Improviso na Mostra Momentos

facebook.com/Aulão + Improviso Dança e Música na Mostra Momentos



A partir do aulão de dança "Composições em Expansão e Recolhimento", compartilharemos estratégias individuais e coletivas para a criação de jogos e investigações entre corporeidades e musicalidades.

Em diálogo com a Mostra Momentos, perguntamos:
– De qual distância o frágil se torna forte e vice-versa?

OBSERVAÇÕES:
1) Atividade aberta a todas as pessoas.
2) Musicistas são bem vindos/as!


Improviso Dança e Música
por SummuS Contato Improvisação e UM Núcleo de Dança da Unespar

Proponentes: Yiuki Doi e Oberdan Piantino


– ONDE E QUANDO?
Na Mostra Momentos / Memorial de Curitiba – 02/09/18 das 16h às 18h

– COMO CONTRIBUO?
Haverá uma caixinha/pote de contribuição para custos de produção, músicos etc

Venha assistir, dançar e performar!

. . .

ORGANIZAÇÃO
. SummuS Contato Improvisação
. UM - Núcleo de Pesquisa Artística em Dança

APOIO
. I Mostra Momentos
. DANCEP
. UNESPAR / FAP
. Cardumes em Rede

mostra momentos 1809

Exercício de integração de conhecer os alunos.

Aprendi com a Juliana Greca. Yiuki

  1. Os professores criam uma lista de perguntas, onde a resposta é sim ou não.
  2. As pessoas que respondem sim devem criar um círculo(s) em conjunto.
  3. As pessoas que respondem não, devem criar uma linha em conjunto.
  4. É um exercício de criatividade.

Exercício de apresentação e memorização dos nomes

Aprendi essa dinâmica com a Juliana Greca. Yiuki Doi

  1. Todos caminham na sala;
  2. A cada encontro você deve dizer dizer o seu próprio nome apara a outra pessoa, repete isso várias vezes;
  3. Passado um tempo, agora você deve dizer o nome da outra pessoa a cada encontro;
  4. É um exercício de repetição, mas eficiente para memorizar os nomes das pessoas.

Exercício de Kundalini em pé

É um ótimo exercício para aquecimento, principalmente nos dias fríos de Curitiba. Aprendi isso na aula de contemporâneo da Cintia Napoli. Yiuki Doi

  1. Bípede, parado, deixar os pés na largura do quadril com joelho levemente dobrados.
  2. Começar a balançar o joelho e o quadril gradativamente até começar a chacoalhar o corpo inteiro. Primeiro focar a atenção e o sentidos no quadri e no joelho, depois a coluna, de baixo para cima. Após isso, deixar o movimento reverberar para corpo inteiro.
  3. Inicialmente os pés estão no chão, sem sair dele. Pouco a pouco eles podem sair do chão e também brincar transferências de pesos entre eles também.
  4. Se quiser, depois de um tempo, pode convidar para chaqualhar e deslocar na sala.
  5. Pode parar repentinamente e pedir para caminhar e perceber o seu corpo, ou ir diminuindo o movimento até aquietar.

Exercício: Respiração do Bambu (Yiuki Doi)

É um exercício baseado na respiração do oceano:

  1. Em pé, com os pés na largura do quadril, cubra seu umbigo com as mãos e preste atenção nos movimentos e nas sensações que acontecem nesse lugar enquanto você respira.
  2. Em seguida comece a balançar suavemente. Na inspiração balança para frente, colocando o peso do corpo sobre a frente da sola dos pés (metatarsos/dedos). Na expiração, balança para trás, colocando o peso do corpo nos calcanhares.
  3. Deixar o movimento desenvolver de forma orgânica criando novos caminhos de direções. Traga a imagem de bambú sendo balançado pelo vento. Pouco a pouco a respiração se torna mais organica e livre para todas as direções também. Quando bambu balança, pode utilizar a cabeça e os braços conforme suas necessidades.
  4. Oriente para brincar com transferências de peso, flexão de um dos joelhos desenvolvendo as torções da coluna vertebral, brincar de amassar uvas ou aterrar os pés nas areia do mar, etc. Deve usar a imaginação e criatividade para conduzir o exercício.

Yiuki Doi

A respiração do oceano (Chi Kung)

Pesssoal, segue a seguir um ótimo exercício de respiração para iniciarmos as as nossas aulas de dança. FONTE: O Chi Kung da respiração Interna – por Michael Winn

  • Em pé com os pés abertos na mesma distancia dos ombros. Relaxe a sua respiração, sorria e leve a sua atenção para o centro do corpo, para o nível do umbigo.
  • Balance o corpo suavemente, inspire enquanto balança para frente, colocando o peso do corpo sobre a frente da sola dos pés, e expire enquanto balança para trás, colocando o peso do corpo no calcanhar.
  • Quando inspirar, levante os braços levemente para cima, como se estivesse imitando as ondas. Quando expirar, deixe seus braços caírem suavemente. Suas mãos não tocam no corpo neste exercício, mas você pode imagina-las pulsando e criando uma bola de energia que irradia de seu umbigo.
  • Assim que sentir a sensação de onda crescendo, sinta-a penetrando profundamente em seu corpo, na dimensão interna do corpo, e pulsando novamente de volta para fora do corpo. Sinta esta onda se expandindo para fora, para além de seu corpo, para tão longe quanto consiga ainda sentir a sua pulsação. Pratique o tanto que quiser e se sentir bem. Você vai se sentir muito relaxado e energizado com este exercício.
  • Quando terminar. Cubra seu umbigo com as mãos e preste atenção na vibração sutil e na sensação morna pulsante da energia fluindo em seu corpo.

Perguntas para um aprendiz

Adorei as 4 perguntas que a Profª Nara Calipo da Faculdade de Dança da FAP/UNESPAR fez hoje depois a aula do Estágio:

  1. O que foi incômodo?
  2. O que já sabia?
  3. O que foi revelado?
  4. O que reverberou?

Começar a usar essas perguntas no meu jeito de aprender e ensinar de maneira mais consciente!

Yiuki Doi

Experiência Não-Formal–Paulo Freire

Experiência não-formal acontece no tempo e espaço não formalizado, como trazer isso no cotidiano de uma aula disciplinada e formal? Talvez subvertendo o tempo dos acontecimentos dos conteúdos/práticas e ressignificando o ambiente de ensino. Ou em relação ao espaço, podemos elaborar transição de ambientes, mantendo os conteúdos.

Yiuki Doi

Dança Sintrópica na UTfpr – Aula inaugural no dia 17 e 22 de Agosto de 2018

Dana Sintrópica_Cartas B_180811

Links-núcleo de dança Utfpr e Coletivo Summus de Contato Improvisação

Convidam toda comunidade interna da UTFPR (extensionistas, pesquisadorxs, servidorxs, estagiárixs e terceirizadxs) para participarem da aula inaugural da Oficina “Dança Sintrópica”.

Esse encontro acontecerá em duas datas diferentes, 17 e 22 de agosto às 19h no Laboratório de Poéticas do Corpo – LAPOC, bloco V3 da UTFPR centro. A ideia de uma aula inaugural acontecer em dois dias distintos, serve para que possamos acordar coletivamente como funcionará a oficina. A princípio os encontros serão todas as quartas e sextas das 19h às 21h, até o fim do semestre conforme calendário acadêmico da UTFPR. Sendo assim, será proposta uma roda de conversa inicial, para que todxs possam se conhecer e juntos compreendermos as características da oficina, e assim, ser definido coletivamente alguns acordos, entre eles, se será possível ir apenas na quarta ou sexta, ou compreende-se como importante o comparecimento nos dois dias de oficina todas as semanas.

Para quem ainda não conhece a parceria entre Links e Summus, segue um breve resumo da proposta de dança que vem sendo compartilhada com a UTFPR.

Dança Sintrópica é um estudo metodológico de dança que busca o desenvolvimento da consciência corporal, melhora da expressividade e auto-estima, integração do indivíduo consigo mesmo, com os outros e com o ambiente onde vive. O acesso ao corpo é realizado a partir de sensações, percepções e investigações próprias de movimento, não sendo necessário seguir ritmos musicais ou copiar movimentos de outras pessoas. Essa Dança, baseada no conceito de sintropia, espera promover uma relação emancipada dos sujeitos com seus próprios corpos, como também, com suas formas de movimentar a si mesmos e os outros em espaços compartilhados. A Dança Sintrópica enfatiza a otimização e potencialização das diferenças como principal energia para o desenvolvimento mútuo, gerando uma dança acolhedora e transformadora dos ambientes por onde passa.”

Por isso, a professora Juliana Greca (coordenadora do Links-núcleo de dança Utfpr) e o artista-docente voluntário, Yiuki Doi (Coletivo Summus de Contato Improvisação) convidam e aguardam a comunidade interna da UTFPR, para que venha conhecer, conversar e dançar na oficina “Dança Sintrópica”, com início nos dias 17 e 22 de agosto às 19h no LAPOC.

Essa é uma atividade gratuita oferecida na UTFPR como parte das ações vinculadas ao projeto de extensão “Dança e Economia Solidária”, fruto de outra parceria entre Links e TECSOL-incubadora de Economia Solidária e Tecnologia Social da UTFPR.

Dúvidas: danca-ct@utfpr.edu.br

“Pensar a Dança na Universidade é falar de um lugar de múltiplas tessituras, de polilógicas redes de comunicação e de espaços dialógicos para processos de investigação, com ampla possibilidade de rede entre os saberes, onde a multiplicidade dos corpos dançantes abre lugar para a aprendizagem e o conhecimento” (Alexandre Donizete Ferreira e Valéria Maria Chaves de Figueiredo, 2014.)

Oficina + Jam (((Permeável Corpo Artístico))): Florianópolis / 04 de agosto a 06 de outubro de 2018

Dando continuidade ao projeto Permeável Corpo Artístico, todos os sábados de 04 de agosto a 06 de outubro, teremos atividades voltadas à prática da Improvisação em Dança: Oficina Danças do Instante (30h/aula) e 10 Jams!
Estas atividades são contrapartida do projeto; abertas e gratuitas. Voltadas a pessoas interessadas em artes do movimento e improvisação. Não há pré requisitos para participar, todxs são BEM VINDXS
Quando:
Sábados Oficina 15h ás 18h seguida de Jam até as 20h!
Onde:
- Garopaba: Local: Gaia Villlage. Dias 11/08 e 15/09
- Floripa: Local: Espaço Transformando. Servidão Rio Ponche, 733, Rio Vermelho. Dias 4, 18 e 25/08; 01, 08, 22 e 29/09 e 6/10.
Contato: 48 99976777 - entraemcontato@gmail.com
Evento no facebook: Continuidades: oficina+jam
Detalhes sobre o projeto: https://entraemcontato.wixsite.com/sitepca
Realização: Entrando em Contato www.entrandoemcontato.blogspot.com
Apoio: FAC, FCC e Prêmio Elizabete Anderle
Screenshot_1

Detalhes sobre a Oficina e a Jam:
DANÇAS do INSTANTE: poéticas da improvisação
Esta oficina é um convite à pesquisa de movimento pautada na improvisação. Busca oferecer e também criar caminhos/experiências para o desenvolvimento da capacidade expressiva, criativa e técnica em dança. Acontecerá por meio da prática de diferentes sistemas de improvisação no campo da dança como: Tuning Scores, Dança Contemplativa, Contato Improvisação, entre outros.
Interessa desenvolver caminhos próprios de investigação em dança, do mesmo modo em que interessa a apropriação técnica expressiva do movimento de cada um e do grupo.
Coordenação Ana Alonso (SC). Praticantes experientes também estarão partilhando seus saberes durante a oficina que inicia dia 4/08 com condução de Iris Fiorelli (SP).
Obs.: daremos certificado a participantes com frequência mínima de 20h/aula.
- Jam -
Jams são ambientes favoráveis a prática da investigação improvisada em dança, sem uma coordenação e sem liderança. JAM significa Jazz After Midnight. Como os músicos de jazz, é possível praticar experimentações de dança nas JAM’s. O fundamental é que, toda vez que dançamos, temos o potencial para aprender e para criar. Os participantes sempre têm a escolha sobre a forma de começar, como se engajar, como e quando finalizar uma dança.
Público alvo: Aberto a todos os interessados em improvisação, autogestão e artes do movimento, independente da idade e da experiência.
Entrando em Contato
www.entrandoemcontato.blogspot.com



















ESCAMBO CINÉTICO: Yiuki Doi e Ralf Jaroschisnki

FONTE/INSCRIÇÃO: Sympla O Centro Cultural Teatro Guaíra através do Balé Teatro Guaí ra, em parceria com a ABABTG, lança a terceira oficina ...