Tica Lemos fala sobre relação entre Aikido e Contato Improvisação

Nesse vídeo, podemos ver Yiuki Doi dançando contato nas primeiras cenas e ouvir as explicações de Tica Lemos sobre a relação de inspiração que o Aikido e o Ki-Aikido tiveram na Dança Contato Improvisação.

vale a pena conhecer!

https://youtu.be/UdfloFMSkwI

AULAS INAUGURAIS de Contato Improvisação


.

CONTATO CorpoMente IMPROVISAÇÃO
(( aula regular de Contato Improvisação às TERÇAS das 19h às 21h no espaço Pulsão ))


PROPOSTA
Nosso objetivo é desenvolver CorpoMente no ritmo e balanço da aceitação de si e do que é outro (alteridade) na construção de uma DANÇA única no presente – composta por impermanência, inércia, momentos de equilíbrio e desequilíbrio (meta-equilíbrios).

As aulas abordam a consciência corporal, técnicas de relaxamentofluxo de energia e expressão livre do movimento (organização do peso com ajuda da gravidade, condução e entrega, alinhamentos e rolamentos, materialidade e visualizações).

Venha fazer sua aula experimental !
    • DIA e Horário: Terças das 19h às 21h (a partir de 6/jun)
      • 19:00 Chegadas e preparativos
      • 19:15 Início da aula
    • PROFESSORES: 
      • Diogo Rezende (mini-currículo aqui)
      • OberDan Piantino (mini-currículo aqui)
    • LOCAL: Pulsão Desenvolvimento Pessoal
    • ENDEREÇO: R. Amintas de Barros, 757. Alto da Rua XV / Curitiba

    • VALORES:


    • + INFO: 41 99929 6654 (Dan) / 41 99943 4961 (Diogo)

Para maiores informações sobre o que é Contato Improvisação no Brasil, acessar aqui.


Abraços!
SummuS C.I. (( 
YiukiMarinaOberDan e Diogo ))

• Facebook / summus.contato
• Blog: 
www.summus-ci.blogspot.com
• Grupo: facebook.com/groups/summus.ci


Dicas para as aulas 

  1. VESTUÁRIO: venha com roupas confortáveis para prática corporal (evite tecidos sintéticos que escorreguem e adereços que podem ocasionar acidentes: fivelas, botões, bolsos, acessórios de metais, brincos grandes etc).
  2. ABORDAGENS: relacionamos os princípios da dança de improvisação por contato com diversos saberes corporais como: dança contemporânea; aikidô; yoga; métodos de Educação Somática etc.
  3. LIBERDADE DE ESCOLHA: quando alguma proposta de exercício físico não te deixar a vontade, ou sentir que não está em condições de fazer, você pode dizer ao grupo e ou aos professores que prefere participar apenas observando.
  4. QUANDO CHEGAR ATRASADx: Observe o ambiente criado pelo grupo e espere o momento oportuno para entrar na proposta.
  5. NÃO HAVERÁ AULAS nos feriados locais e nacionais.

Improviso de junho / 2017

O aulão “Inspirar a vida, Expirar a dança” abrirá o Improviso Dança e Música de Junho.

Venha somar com seu sopro de vida, arte e instrumentos musicais!

abraços,
* UM – Núcleo de Pesquisa Artística em Dança da FAP
* SummuS Contato Improvisação

Evento do facebook será criado, em breve, pela fanpage do Improviso (curta e siga para + INFOs)
 
Aulão “Inspirar a vida, Expirar a dança”  + IMPROVISO Dança e Música
PROPOSTA: A partir de um olhar sensível para a respiração, uma de nossas ações primárias e essenciais, buscaremos compor coletivamente um ambiente arejado e vivo para movermos em expansão e contração nossas pulsões e desejos. Silenciando para poder ouvir e ouvindo ao mover, energizando o sutil em dança compartilhada.
Isis Mackoviak  é estudante, professora e artista da dança. Graduanda do curso de bacharelado e licenciatura em Dança da UNESPAR, atua como arte-educadora pelo PIBID (Programa Institucional de bolsa de iniciação à docência) desde 2014 em escolas públicas da cidade. Possui formação no método Pilates pela escola Arte do Movimento Pilates (2016), e estuda Yoga no Centro de Estudos e Pesquisa em Yoga (CEPY).
Trabalha com dança há cerca de 10 anos, tendo passado por experiências em diversas técnicas e hoje atua na área de dança contemporânea com o interesse nas práticas de investigação do movimento, tendo como ponto de partida práticas que busquem desenvolver a conscientização de si, do outro e do ambiente.

IMPROVISO DANÇA E MÚSICA
Encontro aberto de improvisação entre interessados/as em artes performativas: dança, música e poéticas da cena – sendo uma ação colaborativa e voluntária organizada pelo UM Núcleo e o SummuS C.I. É, principalmente, um ambiente coletivo que integra criação e livre expressão, agregando valores sociais, culturais e artísticos.
Acessível à comunidade em geral de forma gratuita, acontece de março a dezembro no 1º domingo de cada mês, com o apoio da Fundação Cultural de Curitiba.

Nota: não é necessária experiência prévia
Mais informações: facebook.com/improviso.curitiba



SERVIÇO
Ingresso: gratuito
Data: 04/06/2017
Horário(s): 11h às 13h30
Público Dirigido: não
Espaço Cultural: Casa Hoffmann – Centro de Estudos do Movimento
ORGANIZAÇÃO
* UM – Núcleo de Pesquisa Artística em Dança da FAP
* SummuS Contato Improvisação

APOIO
* Fundação Cultural de Curitiba
* Cardumes em Rede
* Contacto Associação

+INFO
* Improviso: facebook.com/improviso.curitiba


UM - NÚCLEO DE DANÇA DA FAP: projeto de pesquisa e extensão universitária cuja proposta artístico/científica pensa o corpo-biotipo dos criadores-intérpretes como ponto de partida para criação artística. Coordenado pela professora Rosemeri Rocha, tem possibilitado a formação de criadores-intérpretes e também artistas coreógrafos, além de contribuir para a difusão das artes performativas com foco na improvisação.

SUMMUS CONTATO IMPROVISAÇÃO: Fundado em 2010 em Curitiba, é um Núcleo de Pesquisa e Difusão da Dança Contato Improvisação com proposições de Yiuki Doi, Marina Scandolara, Oberdan Piantino e Diogo Rezende. Além de manter aulas regulares e participar de eventos culturais, o projeto produz jams, intervenções urbanas e oficinas de dança.


CARDUMES EM REDE: Articulações, comunicação e produção em danças e artes do movimento proposto por OberDan Piantino desde janeiro de 2014. Seu principal objetivo é o compartilhamento constante entre artistas, comunidade, professores em circuito, instituições e espaços privados para a sustentabilidade de estudos e práticas relacionadas ao contato improvisação, saberes corporais e artes performativas.


CONTACTO ASSOCIAÇÃO CULTURAL: Fundada em 2003 em Curitiba, é uma associação de caráter cultural e de assistência social, sem fins lucrativo. Visa promover a reflexão e capacidade crítica do indivíduo e a melhoria da qualidade de vida da população através da Arte e da Cultura.

Reflexão sobre “técnica” na dança

Gente, compartilho alguns dos pensamentos da Jussara Miller sobre técnica ;) Yiuki

TÉCNICA COMO PROCESSO INVESTIGATIVO - Jussara Miller apresenta a maneira como Klauss Vianna compreendia a técnica e o uso dela.  Para Vianna, o pensamento de técnica não é sinônimo de aquisição acumulativa de habilidades corporais oriundos de repetições mecânicas. Ele acreditava que no interior da técnica deveria haver espaço para o movimento único - para investigação e contribuições individuais. A pesquisadora pontua que é comum na dança a prática exaustiva e repetitiva de exercícios para conseguir movimentos virtuosos. Porém, na atualidade é necessário o entendimento da técnica como um conjunto de vários procedimentos de investigação e aplicação de conteúdo em prol de um indivíduo descobridor e reconhecedor de si.  Uma alerta descrita neste tópico é o cuidado de não hierarquizar as técnicas corporais, pois existem técnicas somáticas que melhoram o desempenho de outras técnicas (balé, circo, música etc.), no entanto, isso não significa que uma é preparação corporal para realizar a outra. A exemplo disso temos a técnica de Klauss Vianna, onde dançar já está imbuído do pensamento somático e, por essa razão, ela também pode contribuir para outras técnicas de dança. O diferencial nessa metodologia é que a própria construção didática já faz parte do processo investigativo prático da técnica, permitindo a ressignificação e atualização da técnica pelo próprio praticante.

TÉCNICA E CRIAÇÃO - A pesquisadora Jussara Miller trabalha a técnica como processo investigativo e criativo do corpo sensível do dançarino. Ela compreende-a como processo de construção do próprio corpo através da percepção e da experiência somática, os quais respeitam a individualidade do aluno a fim de promover descobertas e reformulação de si mesmo. É um procedimento que vai de contra ao adestramento, o condicionamento e a mecanicidade. A técnica é entendida como processo de investigação corporal para acessar um corpo cênico no território do corpo sensível e do corpo poético. Isto significa que não há separação da aula regular do processo de criação, as duas coexistem e por isso o aluno pesquisador trabalha todo dia a escuta do corpo criativo. Nesse ponto, acontece algo interessante, ao introduzir a criação na prática regular surge a flexibilização e auto regulação da própria técnica pelo praticante. Para Vianna criar significa estar no terreno das incertezas, os quais abrem possibilidades para erros e acertos.

REFERÊNCIA:
MILLER, Jussara. DANÇA E EDUCAÇÃO SOMÁTICA: A técnica na cena contemporânea. Seminário de Dança: O avesso do avesso do corpo: educação somática como práxis, Joinville, v. 4, p.147-161, 2011. Anual. Disponível em: <http://www.ifdj.com.br/site/wp-content/uploads/2015/10/IV-Seminarios-de-Danca-O-Avesso-do-Avesso-do-Corpo.pdf>. Acesso em: 06 out. 2016

SOBRE TÉCNICAS NA DANÇA
“Podemos fazer várias técnicas da dança, se o aprendiz é um investigador e criador, ele conseguirá subverter até uma didática mecanicista. Pois precisamos lembrar que antes de se tornar uma técnica fechada houve ALGUÉM QUE EXPERIMENTOU, INVESTIGOU E CRIOU aquela técnica. Se você consegue ver além da forma, conseguirá encontrar algo interessante nos 32 fouetté do Balé :) No entanto, enquanto facilitador e professor, sim, precisamos ter um olhar critico para não reproduzir metodologia e dídática que não nos interessam.” (Yiuki Doi)

Aulão "Travessias Afro-contemporâneas" + IMPROVISO Dança e Música

O aulão “Travessias Afro-contemporâneas” abrirá o Improviso Dança e Música de Maio!

Será um encontro inspirado no estudo de danças e ritmos oriundos de países do oeste africano, como Mali, Senegal, Burkina Faso, e especialmente de Guiné/Conacri.

Venham somar com sua presença, artes performativas e instrumentos musicais!

Abraços.

UM – Núcleo de Pesquisa Artística em Dança da FAP
SummuS Contato Improvisação

+ INF: Evento facebook

Aulão Improviso Aulao Marilia Livea 170305Y

Aulão “Travessias Afro-contemporâneas” + IMPROVISO Dança e Música

PROPOSTA: A esta proposta interessa a relação viva entre corpo e tambor enquanto potência de criação em dança. Propõe exercícios de sensibilização, experimentação coreográfica e improvisação, tendo como base e inspiração o estudo de danças e ritmos oriundos de países do oeste africano, como Mali, Senegal, Burkina Faso, e especialmente de Guiné/Conacri, país de origem das principais referências que norteiam o processo de pesquisa dos artistas. A parceria entre a artista Priscilla Pontes e os percussionistas Nelson Sebastião e Matê Magnabosco, é fundante nesta experiência, que nos convida a aguçar escutas e inspirar escritas através do diálogo vivo entre movimento e som.

PROPOSITORA: Priscilla Pontes - artista da dança, professora e pesquisadora residente em Curitiba-PR. Bacharela e licenciada em Dança pela UNESPAR/FAP – Faculdade de Artes do Paraná, pós-graduanda na Especialização Estudos Contemporâneos em Dança do PPGDança da Universidade Federal da Bahia. Bolsista da Casa Hoffmann contemplada pelo edital de Pesquisa em Dança (2012). Desenvolve há oito anos projetos de ensino e criação em dança, voltados a crianças e adolescentes de comunidades periféricas de Curitiba. Atua como professora de Dança Contemporânea na Cena Hum - Escola de Artes Cênicas. É idealizadora do projeto “Pontes Móveis em Travessias Afro-Contemporâneas” (2015/2016/2017).

PERCUSSIONISTAS: Nelson Sebastião e Matê Magnabosco


IMPROVISO DANÇA E MÚSICA
Encontro aberto de improvisação entre interessados/as em artes performativas: dança, música e poéticas da cena – sendo uma ação colaborativa e voluntária organizada pelo UM Núcleo e o SummuS C.I. É, principalmente, um ambiente coletivo que integra criação e livre expressão, agregando valores sociais, culturais e artísticos.
Acessível à comunidade em geral de forma gratuita, acontece de março a dezembro no 1º domingo de cada mês, com o apoio da Fundação Cultural de Curitiba.

Nota: não é necessária experiência prévia
Mais informações: www.facebook.com/improviso.curitiba



SERVIÇO
Ingresso: gratuito
Data: 07/05/2017
Horário(s): 11h às 13h30
Público Dirigido: não
Espaço Cultural:
Casa Hoffmann – Centro de Estudos do Movimento
REALIZAÇÃO:
* UM – Núcleo de Pesquisa Artística em Dança da FAP
* SummuS Contato Improvisação

APOIO:
* Fundação Cultural de Curitiba
* Cardumes em Rede
* Contacto Associação

+INFO:
* Improviso: www.facebook.com/improviso.curitiba


UM - NÚCLEO DE DANÇA DA FAP: projeto de pesquisa e extensão universitária cuja proposta artístico/científica pensa o corpo-biotipo dos criadores-intérpretes como ponto de partida para criação artística. Coordenado pela professora Rosemeri Rocha, tem possibilitado a formação de criadores-intérpretes e também artistas coreógrafos, além de contribuir para a difusão das artes performativas com foco na improvisação.

SUMMUS CONTATO IMPROVISAÇÃO: Fundado em 2010 em Curitiba, é um Núcleo de Pesquisa e Difusão da Dança Contato Improvisação com proposições de Yiuki Doi, Marina Scandolara e Oberdan Piantino. Além de manter aulas regulares e participar de eventos culturais, o projeto produz jams, intervenções urbanas e oficinas de dança.


CARDUMES EM REDE: Articulações, comunicação e produção em danças e artes do movimento proposto por OberDan Piantino desde janeiro de 2014. Seu principal objetivo é o compartilhamento constante entre artistas, comunidade, professores em circuito, instituições e espaços privados para a sustentabilidade de estudos e práticas relacionadas ao contato improvisação, saberes corporais e artes performativas.


CONTACTO ASSOCIAÇÃO CULTURAL: Fundada em 2003 em Curitiba, é uma associação de caráter cultural e de assistência social, sem fins lucrativo. Visa promover a reflexão e capacidade crítica do indivíduo e a melhoria da qualidade de vida da população através da Arte e da Cultura.

Diogo Rezende – currículo

Foto por Julius Mack, no CEM (Ciclo de Expansão do Movimento RJ)

Diogo Rezende é dançarino, professor de Yoga e pesquisador das artes da performance. Especialista em Terapia Através do Movimento pela Faculdade de Dança Angel Vianna (RJ). Possui mestrado na Universidade Federal Fluminense (UFF) com pesquisa voltada para a dança Butoh e o teatro físico, tendo realizado várias performances nesse período.

Atualmente desenvolve seu doutorado na UNIRIO, com pesquisa intitulada "Zen budismo e Contato Improvisação: o cultivo de uma clínica somático-performativa.” Um trabalho de pesquisa que une suas práticas com o Zen Budismo, o Contato Improvisação, a clínica e a performance. No contexto do Contato Improvisação (CI) na cidade do Rio de Janeiro, organizou JAMs periódicas, tais como a Jam de Cordas no Espaço Rampa, a Unijam na Unirio e a OcupaJam – jam de CI itinerante e de ocupação de espaços públicos da cidade.

Também participa de eventos regulares e internacionais de CI. Participou em 2015 do processo formativo em Movimento Autêntico do Centro Internacional de Movimento Autêntico (CIMA). Atualmente reside em Curitiba e integra o SummuS Contato Improvisação, sendo responsável junto com Oberdan Piantino, pela aula de Contato CorpoMente Improvisação no espaço Pulsão Desenvolvimento Pessoal.

Aula regular: DançaContato CorpoMente Improvisação
Terças das 19h às 21h no espaço Pulsão Desenvolvimento Pessoal

Tel: + 55 41 99943-4961
E-mail: diogoreze@gmail.com

ESCAMBO CINÉTICO: Yiuki Doi e Ralf Jaroschisnki

FONTE/INSCRIÇÃO: Sympla O Centro Cultural Teatro Guaíra através do Balé Teatro Guaí ra, em parceria com a ABABTG, lança a terceira oficina ...