convida a participar de um encontro onde o foco principal e o Contato Improvisação na natureza conduzido por uma equipe internacional de docentes com ampla experiência na pratica do Contato Improvisação.

Propondo dinâmicas vivenciais que nos permitirão observar temas como: convivência\ autogestão\comunidade\responsabilidade coletiva...

Durante o festival do dia 8 a 16 de Janeiro, a grade de atividades, como: palestras, vídeo-conversas, aulas, workshops intensivos, Jams, noite de performances, criação coletiva, atividades na natureza, aulas para principiantes entre outras...  Serão criados pela equipe de professores convidados durante o encontro de professores nos dias 6 -7 de janeiro a abertura oficial do festival será dia 8.

Num ambiente saudável em contato com a natureza, um encontro para relaxar, conviver, refletir, celebrar a dança viva!

www.transformando2012.wordpress.com

Cartaz 2 borboleta port


Transformando por lá Pratica II Festival Internacional de Contact Improvisacion en lá naturaliza.

Gamboa- SC Brasil del 8 al 16 de Enero 2012.

En esta nueva oportunidad Transformando por la Practica te invita a participar de un encuentro donde el foco principal será el ContactImprovisación en la naturaleza conducido por un grupo internacional de profesores de amplia experiencia en la práctica del Contact Improvisación.

Proponiendo dinámicas que nos permitirán observar temas tales como: convivencia\autogestión\comunidad\responsabilidad colectiva...

Durante el festival del día 8 al 16 de Enero, el cronograma de actividades como: conferencias, video-conversas, clases, workshops intensivos, jams, noche  de performance, creación colectiva, actividadesen la naturaleza, clases para principiantes, entre otras... serán creadas por el equipo de profesores invitados durante el encuentro de profesores los días 6 y 7 de enero, la abertura del festival será el día 8.

En un ambiente saludable en contacto con la naturaleza un encuentro para relajar, convivir, reflexionar y  celebrar la danza viva!

www.transformando2012.wordpress.com

Cartaz 2 borboleta espanhol


Transforming through the Practice II International Contact Improvisation Festival in Nature.

Gamboa -SC-Brazil from 8 to 16 January 2012.

For this new opportunity Transforming by Practice invites you to attend a gathering where the main focus will be Contact Improvisation in nature conducted by an international group of teachers with extensive experience in the practice of Contact Improvisation.

Offering the dynamics that allow us to see issues such as cohabitation, self-management, community and collective responsibility.

The schedule of activities such as lectures, video conversations, lectures, intensive workshops, jams, evening performances, collective creation, nature activities, lessons for beginners, among others will be created by the team of visiting professors during the teachers meeting on 6th and 7th January. The opening of the festival is on the 8th.

In a healthy environment in contact with nature, a gathering to relax, live, reflect and celebrate the live dance!

www.transformando2012.wordpress.com

Cartaz 2 borboleta ingles

Curitiba / Dança (12 de nov. 2011): Oficina, Mostra & JAM.

 

Seminário AprimorandoContato

“Queremos mostrar um pouco do processo de pesquisa do grupo de extensão em Contact-Improvisation da FAP — AprimorandoContato. Ao final da mostra será proposto um improviso (JAM) envolvendo os participantes do projeto, os participantes das oficinas e o publico presente. As atividades são direcionadas a bailarinos e não bailarinos, interessados na pesquisa sobre... o corpo e o contato improvisação.”

Iniciativa: Ryan Lebrão & Christopher Michael

Inscrições pelo e-mail ou na hora.
Informações : ryanlebrao@hotmail.com
Valor: Colaboração espontânea (sugestão R$30)
Endereço: Rua dos Funcionários 1758 – Cabral

Oficina B.M.C. com Marila Velloso

• Data: 12 de novembro (sábado)
• Horário: 9:30 – 12:00
• Sala: TeLab (FAP – R. dos Funcionários 1758 – Cabral)

Uma “pegada” na dança: o que é preciso se levar em conta para visivelmente fazer de uma dança ou movimento uma ação clara e precisa? Que se pegue o movimento e a dança “pela mão”, ativando as ações de ceder, empurrar, alcançar, puxar... pôr a mão, pegar, pesar, lançar... soltar. Para dançar consigo mesmo, com o chão, com o outro, com o espaço, com o ar, com o tempo alterado pela sensação do que se faz. Clarear ações, dançar com precisão, entender melhor o que se quer e o como se faz o que se escolhe para fazer... fazendo.

Oficina C.I. com Yiuki Doi

• Data: 12 de novembro (sábado)
• Horário: 14:00 – 16:30
• Local: Sala3 TElab (FAP – R. dos Funcionários 1758 – Cabral)

A percepção do ponto e suas reverberações no corpo do bailarino. Dentro da consciência corporal, assim como na geometria euclidiana, existe um grau de complexidade crescente que é ponto, linha, superfície e volume. A partir do “ponto” vamos buscar um trabalho de aterramento, respiração, olhar, dissociação do movimento e contato improvisação. São apenas ferramentas brincantes que podem auxiliar na propriocepção do bailarino.

Mostra “O Que Temos Feito” + “Jam”

Data: 12 de novembro (sábado)
• Horário: 18:00
• Local: Pátio da TElab (FAP – R. dos Funcionários 1758 – Cabral)

310332_2572299550215_1336065767_32930794_1914372099_n

Reunião urgente sobre Editais Culturais de Curitiba: Amanhã, dia 26 de Outubro de 2011

Pessoal, é importante a presença de todos da Dança de Curitiba amanhã, 4ª feira, dia 26, às 14h, na Fundação Cultural de Curitiba (R. Engenheiros Rebouças, nº 1732)  reivindicando uma distribuição de verba dos editais culturais do município mais equilibrada e justa para o ano de 2012.

A Dança é o irmão mais pobre recebendo 370 mil reais, sendo que existe categoria que recebe 1,5 milhões.

Qual o critério? Qual o mapeamento de cada área para essa discrepância?

Se deixarmos passar a reunião de amanhã, somente em 2013 poderemos mudar o quadro como esse abaixo que foi o lançamento de editais de 2011:

  1. DANÇA.......................... 370.000,00 R$
  2. CIRCO............................ 450.000,00 R$
  3. TEATRO....................... 1.546.000,00 R$
  4. LITERATURA.................. 1.153.000,00 R$
  5. AUDIOVISUAL................... 900.000,00 R$
  6. ARTES VISUAIS................1.038.000,00 R$
  7. PATRIMÔNIO CULTURAL.. 480.000,00 R$
  8. MÚSICA…………………….1.298.000,00 R$

Por que essa data e horário com urgência? É porque está agendada na FCC a reunião da Comissão que vai lançar os editais culturais 2012. O objetivo é mostrar a demanda da dança para que a comissão da FCC reavalie a divisão de verba do Fundo da Cultura. Também lhes comunico que é a oportunidade de cada especificidade do segmento da dança manifestar as suas necessidades:

  1. Editais para Festivais?
  2. Editais de formação para amadores?
  3. Editais de manutenção de companhia?
  4. Editais de para registros e memória?
  5. Formação nas regionais?
  6. Editais para pesquisadores?
  7. O QUE VOCÊ PRECISA?

Quem não manifesta não é ouvido, e a FCC lançará os editais por “achismos”, afinal eles não fazem o mapeamento da necessidade cultural da dança de Curitiba. Nem abrem espaços para dialogar sobre isso (por exemplo: esse ano de 2011 pela lei municipal deveria haver a conferencia municipal de cultura – FCC não fez isso até agora).

Quem quiser saber mais sobre esse assunto ver o e-mail do Ricardo Marinelli, membro do conselho municipal da cultura, que se encontra nesse link. Eu tentei passar um esboço geral do que se trata o assunto.

Muito obrigado pela atenção.

Yiuki Doi, membro do Conselho Municipal da Cultura e do Fórum de Dança de Curitiba.

Abertura oficial da 8ª Bienal de Dança do Ceará acontece hoje: 21/10/2011

http://www.bienaldedanca.com/2011/index.html

A 8ª Bienal Internacional de Dança do Ceará terá suas atividades iniciadas oficialmente em cerimônia de abertura que acontece nesta sexta-feira, a partir das 20h, no Theatro José de Alencar em Fortaleza. Celebrando 15 anos, a Bienal apresenta os espetáculos Prélude à l’Après Midi d’un Faune, da São Paulo Companhia de Dança, e Cédric Andrieux, de Jérôme Bel (França), bem como exibe o vídeo-dança Prélude à la Mer, de Thierry De Mey (Bélgica), com coreografia da belga Anne Teresa De Keersmaeker.
A noite será complementada com os lançamentos de três linhas editoriais do festival: o Livro Bienal Internacional de Dança do Ceará _Um Percurso de Intensidades (1997/2011), obra retrospectiva dos 15 anos de festival; a 2ª edição da OlharCE – a Revista de Dança do Ceará; e a nova série do programa de televisão Terceira Margem. Posteriormente aos lançamentos, está previsto ainda um show nos Jardins do Theatro

Transmissão de repertório

A Bienal de Dança do Ceará este ano direciona uma atenção especial a questões relativas aos repertórios coreográficos e seus processos de transmissão nos contextos de produção, difusão e formação em dança contemporânea. Com esse intuito, a programação artística, que se estende até o dia 06/11, conta com obras coreográficas que se tornaram marco da produção de companhias de projeção internacional, assim como remontagens e releituras de trabalhos considerados patrimônio coreográfico da dança cênica ocidental. Este ano, o festival recebe coreógrafos e bailarinos da Bélgica, França, Itália, Noruega, Israel e Argentina, além de nomes importantes da dança no Brasil.
No total, 60 companhias e artistas exibirão cerca de 70 diferentes espetáculos em mais de 120 apresentações. Além de Fortaleza, a Bienal, através da ação CirculaDança, leva peças coreográficas a outras dez cidades do Estado: Paracuru, Juazeiro do Norte, Guaiúba, Sobral, Itapipoca, Limoeiro do Norte, Canoa Quebrada, Barbalha, Crato e Nova Olinda. A programação traz ainda diversas ações formativas, como oficinas, residências, colóquios em dança e ateliês de remontagem coreográfica.
Mais informações acessar
www.bienaldedanca.com
PROGRAMAÇÃO GRATUITA
Send to a Friend

Dança / Curitiba: Reunião urgente com a Coordenadora de Dança do Município sobre os editais culturais 2012.

Agentes culturais da dança, nesta segunda-feira, dia 24 de outubro de 2011, às 10h:30min, haverá uma reunião com a Eleonora Greca, coordenadora de dança do município de Curitiba na Casa Hoffmann – Centro de Estudo do Movimento, onde poderemos saber mais sobre as propostas dos Editais 2011 da Fundação Cultural de Curitiba. Segue abaixo o e-mail do Ricardo Marinelli a respeito desse assunto. Yiuki Doi

Local: Casa Hoffmann
Rua Claudino dos Santos, 58 – Centro
Curitiba, Paraná - Brasil

Olá querid@s colegas da dança de cada dia.

Tudo bem com vocês? Espero que sim.

Escrevo pelo seguinte: na última segunda tivemos mais uma reunião do Conselho Municipal e a questão mais séria entre todas é que ficamos sabendo que na próxima semana a Comissão do Fundo se reune para APROVAR um cronograma de editais para 2012. Isso significa que todos os editais que serão lanlados pelo fundo municipal em 2012 serão decicidos na próxima semana. Não tivemos acesso à tabela de editais, depois de muita insistência da minha parte soube pela Ana Maria (diretora da lei de incentivo) que com relação ao pacote de editais para a dança teremos a inclusão um edital de difusão para 2012, o resto continua igual.
Enfim, tentei argumentar de diversas formas, fiz diversas perguntas mas como sempre as repostas são generalistas e fugidias.
Entrei em contato com a Eleonora Greca e solicitei uma reunião para que ela exponha como se deu internamente a discussão para a construção do quadro de editais do fundo para 2012, que parametros ela usou para fazer as escolhas e como nossas demandas (apontadas oficialmente em dezembro, depois em fevereiro) foram levadas em consideração e tudo mais.
A reunião da Comissão do fundo acontece na quarta ou na quinta da semana que vem, sendo assim a coisa é urgente.

De acordo com a agenda da Eleonora, a reunião ampliada ficou marcada para segunda, dia 24, as 10e30, na Casa Hoffmann.

Além da Eleonora estou tentando garantir a presença do Rogério Bozza, que é o representante de artes cenincas na comissão do fundo.

A presença em massa é fundamental para legitimarmos a demanda diante da coordenação e também diante do representante!

Por favor ajudem a divulgar em seus meios!

Vamo que vamo, um beijo

--
Ricardo Marinelli
+55 41 33878522
+55 41 96425531 (tim)
+55 41 91359319 (vivo)
skype: ricardomarinelli
www.couve-flor.org

Prêmios de Teatro Myriam Muniz e de Dança Klauss Vianna 2011. Inscrições até 03 de Novembro de 2011

http://www.funarte.gov.br/danca/premios-de-teatro-myriam-muniz-e-de-danca-klauss-vianna-2011/

Foram publicados, no Diário Oficial da União de 16 de setembro, os editais do Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz e do Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna, edição 2011. As inscrições estão abertas até 3 de novembro, para projetos de todo o Brasil.

No Myriam Muniz, pessoas jurídicas de todo o país podem inscrever seus projetos e ganhar prêmios de até R$ 150 mil. Podem participar artistas, produtores, associações, cooperativas, companhias, grupos e empresas teatrais. O processo seletivo está dividido em duas categorias: A) Circulação de espetáculos e b) Montagem de espetáculos e/ou manutenção de atividades teatrais de grupos e companhias. Serão contempladas e viabilizadas, ao todo, 111 propostas de trabalho.

Já do Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna podem participar pessoas físicas e jurídicas. Serão contemplados 64 projetos de dança, distribuídos pelas cinco regiões do Brasil, com prêmios de até R$ 100 mil. O prêmio se divide nas seguintes categorias: circulação nacional de espetáculos, atividades artísticas e novos talentos. Cada proponente pode apresentar somente um projeto, com exceção de cooperativas de produtores ou de artistas e associações que abriguem diversos grupos ou companhias.

O total investido no Myriam Muniz é de R$ 10 milhões, e no Klauss Vianna, R$ 4,5 milhões. Estão incluídos nestes valores os aportes financeiros e as despesas administrativas.

Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2011
Baixe aqui o edital
Acesse as fichas de inscrição abaixo
- Categoria A: Circulação de Espetáculos
- Categoria B: Montagem de Espetáculos e/ou Manutenção de Atividades Teatrais de Grupos e Companhias

Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna
Baixe aqui o edital
Acesse as fichas de inscrição abaixo
- Categoria A: Circulação de Espetáculos
- Categoria B: Atividades Artísticas na Área da Dança
- Categoria C: Novos Talentos

Mais informações

Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz
Funarte – Centro de Artes Cênicas – Coordenação de Teatro – (21) 2279-8018
teatro@funarte.gov.br

Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna
Funarte – Centro de Artes Cênicas – Coordenação de Dança
Telefone: (21) 2279 8014
danca@funarte.gov.br

Preparatório para o curso de dança da Faculdade de Artes do Paraná 2012 - Inscrições abertas!

clip_image001

MinC prorroga prazos de inscrição para viagens em dezembro, janeiro, fevereiro e março.

http://www.cultura.gov.br/site/2011/09/27/programa-de-intercambio-e-difusao-cultural-41/#comment-46558

Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural – MINC

MinC prorroga prazos de inscrição para viagens em dezembro, janeiro, fevereiro e março.  

O Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura (Sefic/MinC), prorrogou os prazos de encaminhamentos de solicitações para viagens em dezembro de 2011, janeiro, fevereiro e março de 2012 do Edital de Intercâmbio e Difusão Cultural 1/2011, de acordo com a Portaria nº 537/2011.

Viagens previstas para:
Encaminhamento das solicitações até:

dez/11
10/10/2011

jan/12
31/10/2011

fev/12
30/11/2011

mar/12
30/11/2011

Coordenado pela Sefic e com recursos do Fundo Nacional da Cultura (FNC), o Programa consiste na concessão de auxílio financeiro para o custeio de despesas relativas à participação de artistas, técnicos, agentes culturais e estudiosos em atividades culturais promovidas por instituições brasileiras ou estrangeiras.

O objetivo é estimular a difusão e o intercâmbio da cultura brasileira em todas as áreas culturais: artes cênicas, artes visuais, música, audiovisual, memória, movimento social negro, patrimônio museológico, patrimônio cultural, novas mídias, design, serviços criativos, humanidades, diversidade cultural, dentre outras expressões.

Além do transporte pessoal, o benefício pode ser utilizado para custear despesas com o transporte de material, cenários ou equipamentos utilizados na realização da atividade; estada durante o período de participação no evento; inscrição; e confecção de material para a atividade a ser realizada no evento; entre outras despesas, devendo o candidato ter informado, no ato da inscrição, de que forma utilizará o auxílio financeiro.

Os participantes devem ter uma das seguintes finalidades: apresentação de trabalho próprio; residência artística e de gestão; cursos de capacitação; ou participação em evento de reconhecimento ao trabalho próprio desenvolvido, como premiações e homenagens.

As inscrições são realizadas exclusivamente por meio do Sistema SalicWeb, disponível no site do MinC. Orientações, dicas de inscrição, preenchimento de formulário e contrapartidas podem ser obtidas em cartilha explicativa elaborada pelo Ministério.

Cartilha Explicativa Atualizada

Edital

Mais informações
- Atendimento ao Proponente: (61) 2024.2082 e Fale com a Cultura.
(Texto: Caroline Borralho, Ascom/Sefic/MinC)

Vozes do Outono: 26 e 27 de Outubro de 2011 na Casa Hoffmann, Curitiba – Brasil

desCompanhia de dança: Mostra final da pesquisa do solo “Vozes do Outono” Do Edital de Pesquisa em Dança da Fundação Cultural de Curitiba 2011

  • Data: 26 e 27 de Outubro de 2011 (4ª e 5ª feira)
  • Horário: 19h
  • Local: Casa Hoffmann - Centro de Estudos do Movimento
    Rua Claudino dos Santos, 58 - Largo da Ordem
    Curitiba, Paraná – Brasil
    (41) 3321-3228
  • Entrada: Gratuita

DANCON - Liga cultural de dança<br />Camaleões: Festa contemporânea , Clênio Magalhães + Foto Persona BH<br />©netun lima/Divulgação

Foto: Netun Lima (ww.netun.com.br)


Vozes do Outono: O que é paz de espírito? O que é viver intensamente o outono? O inverno é necessário para a chegada da primavera? O solo "Vozes do Outono" procura oferecer imagens poéticas que se transformam em reflexões dentro de uma dança efêmera como a nossa vida.

Interprete criador: Yiuki Doi
Orientação: Cíntia Napoli, Olga Nenevê e Ailton Galvão

Projeto aprovado no EDITAL DE PESQUISA EM DANÇA (Edital 265/10) da Casa Hoffmann Centro de Estudo do Movimento pela Fundação Cultural de Curitiba.

Espetáculo “Engrenagens” com a coreografia de Octávio Nassur e Mário Nascimento: 22 a 30 de Outubro de 2011, Curitiba–Brasil

O Edital de Produção em Dança tem o objetivo de apoiar financeiramente projetos destinados à produção e apresentação de espetáculos inéditos de dança, elaborados por grupos ou companhias profissionais.

Espetáculo “Engrenagens”

Direção - Octávio Nassur

Coreografia – Octávio Nassur e Mário Nascimento

O espetáculo estabelece um interessante paralelo entre o coração e a engrenagem. No contexto, ambos dominam e oprimem alguma força transformado-a em movimento.

22, 23, 28, 29 e 30 de outubro, 16h e 19h30

Classificação: livre

Ingresso: gratuíto

Exposição Permanente

Fotografias do acervo da coordenação de dança da Fundação Cultural de Curitiba revelam a história na área de produção de grupos e companhias de dança entre os anos de 2004 e 2011.

Local: Teatro Cleon Jacques

End: Mateus Leme, 4.700 – Parque São Lourenço

4ª e 5ª Mostras Públicas do Edital de Pesquisa em Dança

O Edital de Pesquisa em Dança para bolsistas residentes e de estruturação coreográfica tem o objetivo de apoiar financeiramente projetos de pesquisa e de criação na área da dança. Durante o ano todo, os bolsistas se dedicam ao desenvolvimento dos seus projetos, além de participar das oficinas, workshops, debates e orientações com profissionais convidados. Em outubro, serão realizadas as 4ª e 5ª mostras de 2011, nas quais o público poderá apreciar as criações destes artistas.

LOCAL:

Casa Hoffmann
Rua Claudino dos Santos, 58 – Centro
Curitiba, Paraná - Brasil
Informações: (41) 3321-3228
dança@fcc.pr.gov.br

 

07 e 08 de Outubro (sexta-feira e sábado, ingresso gratuíto)

  • 19h
    - “Vocabulário Ilustrado” de Patrícia Machado
    - “Diários” de Eduardo Simões
    Classificação: 12 anos
  • 20h
    - “Pedaços de carne não solúveis em água” de Gabriel Machado
    Classificação: 18 anos

 

14 de Outubro (sexta-feira, ingresso gratuíto)

  • 19h
    - “O Corpo em Prontidão: Um convite à escuta” de Ludmila Veloso
    - “Corpos Espetaculares” de Camila Jorge
    - “Corpo Imaginado” de Danilo Silveira
    Classificação: 12 anos

 

15 de Outubro (sábado, ingresso gratuíto)

  • 19h
    - “O Corpo em Prontidão: Um convite à escuta” de Ludmila Veloso
    - “Corpos Espetaculares” de Camila Jorge
    - “Diários” de Eduardo Simões
    -“Corpo Imaginado” de Danilo Silveira
    Classificação: 12 anos

 

21 e 22 de Outubro (sexta-feira e sábado, ingresso gratuíto)

  • 19h
    - “Mostra-me suas miudezas” de Mariana Mello
    - “Vendo uma Benção” de Reinaldo Pereira
    - “Objeto Cênico e a Dança Contemporânea” de Raphael Novais
    - “Paisagem de Gesto e Voz” de Maikon Kempinski
    Classificação: 12 anos

 

26 e 27 de Outubro (quarta-feira e quinta-feira, ingresso gratuíto)

  • 19h
    - “Olhar sem Ver” de Michelle Lomba
    - “Vozes de Outono” de Yuki Doi
    Classificação: 12 anos

 

Exposição Permanente (2ª a 6ª feira, 9h às 12h e 14h às 18h, ingresso gratuíto)

Fotografias do acervo da coordenação de dança da Fundação Cultural de Curitiba revelam a história desta linguagem artística na Casa Hoffmann entre os anos de 2006 e 2010.

Casa Hoffmann
Rua Claudino dos Santos, 58 – Centro
Informações: (41) 3321-3228
dança@fcc.pr.gov.br

Oficina de Contato Improvisação com Nancy Stark Smith e Mike Vargas em Buenos Aires: 8 ~16 de dezembro de 2011

Nancy Stark Smith and Mike Vargas

  Del 8 al 16 de diciembre 2011 en Buenos Aires, Argentina

clip_image001

Nancy and Juha Viitamäki, Helsinki, Finland 2007. Photo: Raisa Kyllikki Karjalainen

· INVISIBLE UNDERSCORE: CI, Corporeidad y Colaboración

8, 9, 12 13 y 14 de diciembre

De 10 a 13hs y de 14.30 a 17.30hs

Dirigido a practicantes avanzados en Contact Improvisación

Presentar CV

Lugar: El Galpón de Guevara – Guevara 326

Arancel: $1500

· THE UNDERSCORE (Charla)

Sábado 10 de diciembre

De 11 a 13hs

Abierto a la comunidad con entrada libre y gratuita

· THE UNDERSCORE (Práctica)

Domingo 11 de diciembre

De 12 a 16hs

Se requiere haber participado de la charla y tener experiencia en Contact Improvisación. Personas con y sin discapacidad físicas son bienvenidas

· PERFORMANCE de Mike Vargas

Día a confirmar 

  • Práctica extendida de Contact Improvisación: Danza y Charla                                                                                                       

Día y hora a confirmar

Dirigido a practicantes avanzados de CI y docentes

Informes e inscripción: info@danzasinlimites.org

(54 11) 4772-6959 Marina

(54 11) 4553-2544 Andrea

Organiza Danza Sin Límites

www.danzasinlimites.org

--
Fernanda Carvalho Leite
www.youtube.com/fercarvalholeite
www.fernandacarvalholeite.blogspot.com

www.inimigasintimas.com.br
www.sulemcontato.blogspot.com

Espetáculo: Próximas Distâncias com Gladis Tridapalli e Candice Didonet / 2 ~ 4 de Setembro de 2011 em Curitiba

Oi Pessoal
A  Entretantas Conexão em dança apresenta Próximas Distâncias no Sesc da Esquina, dias 02,03 e 04 de setembro.
Fica um especial convite: compareçam!

clip_image001

clip_image002

--
Entretantas Produções
(41) 8853-8121 (Gladis Tridapalli)
(41) 9921-7908 (Mábile Borsatto)

Grupo de dança CONTATO: Espetáculo e Oficina, dia 1 a 3 de Setembro de 2011, Curitiba – Brasil

clip_image001

“CONTATOS EM TRÂNSITO”

Projeto contemplado com prêmio Klauss Vianna 2010

    O prêmio Klauss Vianna, foi criado pela Funarte em 2006 e apóia a produção nacional em dança financiando montagens de espetáculos e investindo na manutenção de grupos ou companhias- como oficinas, projetos de pesquisa teórica de experimentação de linguagem. O prêmio beneficia iniciativas de todos os estados brasileiros.

    O projeto “Contatos em trânsito” apresenta uma realização de intercâmbio entre agentes da dança em diversas cidades do país. Com o intuito de promover a construção de idéias e produtos e a formação de artistas cidadãos se delineando através da apresentação dos dois últimos espetáculos do grupo: “Mulheres de Francisco” e “Autêntico – estudos sobre autenticidade” nas regiões Centro-oeste, Sul e Sudeste, da realização de oficinas gratuitas que propiciam uma vivência do processo de criação do grupo, da residência entre grupos envolvidos no projeto, e de debates realizados após a apresentação dos espetáculos.

    O espetáculo “Mulheres de Francisco” é baseado na obra do cantor e compositor Chico Buarque de Hollanda enfoca a mulher em vários de seus arquétipos. A montagem coreográfica desce a detalhes para mostrar a beleza das composições feitas por ele em tributo à mulher. O objetivo do grupo é traduzir as canções em movimentos e interpretação cênica, dotados de uma linguagem contemporânea da dança e dividido em cinco momentos. O espetáculo teve sua concepção no gosto pessoal da coreógrafa pelas canções do cantor e compositor Chico Buarque e principalmente, pela profundidade das narrativas femininas que retratavam a alma da mulher em suas obras. Em contato com toda a discografia do compositor, a coreógrafa procurou referências bibliográficas que tratavam da alma feminina do poeta e durante essa pesquisa inicial optou por um olhar psicanalítico e por determinadas canções e temáticas que definiram o roteiro do espetáculo. Em seguida essa pesquisa foi apresentada aos bailarinos que participaram dos estudos de movimentos e narrativas dançantes para as temáticas apresentadas.

    O espetáculo Autêntico é parte viva dos estudos da coreógrafa sobre a teoria crítica da escola de Frankfurt, que apresenta um olhar para a cultura de massa gerada pela indústria cultural. Uma análise das artes mediante a essa realidade imposta pela indústria e principalmente da autenticidade das coisas, citada pelos autores da teoria como caminho possível para a libertação das amarras da indústria cultural. A partir da seguinte pergunta - Seria possível algo Autêntico nos dias de hoje? – a coreógrafa construiu dois momentos. O primeiro é altamente dominado por execuções de movimentos perfeitos e permeados de informações como falas, músicas e sons. No segundo momento, é deixada uma brecha para que os bailarinos procurem sua autenticidade no corpo-intérprete. Seria possível um trabalho artístico autêntico, já que o mesmo também é mantido pela indústria e se mostra como mercadoria que precisa ser aceita? Essa temática foi o ponto de partida da pesquisa coreográfica.

    Autêntico é aquilo que não foi moldado. Uma personalidade impressa sem cordas, sem barreiras, sem olhares transviados. Não é feito pra agradar, não é feito pra encantar, é feito pra ser. Ser real, ser individual, ser coletivo. Ser espalhado ao vento como uma mensagem que diga a todos: “Eis o que eu quero dizer. Agora me diga: o que você quer entender?”.

FICHA TÉCNICA

Contato Grupo de Dança

Formado em 2005, o grupo dirigido pela professora Janaina Romão é uma das revelações da nova safra de artistas goianos Formado em 2005, o grupo de dança Contato é dirigido pela professora e coreógrafa Janaina Romão. Centrando seu foco de atenção na pesquisa do movimento, o grupo discute novas formas de relacionar a dança com outras linguagens diferentes. Em sua busca pela síntese do movimento e da dramaturgia do gesto, o grupo realiza pesquisas sobre as idéias que permeiam o corpo contemporâneo, buscando novos horizontes por meio da experimentação.

Criação, Coreografias e Direção: Janaina Romão

Professora, coreógrafa, diretora geral e artística do grupo de dança Contato, Janaina Romão é graduada em educação física pela Universidade Estadual de Goiás (UEG), trabalha no ensino da dança desde 1997. Iniciou seus estudos em Uberlândia; ao mudar-se para Goiânia, dançou sob a direção Ana Maria Veiga Consort (Sinhá), pioneira da dança em Goiás. Ao ingressar na faculdade de educação física, passou a ter uma nova visão de “corpo” que influenciou sua prática de ensino e seu conceito de dança. Essa nova mentalidade impulsionou um trabalho de pesquisa e experimentação em dança contemporânea.

Elenco: Carol Barros, Gabriel Côrtes, Fernanda Mendonça, Jéssica Canuto, Ludmilla Stival, Maria Célia de Brito, Paola Pignataro, Stéfanie Moreira e Vinícius Pereira.
Ensaiadora: Carol Barros
Iluminação: Wanderson Ferreira
Figurinos: Célia Romão

SERVIÇO

Dia 01/09

  • Espetáculo: "Autêntico - Estudos sobre autenticidade"
    Local: Teatro Guaira (Auditório Salvador de Ferrante)
    Horário: 20h

Dia 02/09

  • Espetáculo: "Mulheres de Francisco"
    Local: Teatro Guaira (Auditório Salvador de Ferrante)
    Horário: 20h

Dia 03/09

  • Oficina: "Contatos em trânsito"
    Local: Sala de dança do Balé Teatro Guaira
    Horário: das 10h ao 12h

Oficina gratuita (Incrições via email: contatogrupodedanca@gmail.com)

Ingressos: R$14,00 Inteira

Informações: (41) 33047900

Janaina Romão: (62) 8121-5900

Acesse nossas redes sociais!

Site / Blog / Twitter / Flickr / Facebook / You Tube / Movimento

LayzaVasconcelos-3506GC11

Jam, Florianópolis – Brasil (27 de Agosto 2011)

Vem dançar!!!
Jam neste sábado (27\08) das 11h as 13h.
Local: Praça XV. Centro - Florianópolis, SC
Aberto a todos os interessados em arte, movimento e corpo!
Músicos são bem vindos.

Laboratório de Contato Improvisação
(C.I.) : todas as sextas a partir do dia 19/08
Para todos os níveis.
Entre 9:30h e 12h.
Local: Sala de Teatro Educação - Bloco Vermelho, Artes Cênicas - Ceart Udesc. (subindo as escadas, é a sala em frente).
99576777(Ana)
entraemcontato@gmail.com
www.entrandoemcontato.blogspot.com
PlanoB: coletivo de experimentações em dança + Entrando em Contato: projeto de difusão, intercâmbio e promoção do C. I.

ESCAMBO CINÉTICO: Yiuki Doi e Ralf Jaroschisnki

FONTE/INSCRIÇÃO: Sympla O Centro Cultural Teatro Guaíra através do Balé Teatro Guaí ra, em parceria com a ABABTG, lança a terceira oficina ...