CURITIBA/DANÇA: Balé Teatro Guaíra volta a apresentar A Sagração da Primavera nos dias 25 e 26 de Junho de 2014 no Guairão.

FONTE: www.teatroguaira.pr.gov.br

BTG 25 e 26 de Junho 2014

Com coreografia da portuguesa Olga Roriz, a célebre composição musical do russo Igor Stravinsky, A Sagração da Primavera, volta ao palco do Guairão na próxima semana. O Balé Teatro Guaíra apresenta a peça nos dias 25, 26 (quarta e quinta-feira) deste mês para o público em geral e, no dia 28 (sábado), como parte da mostra da AbaBTG (Associação de Bailarinos e Apoiadores).

O espetáculo, que já foi apresentado, com sucesso, em várias capitais brasileiras, é considerado o marco inicial da modernidade no século XX. Estreou no Théâtre des Champs-Élysées, em Paris, no dia 29 de maio de 1913, com coreografia do russo Vaslav Nijinsky. Foi bem recebida pelos vanguardistas, mas causou indignação nos mais conservadores por tratar de um ritual sacro-pagão. Na coregrafia, velhos sábios sentados em círculo observam a dança mortal de uma adolescente oferecida ao deus da primavera em troca de boas colheitas.

Originalmente, a obra mostra uma virgem que deve dançar até morrer. Mas a montagem atual se distancia da ideia original em dois aspectos: o protagonismo incomum do personagem Sábio, que ocupa posição relevante e o fato da personagem eleita não ser tratado como vítima e sim privilegiada por ter sido escolhida e dança sem medo. Os cenários são de Pedro Santiago Cal, que também divide o figurino com Olga Roriz.

SERVIÇO: A Sagração da Primavera - Balé Teatro Guaíra
Data: 25, 26 e 28 de junho de 2014
Horário: 20h30
Auditório Bento Munhoz da Rocha Netto - Guairão
Ingressos: R$ 20,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESCAMBO CINÉTICO: Yiuki Doi e Ralf Jaroschisnki

FONTE/INSCRIÇÃO: Sympla O Centro Cultural Teatro Guaíra através do Balé Teatro Guaí ra, em parceria com a ABABTG, lança a terceira oficina ...