CURITIBA/DANÇA: Cia Eliane Fetzer apresenta "Naipi e Tarobá - A Lenda das Cataratas do Iguaçu." nos dias 17 e 18 de junho 2014 no Teatro Guaíra.

Ministério da Cultura e O Boticário na Dança apresentam "Naipi e Tarobá - A Lenda das Cataratas do Iguaçu." com Cia Eliane Fetzer de Dança Contemporânea, nos dias 17 e 18 de junho no Teatro Guaíra às 20h30 com entrada franca.

Cia Eliane Fetzer


Cia Eliane Fetzer de Dança Contemporânea estreia novo espetáculo contando lenda das Cataratas do Iguaçu.

FONTE: www.acontececuritiba.com.br

As exuberantes Cataratas do Iguaçu atraem turistas de todas as partes do mundo e, muitos deles, não imaginam que o Patrimônio Natural da Humanidade é o berço de uma lenda. Este conto ganha intensidade com a desconstrução dos movimentos nas coreografias de 12 bailarinos da Companhia Eliane Fetzer de Dança Contemporânea, na estreia do espetáculo “Naipi e Tarobá - A Lenda das Cataratas do Iguaçu”, nos dias 17 e 18 de junho, às 20h30, no Teatro Guaíra.

A concepção do espetáculo ficou a cargo da própria Eliane Fetzer, que criou a escola de formação de bailarinos há mais de 20 anos. Neste espetáculo, os ensaios foram conduzidos por Priscila Rocha e Ian Mickiewicz, que firma os mais de 15 anos de parceria existente entre eles. “Eles compreendem a minha ideia de movimento e captam o que a coreografia deve trazer, algo que é muito raro no mundo das artes”, conta a diretora Eliane Fezter.

As apresentações são gratuitas e contam com o incentivo do programa “O Boticário na Dança”, que promove projetos voltados para a área de dança com a intenção de contribuir com a preservação e o acesso às artes. É a primeira vez que o grupo liderado pela coreógrafa trabalha com um incentivo desse porte.

A trama retrata uma grande visita às raízes da cultura do nosso Estado, em cenas que ganham um tempero a mais com o confronto e o amor proibido dos protagonistas. Na preparação, a organização tribal se refletiu na criação dos movimentos. “Houve uma preocupação em mostrar que o homem tem mais força, tem outra atitude, e a mulher é mais submissa em uma tribo. Para equilibrar isso, o personagem do feiticeiro da história é uma mulher, que apresenta muita energia e descontrói esta visão”, completa Eliane.

Em cena, a lenda das Cataratas do Iguaçu é centrada nas vidas dos índios Naipi e Tarobá, que vivem em uma aldeia Caigangue, às margens do Rio Iguaçu. Tudo sempre muito preocupado em manter as características da cultura indígena, segundo a diretora. “Existe uma musicalidade própria para cada momento do espetáculo [assinada pelas composições de William Samper], passando pela caça, pelo relacionamento entre os índios e até mesmo as ações religiosas”.

Lenda conduz atuações no palco

No conto que povoa o imaginário de habitantes da região Oeste até os dias de hoje, os indígenas conduzem suas atividades na crença de um mundo governado por M’Boy, um deus em forma de serpente. Devido à sua beleza, a índia Naipi é consagrada a ele. Mesmo assim, o jovem Tarobá se apaixona por Naipi e decide fugir com ela.

Ao descobrir o fato, M’Boy penetra nas entranhas da terra e cria uma enorme fenda, levando ao desaparecimento dos índios, a transformação Naipi em uma das rochas centrais das cataratas e Tarobá em uma palmeira à beira do abismo.

Para produzir a montagem, o trabalho foi bem direcionado. “A construção se deu através da lenda em si, em conversas com estudiosos de tribos e também com materiais específicos de cultura, assim como a preocupação em trazer músicas da etnia”, finaliza Eliane.

SERVIÇO

  • Espetáculo de dança “Naipi e Tarobá - A Lenda das Cataratas do Iguaçu”
  • Data: 17 e 18 de junho
  • Horário: 20h30
  • Local: Teatro Guaíra - Rua XV de Novembro, 971, Centro, Curitiba – PR
  • Entrada franca

Equipe técnica:

  • Cia Eliane Fetzer de Dança Contemporânea
  • Direção: Eliane Fetzer
  • Diretor de produção: Jorge Schneider
  • Maitre: Leandro Vieira
  • Ensaiadores: Ian Mickiewicz e Priscila Rocha
  • Figurinista: Cassio Brasil
  • Música: William Samper
  • Sonoplastia: Bruno Gomes
  • Cenografia: Cleverson Cavalheiro
  • Bailarinos: Alexandra Delgado, Alexandre Calera, Andre Oliveira, Andressa Machado, Bruno Rocha, Carina Firkoski, Erickson Cordeiro, Izabel Munhoz, Juliano Peçanha, Nalu da Rocha, Malki Pinsag

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESCAMBO CINÉTICO: Yiuki Doi e Ralf Jaroschisnki

FONTE/INSCRIÇÃO: Sympla O Centro Cultural Teatro Guaíra através do Balé Teatro Guaí ra, em parceria com a ABABTG, lança a terceira oficina ...