A importância do músculo iliopsoas para a nossa saúde, vitalidade e bem-estar emocional.

O seguinde texto foi retirado do site www.yoguifeliz.com. A tradução foi feita no https://translate.google.com.br 

 

Yiuki


A importância do músculo iliopsoas para a nossa saúde, vitalidade e bem-estar emocional.

O iliopsoas é o músculo mais profundo e estabilizador no corpo humano, afetando o equilíbrio estrutural, amplitude de movimento, mobilidade articular e funcionamento dos órgãos do abdômen.

É o único músculo que liga a coluna vertebral para as pernas, responsável por manter-nos e que nos permite levantar as pernas para andar. A psoas saudáveis ​​estabiliza a coluna vertebral e fornece suporte através do tronco, além de formar uma boa prateleira órgãos abdominais.

músculo psoasEstudos recentes também considerar os psoas, um órgão de percepção composta de tecido bio-inteligente que incorpora literalmente aprofundar nosso desejo de sobreviver e florescer. Isto é, é o mensageiro primário do sistema nervoso central, que é também considerado como um emoções porta-voz ("borboletas na barriga"). Isto é porque o psoas está ligado com o diafragma através do tecido conjuntivo ou fáscia, que é afectada tanto pela respiração, e o medo reflexão.

Um estilo de vida e estresse acelerado gerar adrenalina cronicamente psoas tensos, preparando-se para correr, ou encolher em ação para nos proteger.Se mantivermos os psoas constantemente em tensão devido ao estresse, eventualmente, começa a encurtar e endurecer. Assim dificultar a nossa posição e funções dos órgãos que vivem no abdômen, resultando em dor nas costas, dor ciática, problemas de disco, degeneração quadril, períodos dolorosos ou problemas digestivos.

Além disso, um psoas apertados envia sinais de voltagem para o sistema nervoso, interfere com o movimento de fluidos e de afectar a respiração do diafragma. Na verdade, o psoas está tão intimamente envolvido nas reações físicas e emocionais básicos que quando está estressado cronicamente, está enviando os sinais de alerta do corpo contínuo, por isso pode afetar o esgotamento das glândulas supra-renais e do sistema imunológico . Esta situação é agravada pela maneira de sentar-se posturas ou nossos hábitos diários que reduzem os nossos movimentos naturais e contrair ainda mais músculo.

psoasMuitas posturas de yoga trabalha para liberar psoas tensão desnecessária; como um fluxo relaxado psoas nos permite jogar com a vida e implantar a nossa vitalidade e expressão criativa.

A psoas lançado alonga muito a frente das coxas e permite que as pernas e pélvis mover mais facilmente e independência. Melhorar a posição da coluna vertebral e ao redor do tronco, com o consequente impacto na melhoria das funções órgãos abdominais, respiração e do coração.

Quando cultivamos a saúde dos nossos psoas nossas energias vitais são reacendeu e se conectar novamente com o nosso potencial criativo.

kapotansanaEm algumas filosofias orientais psoas ele é conhecido como o "músculo da alma", um centro de energia do corpo principal. Quanto mais flexível e forte é o psoas, mais pode o nosso fluxo de energia vital através dos ossos, músculos e articulações.

O psoas é como um tubo de órgão de energia, umnúcleo que nos conecta com a terra, nos permite criar um suporte forte e equilibrada do centro de nossa bacia. Assim, a coluna vertebral se alonga e, através dela, pode fluir em toda a nossa vitalidade.

Fontes:
Pesquisa Liz Koch
Wonderful blogue Corpo Divino Yoga

CURITIBA: Workshop de BMC com Marila Velloso – Sistema Endócrino (10,11 e 12 de Abril de 2013)

FACEBOOK: Evento

Oficina Marila Vellozo 2015 Low resolution

 

SISTEMA ENDÓCRINO - uma refinada e invisível rede de conexão energética e criativa.

Este sistema possui uma "mente criativa". Diz respeito a intuição, aos sentimentos e se relaciona aos Chakras. Como cita Linda Hartley: '"são uma fonte de energia criativa e o contato com essas fontes nos permite acessar os movimentos e a imaginação dos níveis mais escondidos de nós mesmos."

DATA: 10 a 12 de Abril de 2015

  • 6ª feira: das 18h30 às 21h30
  • sábado: das 9h às 13h e das 14h30 às 17h30
  • domingo: das 14h às 16h30

LOCAL: Casa Hoffmann Centro de Estudo do Movimento
Rua Claudino dos Santos, Nº58, Largo da Ordem, Curitiba, Paraná – Brasil

INSCRIÇÕES: 

VAGAS LIMITADAS!

INVESTIMENTO: R$ 210,00 (desconto de 10% para os que fizeram o workshop dos Padrões Neurológicos Básicos)

PÚBLICO: Esse workshop é direcionado a interessados em aprofundar seus conhecimentos sobre corpo, movimento e é aberto a pessoas e profissionais de diferentes áreas sem necessidade de experiência prévia em dança. Também se destina àqueles motivados em oferecer suporte a seus estudantes em disciplinas que tem o corpo, o movimento , o bem estar e a saúde como foco.

MINISTRANTE: Marila Velloso

  • Currículo: Professora de BMC, Praticante e Educadora do Movimento Somático pela School for the Body-Mind Centering (EUA e Alemanha) é docente convidada no Programa Brasileiro de BMC, sediado em São Paulo e coordenado pela Dra Adriana Almeida Pees, desde 2012, onde também fez inúmeras assistências em anos anteriores. Professora de Dança no Curso do Campus II, da Unespar desde 1991, integra e articula este conhecimentos em cursos por todo Brasil e no México.
  • Consulte alguns de seus artigos e imagens no endereço: www.emove.com.br

Maiores informações sobre BMC no Brasil: www.corporalmente.com.br

REALIZAÇÃO: Emovimento Produções em Dança

Curitiba: Aulão de dança gratuito de Contato Improvisação com Marina Scandolara e OberDan Piantino na Casa Hoffmann 12/04/2015)

Pessoal, segue a divulgação do aulão gratuito de Contato Improvisação com Marina Scandolara (PR) e OberDan Piantino (SC) na Casa Hoffmann no dia 12 de Abril de 2015. Abraços.

SummuS Contato Improvisação e UM – Núcleo de Pesquisa Artística em Dança da FAP

Marina Scandolara & OberDan Piantino

AULÃO DE CONTATO IMPROVISAÇÃO: Refinar a consciência e a escuta corporal entre duas ou mais pessoas através dos princípios básicos de articulação, apoio e rolamento.

CONTATO IMPROVISAÇÃO: É um diálogo corporal de duas ou mais pessoas por meio do vocabulário sensorial composto de toque, peso e pressão. É a aceitação do outro e de si na construção de uma dança única no presente. Inclui a integração da energia (KI), buscando um nível elevado de percepção da mente. Os movimentos que surgem da técnica lidam com a inércia, o momento, o desequilíbrio e o inesperado, podendo ir de um alto nível aeróbico a uma quietude física. Os princípios que guiam as aulas são a consciência corporal, expressão livre do movimento, técnicas de relaxamento, fluxo de energia e os princípios da física (peso, gravidade, condução, queda, rolamento, força centrífuga, etc.). A técnica nasceu nos EUA no início da década de 70, com Steve Paxton, e é associada ao movimento de contra-cultura por ser uma dança igualitária e democrática. Atualmente é praticada no mundo inteiro por ser uma excelente técnica de consciência corporal, sem barreiras físicas e culturais.

Marina Scandolara – profª de dança e instrutora de Pilates e Gyrotonic. Propositora do projeto SummuS Contato Improvisação e integrante do Batton – Organização de Dança em Curitiba. É formada em Dança pela FAP e atualmente graduanda do curso de Fisioterapia pela Tuiuti do Paraná.

OberDan Piantino – propositor e articulador de ações de aprendizagem em dança através do projeto Cardumes em Rede de Florianópolis. Pós-graduando em Dança: Educação e Cultura (IPGEX em parceria com Célula Dança). Graduando em Artes Cênicas (Universidade Federal de Santa Catarina / UFSC).

SERVIÇO:

AULÃO DE CONTATO IMPROVISAÇÃO
Dia: 12/04/2015 (2º dom de Abril)
Horário: 10h às 11h30
EVENTO GRATUITO*

IMPROVISO DANÇA E MÚSICA
DIA: 12/04/2015 (2º dom de Abril)
Horário: 11h30 às 13h30
EVENTO GRATUITO*

LOCAL: Casa Hoffmann Centro de Estudo do Movimento
Rua Claudino dos Santos, Nº58, Largo da Ordem, Curitiba, Paraná – Brasil

*ATENÇÃO: Não há necessidade de inscrição.
+INFO: summus.ci@gmail.com

Realização: UM - Núcleo de Pesquisa Artística em Dança da FAP e SummuS Contato Improvisação.
Apoio: Fundação Cultural de Curitiba e Cardumes em Rede


UM - NÚCLEO DE PESQUISA ARTÍSTICA EM DANÇA DA FACULDADE DE ARTES DO PARANÁ: Surge em 1987, a partir de uma parceria realizada com a Fundação Teatro Guaíra, nominado Grupo de Dança e atualmente chamado “UM – Núcleo de Pesquisa Artística em Dança”. Desde 1994, foi enraizado na Faculdade de Artes do Paraná – FAP, onde passa a ser dirigido pela professora/pesquisadora Rosemeri Rocha no ano de 2000. Possui como proposta artístico/científica, focalizar o corpo-biotipo dos criadores-intérpretes como ponto de partida para criação, segue o viés dos processos perceptivos/cognitivos, atualiza, formula e corporaliza questões artísticas individuais e em grupo. Um referencial do Grupo de Dança da FAP é a participação e colaboração de músicos para desenvolver a Improvisação Dança e Música e a criação das trilhas sonoras. A partir de 2007 foi pensado e estabelecido um formato mais coerente para um grupo que ocupa um lugar dentro de um curso superior, com caráter de pesquisa e extensão, a criação de núcleos específicos de pesquisa em dança. Sobretudo, possibilita não apenas a formação de criadores-intérpretes, mas também artistas coreógrafos, dando mais visibilidade e crescimento para o UM, para dança em Curitiba-PR, como também do Brasil.
SUMMUS CONTATO IMPROVISAÇÃO: Núcleo de pesquisa e difusão de Contato Improvisação que se interessa em proporcionar um ambiente de investigação, criação e vivências corporais dentro desta linguagem em Curitiba. Foi fundado em abril de 2010 por Yiuki Doi e Marina Scandolara e possui a sede no Vila Arte Espaço de Dança.
CASA HOFFMANN – Centro de Estudos do Movimento: É a unidade da Fundação Cultural de Curitiba responsável pela promoção das estéticas do movimento. É um local de referência para artistas e outros profissionais com atuação nas áreas de dança, teatro, artes plásticas e educação. As atividades contam com a infraestrutura necessária ao desenvolvimento artístico, apoiadas em biblioteca, videoteca e cursos ministrados por artistas e coreógrafos. O imóvel, construído em 1890 e catalogado como unidade de interesse de preservação do município, foi totalmente restaurado e abriga o Centro de Estudos do Movimento desde 23 de março de 2003.
CARDUMES EM REDE: Projeto de articulação e produção em artes do movimento e práticas relacionadas ao contato improvisação proposto por OberDan Piantino desde janeiro de 2014, em Florianópolis. Seu principal objetivo é a articulação constante entre artistas, comunidade, professores em circuito, instituições e espaços privados para a sustentabilidade de estudos e prática do contato improvisação.

CURITIBA: Improviso Dança e Música no 2º Domingo de Abril (12/04/2015)

Em virtude do feriado de Páscoa, o Improviso Dança e Música de Abril será realizado no dia 12/04. Antes do Improviso haverá um aulão gratuito de dança contato Improvisação com Marina Scandolara (PR) & OberDan Piantino (SC). Atenção com o horário, o aulão começa às 10h e o improviso às 11h30. Abraços.

UM – Núcleo de Pesquisa Artística em Dança da FAP e SummuS Contato Improvisação.

JAM 150412 Hoffmann

Marina Scandolara & OberDan Piantino

IMPROVISO DANÇA E MÚSICA: É um evento que faz parte do Projeto de Extensão do UM – Núcleo de Pesquisa Artística em Dança da FAP em parceria com a SummuS Contato Improvisação e com o apoio da Fundação Cultural de Curitiba. O objetivo do encontro é apresentar à comunidade curitibana proposições artísticas em diferentes modos de configurações, sobretudo, proporcionar aos artistas e a comunidade em geral um ambiente de criação e investigação pela via da improvisação, nas relações entre as Artes Perfomativas (a Dança, a Música, o Teatro, as Artes Visuais e a Poesia). Dessa maneira, o Improviso Dança e Música é um ambiente coletivo que integra criação e livre expressão, agregando valores sociais, culturais e artísticos.

AULÃO DE CONTATO IMPROVISAÇÃO¹: Refinar a consciência e a escuta corporal entre duas ou mais pessoas através dos princípios básicos de articulação, apoio e rolamento.

SERVIÇO:

IMPROVISO DANÇA E MÚSICA
DIA: 12/04/2015 (2º dom de Abril)
Horário: 11h30 às 13h30
EVENTO GRATUITO*

AULÃO DE CONTATO IMPROVISAÇÃO
Dia: 12/04/2015 (2º dom de Abril)
Horário: 10h às 11h30
EVENTO GRATUITO*

LOCAL: Casa Hoffmann Centro de Estudo do Movimento
Rua Claudino dos Santos, Nº58, Largo da Ordem, Curitiba, Paraná – Brasil

*ATENÇÃO: Não há necessidade de inscrição.
+INFO: summus.ci@gmail.com

Realização: UM - Núcleo de Pesquisa Artística em Dança da FAP e SummuS Contato Improvisação.
Apoio: Fundação Cultural de Curitiba e Cardumes em Rede


(1) CONTATO IMPROVISAÇÃO: É um diálogo corporal de duas ou mais pessoas por meio do vocabulário sensorial composto de toque, peso e pressão. É a aceitação do outro e de si na construção de uma dança única no presente. Inclui a integração da energia (KI), buscando um nível elevado de percepção da mente. Os movimentos que surgem da técnica lidam com a inércia, o momento, o desequilíbrio e o inesperado, podendo ir de um alto nível aeróbico a uma quietude física. Os princípios que guiam as aulas são a consciência corporal, expressão livre do movimento, técnicas de relaxamento, fluxo de energia e os princípios da física (peso, gravidade, condução, queda, rolamento, força centrífuga, etc.). A técnica nasceu nos EUA no início da década de 70, com Steve Paxton, e é associada ao movimento de contra-cultura por ser uma dança igualitária e democrática. Atualmente é praticada no mundo inteiro por ser uma excelente técnica de consciência corporal, sem barreiras físicas e culturais.
JAM: Abreviatura de Jazz After Midnigh, usada por músicos para designar encontros ou sessões de improvisação e adotada pelos contatistas para seu encontros livre de Contato Improvisação.

[IMG_4748%255B20%255D.jpg]

ESCAMBO CINÉTICO: Yiuki Doi e Ralf Jaroschisnki

FONTE/INSCRIÇÃO: Sympla O Centro Cultural Teatro Guaíra através do Balé Teatro Guaí ra, em parceria com a ABABTG, lança a terceira oficina ...