Dança Sintrópica no Assentamento do Contestado do MST (Lapa–PR)

Muitos conhecem a Agricultura Sintrópica do Ernst Götsch. Para quem não conhece segue o vídeo no youtube.

No fim de semana descobri que minha metodologia de ensino em dança também segue princípios similares dessa agricultura.

Gosto na minha oficina trabalhar alguns sistemas paralelamente, por exemplo: desenvolvimento do bipedalismo, irradiação central, espirais dos membros superiores e inferiores e estudos do olhar. Os exercícios se acumulam, ou também numa transição de um para outro pode ocorrer “podas” de enfoque - mas sempre elas permanecem e reverberam numa memória encarnada, se tornam adubos criativos.

Agricultura Sintrópica planta algumas especies juntas, pois isso gera sinergia e sintropia entre elas otimizando e potencializando os recursos energéticos para um desenvolvimento mútuo. Por isso, trabalhar com alguns sistemas paralelamente gera vigor no mini ecossistema. Acredito que o mesmo acontece com a dança - o resultado é uma dança vigorosa, cheio de pulsar da vida.

Foi assim que ocorreu a oficina de dança na Semana de Arte da Região Sul do MST. Todo esse procedimento advem junto de um ensino de dança baseado em certos fundamentos da educação somática, os quais consistem em focalizar o aprendizado na sensação, percepção, investigação, intenção, acionamento e na redescoberda da autoimagem do seu corpo.

Num intervalo curto de tempo, optou-se gerar um mini ecossistema dançante visando compartilhar o prazer da dança.

Agradeço aos mestres que estavam juntos comigo nesta aula, são várias pessoas que fizeram parte dos conteúdos compartilhados na oficina: Cintia Napoli, Alessandra Lange, Débora Bolsanello, Cinthia kunifas, Ralf Jaroschinski, Marila Velloso e Rosemara Viol. Tudo isso urdidos dentro das pesquisas e investigações realizadas nas aulas do SummuS Contato Improvisação.

Um agradecimento especial à Agente Cultural Sylviane Guilherme do MST, formada em Dança na FAP/UNESPAR, que fez esse convite especial para a Semana de Arte da Região Sul do MST. É uma artivista que gera muDANÇAS incríveis onde passa.

Voltei revigorado pela experiência no Assentemento. O Brasil do futuro que acredito é o que dialoga com a maneira de organizar e trabalhar do MST que integra cuidado e responsabilidade com os outros e o meio ambiente. Indico a todos conhecerem o trabalho do MST, pois ficarão surpresos pelo engajamento social e civil que eles possuem.

Yiuki Doi, integrante do coletivo SummuS Contato Improvisação.



FOTOS DA OFICINA por Yiuki Doi

Album completo no Facebook: https://goo.gl/kZUaRp

IMG_4385IMG_4394IMG_4398IMG_4402IMG_4405IMG_4409IMG_4410IMG_4413IMG_4422






Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESCAMBO CINÉTICO: Yiuki Doi e Ralf Jaroschisnki

FONTE/INSCRIÇÃO: Sympla O Centro Cultural Teatro Guaíra através do Balé Teatro Guaí ra, em parceria com a ABABTG, lança a terceira oficina ...