CURITIBA: Improviso Dança e Música no Dia das Crianças (12/10/2014)

Em virtude da eleição, o Improviso Dança e Música de Outubro será no dia 12/10, celebrando as crianças ;) Venha participar! Atenção com o horário, pois será de TARDE, das 15h às 17h, na Casa Hoffmann (Largo da Ordem). 

UM – Núcleo de Pesquisa Artística em Dança da FAP e SummuS Contato Improvisação

JAM 12-10-2014 Hoffmann

IMPROVISO DANÇA E MÚSICA: É um evento que faz parte do Projeto de Extensão do UM – Núcleo de Pesquisa Artística em Dança da FAP em parceria com a SummuS Contato Improvisação. O objetivo do encontro é apresentar à comunidade curitibana proposições artísticas em diferentes modos de configurações, sobretudo, proporcionar aos artistas e a comunidade em geral um ambiente de criação e investigação pela via da improvisação, nas relações entre as Artes Perfomativas (a Dança, a Música, o Teatro, as Artes Visuais e a Poesia). Dessa maneira, o Improviso Dança e Música é um ambiente coletivo que integra criação e livre expressão, agregando valores sociais, culturais e artísticos.

  • Data: 12 de Outubro de 2014 (domingo)
  • Horário: 15h às 17h
  • Entrada: GRATUITA
  • Público: Comunidade em geral.
  • Local: Casa Hoffmann - Centro de Estudo do Movimento (R. Claudino dos Santos, 58 - Largo da Ordem – Curitiba - Brasil) 
  • Informações: yiuki.doi@gmail.com

Realização: UM - Núcleo de Pesquisa Artística em Dança da FAP e SummuS Contato Improvisação.
Apoio: Fundação Cultural de Curitiba

UM - NÚCLEO DE PESQUISA ARTÍSTICA EM DANÇA DA FACULDADE DE ARTES DO PARANÁ: Surge em 1987, a partir de uma parceria realizada com a Fundação Teatro Guaíra, nominado Grupo de Dança e atualmente chamado “UM – Núcleo de Pesquisa Artística em Dança”. Desde 1994, foi enraizado na Faculdade de Artes do Paraná – FAP, onde passa a ser dirigido pela professora/pesquisadora Rosemeri Rocha no ano de 2000. Possui como proposta artístico/científica, focalizar o corpo-biotipo dos criadores-intérpretes como ponto de partida para criação, segue o viés dos processos perceptivos/cognitivos, atualiza, formula e corporaliza questões artísticas individuais e em grupo. Um referencial do Grupo de Dança da FAP é a participação e colaboração de músicos para desenvolver a Improvisação Dança e Música e a criação das trilhas sonoras. A partir de 2007 foi pensado e estabelecido um formato mais coerente para um grupo que ocupa um lugar dentro de um curso superior, com caráter de pesquisa e extensão, a criação de núcleos específicos de pesquisa em dança. Sobretudo, possibilita não apenas a formação de criadores-intérpretes, mas também artistas coreógrafos, dando mais visibilidade e crescimento para o UM, para dança em Curitiba-PR, como também do Brasil.

SUMMUS CONTATO IMPROVISAÇÃO: Núcleo de pesquisa e difusão de Contato Improvisação que se interessa em proporcionar um ambiente de investigação, criação e vivências corporais dentro desta linguagem em Curitiba. Foi fundado em abril de 2010 por Yiuki Doi e Marina Scandolara e possui a sede no Vila Arte Espaço de Dança.

CASA HOFFMANN – Centro de Estudos do Movimento: É a unidade da Fundação Cultural de Curitiba responsável pela promoção das estéticas do movimento. É um local de referência para artistas e outros profissionais com atuação nas áreas de dança, teatro, artes plásticas e educação. As atividades contam com a infraestrutura necessária ao desenvolvimento artístico, apoiadas em biblioteca, videoteca e cursos ministrados por artistas e coreógrafos. O imóvel, construído em 1890 e catalogado como unidade de interesse de preservação do município, foi totalmente restaurado e abriga o Centro de Estudos do Movimento desde 23 de março de 2003.

Festival de Dança de Londrina começa nessa 5ª feira (02/10/2014). Veja a PROGRAMAÇÃO COMPLETA do evento!

Usar o ícone ampliar para ampliar a programação no monitor inteiro.

Se clicar no meio do programa poderá usar a lupa ;)

Acompanhe todas apresentações, oficinas e mesa de debate pela página do Facebook do evento: Festival de Dança de Londrina.

Agenda da desCompanhia no Festival de Dança de Londrina

04 e 05/10 (sábado e domingo)
Espetáculo
Sobre sujeitos, objetos e afetos
Local: Divisão de Artes Cênicas da Casa de Cultura da UEL (Rua Celso Garcia Cid, 205, Centro)
Horário: 20h
Entrada gratuita

05/10 (domingo)
Mesa de debate “Conversa sobre dança – configurações possíveis”

Local: Divisão de Artes Cênicas da Casa de Cultura da UEL (Rua Celso Garcia Cid, 205, Centro)
Horário: 16h às 18h
Entrada gratuita
Inscrição: Formulário On-line

ANA ALONSO (Floripa, SC)

AnaANA ALONSO (Floripa, SC) -Ensina Dança Contemporânea (1999 – 2009). Promove jams de Dança desde 2004. Foi bailarina e mentora do projeto Outra Dança de intervenções urbanas (2006). A partir de 2009 trabalha com Contato Improvisação nos projetos: Transformando pela Prática: Festival Internacional de CI na Natureza; Entrando em Contato: difusão, intercambio e promoção do CI em Fpolis e região sul do Brasil e  Improvisação em Contato: poéticas do corpo (UFSC). E participa de festivais como professora e bailarina como: Múltipla Dança (Fpolis, SC), Festival de CI Ilhabela (SP), Em Com Tato (Bahia), entre outros. Formada em DanceAbility, foi co produtora do Curso de Formação de Professores de DanceAbility em fev./ 2011. Mestre na Educação UFSC; com pesquisa sobre Contato Improvisação (2010 -2012). Desenvolve o projeto Dança para Todos: DanceAbilty (2011). É professora da área de Dança no DEART/UNICENTRO (2012-2014).

Sobre o coletivo PlanoB:
PLANOB originou-se em 2011, fruto de um grupo de estudos promovido em 2010 pelo projeto ENTRANDO EM CONTATO. É um coletivo de artistas, terapeutas, professores de dança e artes do corpo, que se interessa pela dança pessoal e pela improvisação em dança, tendo como eixo o Contato Improvisação . Tem se dedicado a organizar coletivamente suas ações, de forma a garantir que cada participante tenha a experiência do fazer artístico, ao passo em que elabora e organiza, baseando-se em relações horizontais e cooperativas.
Volta-se à pesquisa da rua e do cotidiano, na elaboração da improvisação. Recriar o cotidiano, percorrer paisagens e construir paisagens, compor sentidos e significações no corpo, na rua, na vida, nas relações sociais e na dança são questões que movem esse coletivo. Em geral, suas experimentações são proposições abertas a quem se interesse, por isso, há um processo de recriação da experiência para os integrantes e de criação de possibilidades culturais na cidade.
O coletivo participou de diversos eventos de formação e intercâmbio dentro e fora do país, como festivais e encontros em São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Buenos Aires, Montevidéu e Paris.
Página do Facebook: https://www.facebook.com/pages/PlanoB-coletivo-de-experimentações-em-movimento/182492005147507?ref=tn_tnmn

Festival de Dança de Curitiba terá 115 apresentações e 58 grupos participantes

FONTE: SITE DA PREFEITURA

Com participação prevista de 1.021 bailarinos de 58 grupos e 115 apresentações, a 31ª edição do Festival de Dança de Curitiba será aberta nesta quarta-feira (24) no Teatro Fernanda Montenegro, às 20 horas.

O evento, realizado pela Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude com o apoio da Fundação Cultural de Curitiba, tem o objetivo difundir a dança como meio sociocultural e opções de lazer à comunidade, além de descobrir novos talentos e permitir que profissionais de dança apresentem sua arte para a população curitibana.

O festival segue até domingo (28) com as mostras Folclore e Danças Étnicas, Adulto, Infantil e Juvenil. Os ingressos para as apresentações poderão ser trocados por uma lata de leite em pó.

 

Programação do 31º Festival de Dança de Curitiba

Todas as apresentações acontecem no Teatro Fernanda Montenegro (Shopping Novo Batel – Al. Dom Pedro II, 255 – Batel).

 

24/9 (quarta)

  • 20h – Mostra Folclore e Danças Étnicas

25 e 26/9 (quinta e sexta-feira)

  • 20h – Mostra Adulto

27/9 (sábado)

  • 15h – Mostra Infantil 1ª Etapa
  • 16h30 – Mostra Infantil 2ª Etapa
  • 18h – Mostra Juvenil 1ª Etapa
  • 20h – Mostra Juvenil 2ª Etapa

28/9 (domingo)

  • 16h – Mostra Adulta

 

ATENÇÃO:

A Cia. Dança Masculina Jair Moraes é convidada para fazer a abertura na noite do dia 26 de Setembro, sexta feira no 31º Festival de Dança de Curitiba, com o espetáculo "Corpos em Movimento". O festival é uma realização da Secretaria de Esporte e Lazer da Juventude de Curitiba em parceria com a Fundação Cultural.


SERVIÇO:

XII Festival de Artes de Goiás (17 a 22 de novembro de 2014)

Informações: CLICAR AQUI!

banner1

XII Festival de Artes de Goiás recebe propostas de ações artísticas

De 17 a 22 de novembro, o Instituto Federal de Goiás vai realizar a 12ª edição do seu Festival de Artes, que ocorrerá na cidade de Goiás. Esse ano a Comissão do evento apresenta uma novidade, que é o recebimento de propostas de ações artísticas para compor a programação do Festival. Espetáculos, oficinas, performances e vídeos para a mostra audiovisual poderão ser sugeridos pela comunidade.

As propostas serão recebidas pela Comissão até o dia 15 de setembro. Os interessados devem preencher o formulário de inscrição e enviar para o e-mail do evento: festivaldeartes@ifg.edu.br . Além do formulário, que está disponível no site:http://blogs.ifg.edu.br/festival2014/ (dentro do menu de inscrição), os interessados terão que enviar também uma carta de intenções justificando a pertinência da proposição artística, do grupo e do trabalho junto ao Festival e à temática de 2014.

Segundo a coordenadora-geral do evento, Luciana Gomes Ribeiro, as propostas precisam ser coerentes com o perfil do evento e também pertinentes ao tema deste ano, que é Enredos em Rede.

Formatos

Poderão ser inscritos quatro tipos de atividades – espetáculos, oficinas, performances e mostra audiovisual - e algumas delas com mais de um formato:

  1. Oficinas de um dia. Duração: três horas. Público alvo: iniciante e/ou alunos de ensino médio e superior de áreas diversas, da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica;
  2. Oficinas de três dias. Duração: três horas por dia. Público alvo: graduandos em arte, artistas, professores e iniciados;
  3. Espetáculos para palco fechado. Duração máxima: 1h30;
  4. Espetáculos para palco aberto. Duração máxima: 1 hora;
  5. Espetáculos de rua. Duração máxima: 1 hora;
  6. Performances e intervenções urbanas. Duração: de 20 a 50 minutos;
  7. Mostra audiovisual: curta e média metragem.
  8. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones: (62) 8143-3506 (Ana Paula - Produtora Cultural) e 3507-5967 (período da tarde) ou no e-mail: festivaldeartes@ifg.edu.br .

Veja aqui o formulário de inscrição.

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.

Congresso Internacional abordará o Direito Autoral com vista ao desenvolvimento e inclusão tecnológica e Cultural (28 e 29 de outubro de 2014).

Especialistas discutem em Curitiba os Direitos Autorais e a inclusão Tecnológica e Cultural, analisando movimentos internacionais e nacionais rumo à sociedade democrática do conhecimento.

Nos dias 28 e 29 de outubro do corrente ano, o VIII Congresso de Direito de Autor e Interesse Público (C0DAIP), terá como temática central os DIREITOS AUTORAIS e a INCLUSÃO TECNOLÓGICA e CULTURAL: Movimentos rumos à sociedade democrática do conhecimento, e ocorrerá nas dependências da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná(UFPR), situada na Praça Santos Andrade, em Curitiba. O evento é gratuito e aberto ao público em geral.

Em sua 8ª edição, o CODAIP, almeja propiciar um amplo debate entre os diversos setores da academia, profissional e artístico na seara dos Direitos Autorais e Culturais sobre a necessidade da reforma da lei autoral dentro do contexto cultural e tecnológico da sociedade brasileira, colaborando com a definição de políticas jurídicas na área da propriedade intelectual.

O evento neste ano terá uma dinâmica concentrada dedicada à discussão dos desafios atuais para os direitos autorais e culturais, tais como: o Marco Civil da Internet; liberdade de expressão e conteúdos livres; gestão coletiva de direitos autorais;  o plágio literário, acadêmico e arquitetônico; as Novas Tecnologias da Informação e seus impactos na Cultura, Educação, Políticas Culturais, Inovação e Conhecimento.

E, ainda, o VIII CODAIP com o intuito de propiciar uma maior integração entre os diversos setores da academia, profissional e artístico na seara dos Direitos Autorais e Culturais, durante o evento serão ofertadas duas oficinas específicas, organizadas pelo Grupo de Estudos de Direito Autoral e Industrial – GEDAI/UFPR, a saber: OFICINA DE DIREITO AUTORAL E PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO para capacitação para o mercado editorial destinada a qualificação de profissionais que atuam na produção de material didático; e uma outra, OFICINA DE ECONOMIA CRIATIVA para capacitação de gestores públicos que atuam em setores criativos.

A cada ano o evento se consolida como um grande fórum de debates, abrindo espaço, para apresentação dos trabalhos dos diversos grupos de pesquisa do país que se dedicam ao estudo da propriedade intelectual, de participarem ativamente nos Workshops dos Grupos de Pesquisa previstos na programação, com isso incentivando os estudos jurídicos e o aprimoramento do direito intelectual nas diferentes instituições brasileiras de ensino universitário.

O VIII Congresso de Direito de Autor e Interesse Público tem o apoio do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFPR e da Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Ensino Superior – CAPES.

O evento é gratuito e são as vagas limitadas. Para maiores informações, programação completa e inscrição basta acessar o site: http://www.gedai.com.br

Contato por e-mail: gedai.ufpr@gmail.com

VII SEMINÁRIO DE PESQUISA EM DANÇA DA UFPA (22 a 26 de Setembro de 2014)

cartaz_vii_sem_danca_div - final

cartaz_vii_sem_danca_div - final 2

5º Por Dentro Do Contato - São Paulo (10, 11 e 12 de Outubro de 2014)

Fonte: e-mail by Ric Neves

divulgação _ Por Dentro

Dia das Crianças ta chegando e não poderíamos ficar sem o Por Dentro do Contato, já na sua 5ª ediçãoooo! Uma imersão de 3 dias no Contato Improvisação com três professores e Jam todos os dias: Ricardo Neves (SP), Alessandro Rivelino (RS) e Sofia Giliberti (Itália/RJ).

Com uma grande novidade: Será na cidade de Indaiatuba, a exatamente uma hora e meia de São Paulo. O local é o Estúdio Em Cena Dança.

Todas as informações no blog: www.dentrodocontatosp.blogspot.com

Vamu ki vamu!!!

Ricardo Neves
PROFESSOR E DANÇARINO DE CONTATO IMPROVISAÇÃO

www.encontrointernacionaldeci.wordpress.com
http://4encontrointerdecontatosp.wordpress.com/

5 Por Dentro _ Out 2014

Festín Contact Improvisacion Buenos Aires-Nov/2014- Argentina

festin2014

* lior ophir
* katja mustonen
* Sebastian Garcia Ferro
* Gustavo Lecce
* Andrea Fernandez
* Gabriel Greca
* Roxana Umpier
* Cristina Turdo

* Cronograma de actividades

* Valores $

unnamed

Circulação de Luxo da Selváticas Ações Artísticas: Curitiba(PR), Londrina (PR), Salvador (BA), Juazeiro do Norte (CE) e Belo Horizonte (MG)

"Circulação de Luxo" projeto de Itinerância da trupe curitibana "O Estábulo de Luxo" contemplado com o Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2013.

Circulação de Luxo! Confira a programação e agende-se!
O ESTÁBULO DE LUXO, em parceria com a Selvática Ações Artísticas apresenta: CIRCULAÇÃO DE LUXO
projeto de itinerância dos espetáculos “Wunderbar”, “Medéia – um espetáculo transgênero, vingativo e gotejante”, “As Tetas de Tírésias - Vamos esbofetear Ulisses” e “Hidra de Lerna - Balada Regenerante”, nas cidades de Curitiba(PR), Londrina (PR), Salvador (BA), Juazeiro do Norte (CE) e Belo Horizonte (MG).

PÁGINA NO FACEBOOK: CLICAR AQUI

Casa Selvática

DANÇA: RAFAEL GUARATO APRESENTA “ALÇA DE BALDE” EM CURITIBA/PR (29/09/2014)

Alça de balde

RAFAEL GUARATO APRESENTA “ALÇA DE BALDE” EM CURITIBA/PR – CIRCULAÇÃO NACIONAL
WORKSHOP, APRESENTAÇÃO E LANÇAMENTO DO LIVRO “DANÇA DE RUA: CORPOS PARA ALÉM DO MOVIMENTO”

DIA 29 DE SETEMBRO NA CASA HOFFMANN
Rua Claudino dos Santos, 58 - Largo da Ordem
(41) 3321-3228
Workshop das 14h às 16h30min.
Inscrições gratuitas no local.
Vagas limitadas: 20
Apresentação às 19h seguida do lançamento do livro.

DANÇA/GUARAPUAVA-PR: Registro Jam de Contato Improvisação em Guarapuava! (12/09/2014)

DANÇA/GUARAPUAVA-PR: Segue o registro Jam de Contato Improvisação, em Guarapuava, finalizando o Simpósio de Arte-Educação de 2014. Nesse evento, houve a oficina da Cristina Turdo e Paula Zacharias, uma articulação/convite organizada pela docente Ana Alonso da UNESPAR. Graças a esse evento, foi possível realizar a oficina da Cristina Turdo em Curitiba também Obrigado a todos que contribui para no fomento dessa dança nesse país!

VÍDEO: https://www.youtube.com/watch?v=CWHZ92mP9WQ

VESTIBULAR UNESPAR 2015!!!

VESTIBULAR UNESPAR 2015

DANÇA: Coletivo Cartográfico - "Instruções para Colapso" em Curitiba (27, 28 e 30 de Setembro de 2014)

FONTE: E-mail recebido pela Priscila de Morais (SummuS CI)

O Coletivo Cartográfico de São Paulo estará em Curitiba no próximo fim de semana com "Instruções para Colapso" (Prêmio Funarte Klauss Viana 2013).

O grupo também estará presente no INTERARTE, evento realizado pela Unespar, com a oficina gratuita " Corpo Cidade | Performances Urbanas Coreográficas"

Segue abaixo as duas divulgações.

Priscila de Morais

flyer_email_CURITIBA

flyer_oficina_Curitiba

CURITIBA: 3ª Linguada - Mostra de Artes da Casa Selvática (24/09/2014)

3ª Linguada - Mostra de Artes da Casa Selvática

A mostra LINGUADA é um evento independente, que acontece todo mês na Casa Selvática. A programação de cada noite conta com a exposição de trabalhos escolhidos pelos dois artistas convidados.
Nesta terceira edição da Linguada Mostra de Arte serão apresentados os trabalhos dos artistas curitibanos Adriano Esturilho e Renata Roel.
A intenção é reunir artistas que atuem em diversas áreas ou que, nos últimos tempos, estejam desenvolvendo propostas em que a discussão sobre linguagem tenha se tornado uma constante, seja através da performance arte, do vídeo, da dança, da música, do teatro, da literatura, das artes visuais ou do seu agrupamento. Após cada noite de apresentações a ideia é nos reunirmos para discutir os trabalhos apresentados, bem como arte, estética e linguagem em uma mesa composta tanto pelos dois artistas da noite como mediados por um artista residente da Casa Selvática.

Curadoria de: Mari Paula e Semy Monastier
Produção: Kysy Fischer, Renata Cunalli e Manolo Kottwitz
Arte: Rafael Bagatelli
Assessoria de Imprensa: Victor Hugo

LINGUADA -Mostra de Artes 20h

R$7,00

R. Nunes Machado,950 Rebouças

INTERARTE / PARANÁ: 30 de Setembro a 03 de Outubro de 2014

FACEBOOK: CLICAR AQUI.

Interarte

LONDRINA: desCompanhia no 12° Festival de Dança de Londrina (04 a 05 de Outubro de 2014)

AGENDA COMPLETA DA CIRCULAÇÃO SUL: CLICAR AQUI.

Flyer Eletrônico LONDRINA - Circulação Sul 140922

Circulação Sul da desCompanhia com a obra "sobre sujeitos, objetos e afetos" através do Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2013.

Na programação em Londrina teremos:

  • Apresentação da obra “sobre sujeitos, objetos e afetos” da desCompanhia de dança.
    Local: Divisão de Artes Cênicas da Casa de Cultura da UEL (Rua Celso Garcia Cid, 205, Centro)
    Horário: Sabádo e Domingo às 20h
    Entrada: gratuita
  • Mesa de Debate “Conversas sobre Dança – configurações possíveis”.
    - Mecanismos de Continuidade e Sustentabilidade
    - Modos de Organização
    Local: Divisão de Artes Cênicas da Casa de Cultura da UEL (Rua Celso Garcia Cid, 205, Centro)
    Horário: 16h às 18h
    Entrada: gratuita
    Inscrição: Clicar Aqui

Um final de semana intenso de apresentações e diálogos sobre dança!

Aguardamos a sua presença!

desCompanhia de dança

FLORIANÓPOLIS: Convite Conexões para conversa sobre Dança Contato Improvisação com OberDan Piantino (projeto Prática Corporais CDS/UFSC) – 25/09/2014

Convite Conexões : Dança Contato Improvisação - uma prática corporal abrangente / projeto Prática Corporais CDS/UFSC

OberDan Piantino

O projetoPráticas Corporais” do Centro de Desportos (CDS) da UFSC convida o(a)s interessado(a)s em Dança como prática corporal abrangente para uma conversa sobre Dança Contato Improvisação. Será nesta quinta, dia 25/09, às 12h.

Através de sua experiência na coorganização de encontros e estudos em improvisação e práticas correlacionadas, o pós-graduando em Dança: Educação e Cultura, Oberdan Piantino, trará exemplos das relações desta forma de dança com diversas artes e métodos do bem-estar, do auto-cuidado e da convivência com as diferenças. A conversa faz parte do cicloCONEXÕES" e ocorrerá às 12h, no Auditório do Centro de Desportos da UFSC - CDS, Bloco 5.

OberDan Piantino

É pós-graduando em "Dança: Educação e Cultura” (parceria IPGEX e Célula Dança). É articulador cultural em dança e coordena o projeto "Cardumes em rede" – onde organiza, produz e apoia ações de aprendizado em dança e artes do movimento. Coorganiza encontros de Contato Improvisação desde 2009, principalmente na região do Campeche, em Florianópolis. Participou de festivais internacionais de Contato Improvisação em São Paulo, Salvador e Garopaba, onde teve aulas e vivências com professores das Américas e Europa. É um dos entusiastas do "Laboratório de Contato Improvisação" do Centro de Artes da UDESC, que acontece desde 2011 pelo revesamento de proponentes. Foi um dos articuladores da Semana # Graduação em Dança Já, em prol da graduação em Dança na UDESC.

SERVIÇO

• O QUÊ: Conversa sobre Dança contato-improvisação: uma prática corporal abrangente

• ORGANIZAÇÃO: Projeto de Extensão “Práticas Corporais” do CDS / UFSC

• QUANDO: 25 de setembro (quinta), 12h

• ONDE: Auditório do CDS, Bloco 5

• ENDEREÇO: Campus Universitário da UFSC, Florianópolis/SC

• QUANTO: Gratuito

• INFORMAÇÕES: OberDan Piantino (48) 9929-66684, cardumesemrede@gmail.com

LINKS: 

○ EVENTO no Facebook: facebook.com/events/781945121848675

Projeto Práticas Corporais: facebook.com/projeto.praticascorporais

○ Oberdan Piantino / Cardumes em rede:

_ BLOG: cardumesemrede.blogspot.com

_ Pág. no FB: facebook.com/cardumesemrede

Comunidade Contato Improvisação Floripa: facebook.com/ Contato Improvisação Floripa

○ Vídeo-referência: Uma Revolução Silenciosa – a prática do contato improvisação

Link: youtu.be/t4srxcjPgkE?list=PLKXUtVjf7kUuTMu82UvZzE7nn_k2DVciX

Ballet de Londrina em Curitiba: “Sagração de Primavera” e “… À Cidade” (20 e 21 de Setembro de 2014)

Ballet de Londrina

Dança/Curitiba: Lançamento do projeto CACHAÇA SEM RÓTULO da Entretantas Conexão em Dança neste domingo, 21 de Setembro de 2014!

unnamed

Grupo Impacto de Dança (MG) traz a Curitiba os espetáculos de dança urbana “In Sanidade” e “Cro­mos­somo Y” no Teatro da Caixa (18 a 21 de Setembro de 2014)

FONTE: GAZETA DO POVO

Espetáculos para refletir

Grupo Impacto de Dança (MG) apresentam nesse fim de semana em Curitiba duas montagens que abordam as relações humanas, conflitos e dualidades

danca_refletir_2_170914A partir de amanhã, os mineiros do Grupo Impacto de Dança trazem ao palco da Caixa Cultural os espetáculos de dança urbana contemporânea In Sanidade e Cro­mos­somo Y, que discutem temas como loucura e sanidade na sociedade contemporânea. Além disso, a companhia, formada em Viçosa ministrará oficinas de hip-hop gratuitas.

A diretora do Grupo Impacto, Patrícia Lima, conta que procurou trabalhar com assuntos que gerem uma reflexão para o público. Em In Sanidade, por exemplo, a intenção da diretora foi discutir a dualidade entre o que significa “loucura” e “normalidade”. “É uma brincadeira séria”, crê Patrícia. Na trilha sonora, a diretora e o coreógrafo Alexandre Snoop incluíram músicas de bandas como Mobb Deep e Limp Bizkit.

Já Cromossomo Y traz as experiências pessoais de dez bailarinos adultos ligados por histórias do mesmo perfil. A coreografia foi montada pelo curitibano Octávio Nassur, um dos principais nomes do hip-hop brasileiro – ele próprio pesquisou a fundo sobre a vida de cada integrante para a concepção do espetáculo. “São rapazes que exploram o seu lado pessoal e profissional”, diz Patrícia.

Todos os bailarinos do Grupo Impacto (que existe há cinco anos) são oriundos de projetos sociais, fato que, para a diretora, traz uma “responsabilidade grande” na realização das montagens da companhia. “Queremos mostrar o nosso papel na sociedade, e que é possível alcançar sonhos. Muitos bailarinos nossos conseguiram o seu espaço no cenário musical através da dança”, frisa.

Serviço
  • In Sanidade – Grupo Impacto de Dança (18 e 19 de Set)
    Caixa Cultural (R. Conselheiro Laurindo, 280 –Centro), (41) 2118-5111. Quinta e sexta-feira, às 20 horas. R$ 10 e R$ 5 (meia-entrada). Classificação indicativa: livre.
  • Cromossomo Y – Grupo Impacto de Dança (20 e 21 de Set)
    Caixa Cultural (R. Conselheiro Laurindo, 280 – Centro), (41) 2118-5111. Sábado, às 20 horas, e domingo, às 19 horas. R$ 10 e R$ 5 (meia-entrada). Classificação indicativa: livre.
  • Oficina de Hip-hop (18 de Set)
    Caixa Cultural Curitiba (R. Conselheiro Laurindo, 280 –Centro), (41) 2118-5111. Iniciação para praticantes de danças urbanas. Quinta e sexta-feira, das 14h às 16 horas. Entrada gratuita. Classificação indicativa: livre.

CURITIBA/DANÇA: Mostra QUASE LÁ (15 e 22 de Setembro de 2014)

A Mostra Quase Lá é uma ação realizada pelos alunos/artistas do quarto ano do curso de Dança da Faculdade de Artes do Paraná - Unespar em conjunto com os pesquisadores/orientadores Rosemeri Rocha, Cristiane Wosniak, Gladis Tridapalli, Marila Velloso, Andrea Serio, Cinthia Kunifas, Rosemeire Odahara, Joubert Arrais, Cinthia Andrade, Scheila Maçaneiro, Gisele Onuki.
Quase Lá, como uma, entre as estratégias realizadas na disciplina de Prática de pesquisa III, tem o intuito de compartilhar e discutir os processos de investigação, bem como, as sínteses provisórias que estão gerando os trabalhos artísticos de conclusão de curso (TCCs).

15/09 e 22/09, às 10h no TELAB - FAP.

Apresentações do dia 15/09:
Adriana Omoto, Cinthya Fonseca, Cícero Adolfo, Lívea Castro, Ryan Lebrão e Juliana Rodrigues.


Apresentações do dia 22/09:
Julianne Auffinger, Giovanna de Oliveira, Nádia Freitas, Giovanni Scotton e Gabriela D’Angelis.

Esperamos vocês!!
Adriana Omoto, Cícero Adolfo, Cinthya Fonseca, Gabriela D'Angelis, Gabriela Spezzatto, Giovanna de Oliveira, Giovanni Camargo, Juliana Rodrigues, Julianne Auffinger, Kathleen Müller, Lhais Monteiro, Lívea Castro, Marilia Zamilian, Nádia Freitas, Ryan Lebrão, Thiago Nel.

Mostra Quase lá

FLORIPA/DANÇA: Intensivo de Contato Improvisação com Cristina Turdo e Paula Zacharias nesse fim de semana (13 a 15 de Setembro)!

CRIS E PAULA - FLORIPA

​São jornadas de práticas e reflexões realizadas pelo projeto Entrando em Contato desde julho de 2012 com a intensão de circular conhecimento e promover a pratica do Contato Improvisação com qualidade na cidade de Florianópolis!!!

Paula Zacharias (Buenos Aires /Argentina)
Bailarina de butoh e contato improvisação, com sólida formação em dança contemporânea. Começou a dançar com Alma Falkenberg em 1989, e continuou seus estudos com Andréa Fernandez. Aperfeiçoou-se em contato improvisação com Steve Paxton, Nina Martin, Nancy Stark Smith, Alito Alessi, Martin Keogh, Andrew Harwood, entre outros. Na dança butoh teve como mestres Rhea Volij, Tadashi Endo, Minako Seki e Ko Murobushi. Faz parte do grupo de composição de Butoh dirigido por Rhea Volij. Trabalha como videasta y fotógrafa para performances e tem percorrido diversos países como performer e professora em parceria com o bailarino canadense Andrew Hardwood. Seu trabalho de composição em dança traz referências do método Tuning Scores de Lisa Nelson de quem é discípula direta.
Atualmente em pesquisa con Carmen Pereiro Numer e Lisa Nelson sobre a relação entre movimento e imagem.
Frequenta a formação em Alexander tecnique com conclusão em agosto de 2014.


Cristina Turdo (Buenos Aires /Argentina)
Está comprometida na transmissão, a prática e a investigação do Contato Improvisação desde o final dos anos 80. Sua dança tem sido inspirada por diversos mestres como: Nancy Stark Smith, Dany Lepkoff, Lisa Nelson, Mark Tompinks, João Fiadeiro, entre outros. Estudou e segue investigando em práticas paralelas como a improvisação, o teatro, yoga, estudos e técnicas orientais e práticas somáticas. É titular da disciplina da Contato Improvisação no IUNA, Universidade nacional de Artes de Buenos Aires. Docente na pós graduação em “Novas Tendencias da Dança”, leciona regularmente no Centro Cultural Rojas. Vem transmitindo esta pratica há muitos anos em varias provincias argentinas; bem como pela América do Sul e nos EUA e Europa. Colabora na publicação em revistas como: “Danza e Improvisación” (IUNA); Contact Quarterly (EUA). Co eidtou a revista “Punto de Contacto” (Bs As). Entre 1999 e 2006 organizou o Festival Internacional em Bs As. Segue organizando eventos de CI em conjunto com outros países, como o Global Underscore.
Seus pontos de interesse atual:
Improvisação física como feito artístico
Cruzamentos entre a Meditação Zen e a Improvisação em Dança
Retiros na Natureza onde trabalha Yoga, Meditação Zen e Contato Improvisação, tendo como direção o aprofundamento na pratica do CI como feito transformador do ser.
Sua investigação tem sido influenciada pelo teatro, a meditação e certas praticas somáticas como BMC e Feldenkrais.


PROGRAMAÇÃO
(últimas alterações!!)
13 A 15/09
13/09 Sábado
Chegada: a partir das 16h
(a quem necessite ou queira ir chegando)
Intensivo Cris/Paula 19h a 22h.
14/09 Domingo
Intensivo Cris/Paula 10h as 13h
14h as 17h;
Diálogo Paula e Cris 18h as 19h
Performance e Jam 19h.
15/09 Segunda
Intensivo Cris/Paula 9h as 12h
Espaço livre até as 17h
Total: 19h de oficinas, Jams, performance e diálogo!
IMPORTANTE: é possível ficar hospedado no salão (máximo 10 pessoas), tem que levar saco de dormir, roupa de cama, banho, etc. Não tem cozinha.
R$15,00/dia

salão 2salão

VALORES:
100,00 um dia (R$115,00 depois do dia 5/09)
180,00 dois dias (R$200,00 depois do dia 5/09)
210,00 toda a programação (R$230,00 depois do dia 05/09)
20,00 uma Jam ou diálogo
50,00 2 Jams + diálogo
Pagamento via depósito
Banco do Brasil
Agencia 1808-2
Conta corrente: 24107-5

CURITIBA: Circulação Sul da desCompanhia de dança em Curitiba (18 a 21 de Setembro de 2014)

Circulação Sul da desCompanhia com a obra "sobre sujeitos, objetos e afetos" através do Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2013 em Curitiba.

Na programação teremos:

  • Mesa de Debate “Conversas sobre Dança – configurações possíveis”, com a participação do Airton Tomazzoni (RS) e Elke Siedler (SC);
  • Apresentação da obra “Bomba”, com as convidadas locais Bruna Spoladore e a Renata Roel;
  • Apresentação da obra “sobre sujeitos, objetos e afetos” da desCompanhia de dança.

Um final de semana intenso de apresentações e de compartilhamento sobre “Modos de Organização” e “Mecanismos de Continuidade e Sustentabilidade da dança”.

Aguardamos a sua presença!

Abraços, desCompanhia de dança.

Curitiba_Flyer Facebook 140831Y(2)

MESA DE DEBATE
Casa Hoffmann (Rua Claudino dos Santos, 58 – Largo da Ordem)

  • 18 de Setembro de 2014
    CONVERSA SOBRE DANÇA – CONFIGURAÇÕES POSSÍVEIS
    TEMAS PROPOSTOS:
    Mecanismos de Continuidade e Sustentabilidade
    – estratégias de manutenção, participação de editais e incentivos públicos e privados, ações táticas de produção e comunicação.
    Modos de Organização - articulações, configurações e metodologias de trabalho, divisão de funções, organização da dinâmica prática e teórica no desenvolvimento da criação artística.
    - ARTICULADORES: Airton Tomazzoni (RS), Elke Siedler (SC) e Cintia Napoli (PR)
    - MEDIAÇÃO: desCompanhia de dança
    - HORÁRIO: Quinta-feira das 20h às 22h
    - INSCRIÇÕES: Formulário on-line

ESPETÁCULOS
Teatro Cleon Jacques (Rua Mateus Leme, 4.700 – São Lourenço)

  • 19 de Setembro de 2014
    CONVIDADO LOCAL: Bruna Spoladore e Renata Roel
    ESPETÁCULO: Bomba

    HORÁRIO: Sexta-feira às 20h
  • 20 e 21 de Setembro de 2014
    DESCOMPANHIA DE DANÇA
    ESPETÁCULO: sobre sujeitos, objetos e afetos

    HORÁRIO: Sábado às 20h e Domingo às 19h

TODAS AS AÇÕES SÃO GRATUITAS!

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES PARA A MESA DE DEBATE:
descompanhia-circulacaosul.blogspot.com | 41 3233-8034 ou 9601-8553

CURITIBA: Oficina Etnografia como Performance Situada com Fernanda Eugénio (8–12 de Setembro de 2014)

cartaz fernanda

A Certas Produções Artísticas, em parceria com o AND_Lab | Investigação Artística e Criatividade Científica, traz para Curitiba a oficina Etnografia como Performance Situada, ministrada por Fernanda Eugénio. 

Sobre a oficina:

Nesta oficina a proposta é experimentar alguns dos exercícios e protocolos de criação da Etnografia como Performance Situada, caixa de ferramentas para a operacionalização de proposições artísticas site-specific que sendo desenvolvida pela antropóloga e artista Fernanda Eugénio desde 2005.

Trata-se de uma pesquisa que desloca a sensibilidade e o fazer etnográficos para um plano de uso comum e coletivo, abordando-os como instrumentos para o jogo de com-posição relacional em escala humana e para a performance ao vivo do encontro. Através desta prática, é da própria materialidade do cotidiano que passam a ser extraídos os nexos relacionais, as questões e as interfaces a serem manuseados na criação in situ e na construção de performances do/no lugar. Os exercícios permitem, assim, investigar e gerar estados de alerta às condições de (in)visibilidade e aos diferentes regimes de atenção aplicados aos ambientes comuns e intervalares da cidade, de modo a trabalhar com o que já lá está. Mapeando os funcionamentos urbanos emergentes das relações entre geografia, arquitetura, uso e habitação, torna-se possível inventariar, enquanto fatores de situação contingentes, os encaixes e brechas propiciados (ou não) pelas gradações público-privado e próximo-distante, e pelas variadas relações-tensão entre o coexistir e o conviver.

Para este encontro, focalizaremos em especial o dispositivo do Re-Programa, protocolo de criação cuja execução ao mesmo tempo produz e dá a ver (com graus de visibilidade variados) uma “obra-operação” que, uma vez programada – ou seja, organizada como território para que algo se passe ou não se passe – permite trabalhar recursivamente com suas próprias consequências, numa série de reprogramações. 

Sobre a ministrante:

Fernanda Eugénio é antropóloga e artista. É pós-doutora pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, doutora e mestre em

Antropologia Social pelo Museu Nacional UFRJ e formada em Dança pela Escola Angel Vianna. É pesquisadora associada do Cesap/Iuperj (Rio de Janeiro) e investigadora residente do Atelier Real (Lisboa), onde coordena o projeto AND_Lab | Investigação Artística e Criatividade Científica junto com o coreógrafo português João Fiadeiro. Desenvolve as pesquisas Etnografia como Performance Situada – no âmbito da qual trabalha com a proposição de deambulações, performances invisíveis e site-specific – e Modo Operativo AND, prática ético-estética dedicada à criação colectiva de paisagens de convivência, na correlação entre a Antropologia e a Dança. Colabora ainda com o grupo Baldio – Estudos de Performance, com o coletivo Observatório das Transformações XXXX da Cidade de Lisboa e com o coreógrafo brasileiro Gustavo Ciríaco. Junto com Ciríaco, tem experimentado os cruzamentos entre a Etnografia como Performance Situada e a arte contextual, em laboratórios volantes de práticas site-specific já realizados em cidades como Rio de Janeiro, São Paulo, Fortaleza, Salvador, Lisboa e Ponta Delgada.

Público-alvo

O workshop aborda questões transversais aos habitantes/usuários das cidades e a artistas e outros profissionais que trabalham com a materialidade urbana. São, portanto, bem-vindas pessoas de quaisquer áreas de atuação disponíveis a experimentar a criação de proposições site-specific, com ou sem experiência anterior.

SERVIÇO

  • Oficina Etnografia como Performance Situada
  • 08 a 12 de setembro (segunda à sexta-feira)
  • Horário: 13:00 às 19h
  • Carga Horária: 30h
  • Local: Vila Arte Espaço de Dança (Rua Saldanha Marinho, 76, sala 03, Centro - Curitiba/PR)
  • Informações e inscrições pelo e-mail certasproducoes@gmail.com
  • Investimento: R$ 300,00

Condições de pagamento: 10% de desconto para pagamento à vista até dia 01.09 ou dividido em duas parcelas, 50% no ato da inscrição e 50% no primeiro dia de oficina.

OFICINA DE CRIAÇÃO - com Laura Miranda e Mônica Infante no Centro Cultural SESI Heitor Stockler de França. (3 e 12 de Setembro de 2014)

laura e Monica

OFICINA DE CRIAÇÃO - com Laura Miranda e Mônica Infante no Centro Cultural SESI Heitor Stockler de França. Inscrições abertas!
Esta oficina propõe a orientação de um projeto de criação, individual ou coletivo, fundamentado na análise e discussão da Performance como linguagem no campo das artes visuais e da dança nos séculos XX e XXI.
Para dar início a uma abordagem poética dos trabalhos e estimular a experiência estética, é sugerida a escolha de um objeto feito em tecido, de significativa relevância afetiva para o participante.


Objetivos
-Apresentar o vídeo instalação LIQUENS e seus fundamentos e promover um debate.
-Discutir o corpo na criação.
-Investigar as fronteiras entre as artes visuais e a dança.
-Discutir a relação entre corpo e tecido a partir da criação artística.
-Oferecer subsídios para um processo criativo, individual e coletivo.


Conteúdos
- Abordagem da performance em sitio especifico.
-Práticas corporais.
-Panorama sobre artistas que relacionam a produção têxtil e a performance.
-Panorama de obras de artistas contemporâneos em dança e artes visuais.


Mônica Infante nasceu em Juiz de Fora – MG em 1964. Artista, pesquisadora e professora. Graduada em Dança pela MiddlesexUniversity - Londres, Inglaterra. Orientadora de projetos de pesquisa em dança contemporânea - Casa Hoffmann -centro de estudos do movimento (2006, 2009, 2012). Articuladora/organizadora do Conexão Sul – Encontro de Artistas Contemporâneos de Dança da Região Sul. Diretora de movimento do grupo de teatro Tanahora, PUCPR. Uma das fundadoras do Centro de Desenvolvimento de KI onde pratica e ministra aulas de KI Aikidô (3º grau faixa preta) e de Aiki e Consciência Corporal aplicando os princípios da Técnica Alexander (educação somática).


Laura Miranda nasceu em Curitiba – PR em 1958. É graduada em Artes Visuais e pós-graduada em História da Arte do Século XX pela Escola de Música e Belas Artes0 do Paraná. A artista também se dedica à dança contemporânea, à qual inclui práticas de educação somática iniciadas em Nova Iorque, com o professor da Técnica Alexander Joel Kendall. O contato simultâneo com esses campos artísticos desde a década de 1980 fundamenta sua produção e sua investigação das fronteiras entre dança e artes visuais. Vem participando de mostras e bienais no Brasil e no exterior em países como Espanha, Portugal, Canadá, Índia e Japão. O conjunto de sua obra integra diversas linguagens como desenho, escultura, performance e vídeo.

ESCAMBO CINÉTICO: Yiuki Doi e Ralf Jaroschisnki

FONTE/INSCRIÇÃO: Sympla O Centro Cultural Teatro Guaíra através do Balé Teatro Guaí ra, em parceria com a ABABTG, lança a terceira oficina ...